/, Gestão/Como uma equipe de alta performance impacta no seu faturamento

Como uma equipe de alta performance impacta no seu faturamento

Uma equipe de alta performance contribui significativamente para garantir melhores resultados para uma empresa, inclusive, para aumentar o faturamento. Aliás, você já parou para pensar sobre como uma equipe de vendas pode impactar nos resultados, desde a reputação da marca até o faturamento e a lucratividade?

Pois bem! Poucos sabem, mas o que afeta os possíveis investimentos, por exemplo, é a performance da equipe de vendas. Uma vez que os serviços oferecidos influenciam na experiência do cliente, certamente, deve-se considerar esse fator como crucialmente importante para se destacar da concorrência e garantir o sucesso no mercado.

Ficou interessado em saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura e confira os seguintes tópicos: 

A importância da equipe de alta performance para o seu negócio

Antes de ressaltarmos a importância de ter uma equipe comercial de performance, é válido destacar o que significa esse conceito. Em suma, a equipe de alta performance está relacionada ao sucesso da empresa, tendo em vista que possuem membros totalmente engajados, seguindo os mesmos objetivos da organização.

Não só isso, como também consideram a visão, missão e valores, o que se enquadra justamente na cultura organizacional. E muito provavelmente você pode estar se perguntando: mas por qual motivo é preciso ter um time de alta performance? E, porque isso é importante?

São muitos questionamentos que você pode fazer, mas para responder essa e outras perguntas, basta imaginar que o seu negócio tem um time engajado, a fim de alcançar metas e objetivos determinados. Logo, a empresa obtém as seguintes vantagens:

  • Fortalecimento da marca;
  • Pode se destacar no seu mercado e superar a concorrência;
  • Evita erros e potencializa as vendas;
  • Redução de custos devido ao aumento nas vendas, além de reduzir a rotatividade na equipe (turnover);
  • Visão estratégica;
  • Resultados (faturamento, lucratividade, fidelização de clientes, mais investimentos, entre outros.

Neste contexto, é possível considerar que uma equipe de alta performance oferece muitas vantagens e benefícios para qualquer negócio. E isso não significa necessariamente, ter colaboradores focados em fazer muitas horas extras para bater meta de vendas, por exemplo. 

Muito pelo contrário, uma equipe de performance está relacionada ao foco do time em alcançar resultados que geram valor para a marca, com comprometimento e, ações que geram soluções através da inovação, para então, conquistar o sucesso. Veja logo abaixo, quais são os impactos da equipe de venda no seu faturamento.

Os impactos da equipe de vendas no seu faturamento

Ao compreender a importância de ter equipe com alta performance na empresa, é ideal identificar os impactos que os times podem gerar em qualquer empreendimento. Veja a seguir os impactos positivos e negativos em cada estágio de contato do cliente.

1. Pré-venda

Não restam dúvidas que a pré-venda é um dos passos fundamentais para as empresas e deve ser um momento de total atenção para não perder um potencial cliente. Mas qual é o impacto da equipe comercial no ato da pré-venda?

Basicamente, a pré-venda é o que gera um impacto significativo para que o consumidor seja convertido, ou seja, realizar a compra e gerar faturamento, além da lucratividade para a marca. Esses fatores são obtidos através da satisfação do cliente.

Isso significa que quando um usuário entra em contato com uma empresa nos diferentes canais de comunicação, por exemplo, para solicitar cotação de um produto, a equipe de vendas deve se atentar ao tempo de resposta e em oferecer soluções.

Logo, uma equipe de alta performance é fundamental para promover mais conversões no momento em que o potencial cliente ainda não tem a decisão de compra.

2. Vendas

Assim que há geração de leads e conversões chega o momento da decisão de compra. Logo, é mais do que necessário ter uma equipe de alta performance em vendas. Disso isso, é ideal planejar e definir metas que o colaborador saiba como alcançá-las no ato das vendas.

Contudo, é muito importante pensar em atender as necessidades do cliente, em promover a satisfação desde o primeiro contato, ter facilidade de negociação, qualidade no atendimento, preço acessível, e outros.

Isso influencia para gerar a satisfação e, consequentemente, fidelizar clientes na empresa, fazendo com que voltem a comprar mais vezes no seu negócio, em vez de procurar pela concorrência.

3. Pós-venda

Poucos sabem, mas a equipe de vendas de alta performance também impacto no faturamento da empresa quando o assunto é pós-venda. Uma vez que o comprador necessita de um suporte, por exemplo, entrará em contato com a empresa que atendeu seu pedido para determinado serviço e/ou produto.

Sendo assim, o time de alta performance é de fundamental importância para garantir excelentes resultados, tendo em vista que nesse caso, evitará a perda de cliente em caso de insatisfação no pós-venda. 

Afinal, todo empreendimento deve ter a devida atenção com os clientes antes e depois da venda. Caso contrário, poderá ter má reputação no mercado e menor número de clientes, independentemente se oferecer produtos de ótima qualidade.

Por esses motivos, a equipe de alta performance é indispensável para impactar em melhores resultados e, consequentemente, melhorar a experiência do cliente no ato da compra e no pós-venda, promovendo o aumento de faturamento. A seguir, saiba como garantir a alta performance em vendas no seu empreendimento em 4 dicas! 


Veja também:


 

Como ter uma equipe de alta performance e garantir bons resultados?

Agora que você já conhece quais são os impactos que a equipe de vendas pode gerar no faturamento, veja logo abaixo como garantir um time de alta performance para obter os melhores resultados.

1. Engaje a equipe comercial

A capacitação de colaboradores é primordial para ter um time de vendas de alta performance. Isso porque promover a comunicação eficaz e menor taxa de erros nos processos, evita ruídos e, consequentemente, garante uma boa comunicação interna.

Investir na tecnologia, como, por exemplo, CRM (Customer Relationship Management), e na capacitação da equipe para utilizações, é imprescindível para alcançar metas de vendas.

Logo, com um time engajado e motivado, será quase impossível não traçar caminhos eficazes para realizar vendas, promover a satisfação dos clientes, com atendimento rápido e eficaz, conquistando uma boa reputação e a competitividade no mercado.

Aliás, os gestores podem incentivar uma competição saudável na equipe e com premiações, a fim de promover o aumento de motivação para bater metas e conquistar os resultados almejados, seguindo os objetivos da empresa.

2. Invista em marketing

Para que a equipe comercial tenha excelentes resultados nas vendas, é preciso investir em marketing digital. Por que isso é importante?

As estratégias de marketing são fundamentais para atrair os possíveis clientes nas mídias digitais, além de acompanhar os potenciais compradores desde o primeiro contato com a marca, ou seja, é possível apostar em nutrição de leads para gerar conversões e, então, vender mais.

3. Mensure os resultados

Para ter uma equipe de alta performance e garantir excelentes resultados em vendas, deve-se acompanhar com frequência os resultados. 

Isso significa que mapear processos e acompanhar métricas importantes, como o volume de vendas por período, por exemplo, da equipe comercial, permitirá traçar novas estratégias, independentemente se os resultados forem positivos ou negativos, com o objetivo de melhorar a performance e trazer mais faturamento.

4. Faça um planejamento

Sabemos que garantir excelentes resultados em vendas é uma tarefa simples, é preciso saber administrar a equipe comercial, investir em capacitação e mensuração de resultados.

Dessa maneira, é ideal se planejar! Afinal, com os processos organizados, dificilmente haverá dificuldade para engajar o time, além de evitar falhas na comunicação da equipe. 

Nesse sentido, será possível melhorar a performance do time comercial, obtendo impactos positivos, como o aumento de ticket médio, maior número de leads e clientes fiéis, lucratividade, reconhecimento da marca, competitividade no mercado e assim sucessivamente.

Conclusão

Uma empresa que possui uma equipe de alta performance, sem dúvida, está à frente da concorrência. Isso porque gera impactos positivos ao invés de negativos em relação ao faturamento.

Afinal, uma vez que a companhia obtém colaboradores engajados e motivados, tendem a ser mais comprometidos com os resultados. Não apenas isso, como também aproveitam os recursos disponíveis para realizar vendas, por exemplo, alcançar metas de vendas e buscar soluções para convertê- los em clientes através de um atendimento rápido e eficaz, com o menor tempo de resposta.

Isso também inclui, basicamente, acompanhamento de leads após o primeiro contato com a marca. 

Além disso, um time de vendas pode impactar no ato da venda, e pós venda por isso, é fundamental investir na capacitação da equipe, com treinamentos eficazes, competições saudáveis, mensuração de resultados, além de investir em marketing para atrair leads e, consequentemente, ter uma equipe de alta performance com a capacidade de influenciar no aumento de vendas e faturamento. 

By |2021-09-22T10:43:52-03:0022 de setembro de 2021 |Dicas, Gestão|

Sobre o autor:

Formada em Jornalismo pela Universidade São Judas Tadeu. Gosta de aprender coisas novas e dialogar para trocar conhecimentos. Escolheu cursar Jornalismo porque é interessada em ajudar as pessoas através da comunicação. Enxerga o marketing como uma forma de comunicar e alcançar pessoas, entregando sempre uma experiência única e especial ao leitor. É Assessora de Imprensa e criadora de conteúdo na Plataforma Soluções Industriais.

Leave A Comment

Segurança Digital Meios de comunicação com seu cliente Medidor de pressão Industrial Fortaleça seu negócio Experiência do cliente e o impacto nas vendas