Aumentar as vendas é, sem dúvida, um dos principais objetivos de qualquer negócio, seja no ramo industrial, moda, comércio, entre outros. Afinal, as vendas podem representar muita coisa, principalmente se a empresa está no caminho certo.

Acontece que, em muitos casos, os gestores não sabem o que, de fato, está impactando o negócio em vender mais. Logo, é possível considerar que, provavelmente, está cometendo erros que impactam nos resultados. 

Por isso, preparamos este conteúdo para te auxiliar a identificar os erros que devem ser evitados a partir de hoje para aumentar as vendas e, consequentemente, obter faturamento e competitividade no mercado. Continue a leitura e confira os seguintes tópicos: 

Como os erros impactam nos seus resultados e na visibilidade da marca

Antes de saber quais são os erros principais que devem ser evitados na sua empresa para aumentar as vendas, é importante compreender os impactos que esse fator gera para sua marca. Até porque, de nada adianta identificar os erros e não considerar os prejuízos que estão causando para o empreendimento para corrigi-los. Dentre os impactos, podemos citar os seguintes: 

  • Queda de lucro e faturamento;
  • Menos investimentos;
  • A empresa fica menos competitiva no mercado;
  • A marca se torna propícia ao endividamento e falência;
  • Entre outras consequências.

Nesse sentido, uma marca que busca aumentar as vendas para evitar sérias consequências e se destacar entre a concorrência, deve gerar leads, aumentar a taxa de conversão, fidelizar clientes e assim por diante. Mas, só isso não é o suficiente, é preciso evitar erros e melhorar os processos da equipe comercial. Veja logo abaixo 6 erros para evitar a partir de hoje e para alavancar o número de vendas e fidelização!

6 erros para evitar no seu negócio e garantir o aumento de vendas 

Ao falar sobre evitar erros que a sua marca está cometendo pode parecer algo ruim. Mas você pode aprender com eles, a fim de evitá-los e obter melhorias constantes, desde que coloque isso em prática.

Até porque, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 21 % das empresas que surgem a cada ano, fecham após o primeiro ano e 60% encerram suas atividades com menos de cinco anos de vida. Você sabe porque isso acontece? 

Muitos relacionam primeiramente as vendas, capital de giro, ignorar a concorrência, ser resistente a mudanças e afins. Mas não é apenas isso!

Por essa razão, se os resultados do seu empreendimento não estiverem saindo de acordo com o esperado, saiba que é possível corrigir os erros que estão impactando os processos de vendas. Abaixo, listamos alguns deles. Confira!

1. Deixar de estudar a concorrência com frequência

Uma tática infalível para aumentar as vendas, é estudar a concorrência para se destacar no mercado. Acredite: ao analisar marcas do mesmo nicho ou até mesmo de outros segmentos, será possível identificar melhorias importantes para conquistar clientes. 

No entanto, essa análise deve ser constante. Ou seja, não faça apenas uma análise dos concorrentes, pois, muito provavelmente, podem ocorrer mudanças que serão capazes de atrair mais consumidores.

Mas é válido destacar que isso não significa copiar o que outra empresa faz para vender mais, e sim, aplicar estratégias para superá-las e, consequentemente, impulsionar seus resultados. O benchmarking é uma boa opção, tendo em vista que existem diferentes maneiras para acompanhar a concorrência com frequência.

2. Não prestar um atendimento eficaz para um lead

Um bom atendimento pode mudar os resultados de uma empresa. Aliás, deve ser primordial para um lead, visto que é um potencial cliente e, além de demonstrar interesse através do site da sua empresa, provavelmente demonstrará para outras marcas concorrentes.

Desse modo, um negócio que descarta a importância de prestar um atendimento eficaz para um lead, perderá oportunidade de fazer negócios, ou seja, perderá mais vendas e a chance de tornar um consumidor fiel à marca. 


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3. Não se atentar ao tempo de resposta

Não basta apenas prestar um atendimento eficaz em pré, durante a venda, e no pós venda. Ou seja, é imprescindível oferecer um excelente atendimento aos consumidores e potenciais, e fazer o retorno no menor tempo possível.

O mais indicado é que esse retorno seja feito em até 2h após o primeiro contato do lead, a fim de evitar que ele busque pela concorrência, pois poderá perder oportunidades! Logo, ao realizar retornos rápidos e com soluções, irá promover a satisfação do cliente e, consequentemente, torná-los fiéis à marca.

Portanto, a demora em retornar para os usuários, seja por e-mail, whatsapp, ou telefone, diminui as chances de fazer negócios, pois o tempo de resposta pode impactar diretamente nas vendas.

4. Utilizar apenas um meio de comunicação

Se engana quem pensa que estar presente em apenas um meio de comunicação para gerar relacionamento com o público-alvo é o suficiente. Por isso, utilizar apenas um canal de contato é um dos erros mais cometidos por muitos negócios, o que dá a chance dos potenciais clientes desistir da compra.

Dados de um estudo da DMA Insight, realizado em 2019, comprovam isso. Segundo o estudo, os canais de comunicação favoritos em cada estágio da jornada do cliente são: 

  • Atendimento ao cliente: 48% gostam de ser atendidos por e-mail, 25% por mensagens de texto e 20% pelo telefone;
  • Pré-venda: 57% preferem e-mail, 15% gostam de anúncios online e 14% querem receber publicações de blogs e mídias sociais;
  • Pós-venda: 57% preferem receber e-mails, 27% escolhem as mensagens de texto e 9% querem contato face a face.

Considerando os dados, fica nítido que os meios de comunicação influenciam no engajamento do público, por isso, nada mais importante que investir em mais de um canal, certo? 

Logo, será possível obter uma comunicação eficaz e satisfatória com o cliente e, além de tudo, estabelecer a confiança e boa reputação do negócio.

5. Não mensurar o painel de vendas

O painel de vendas é essencial para qualquer tipo de negócio, pois auxilia os gestores a terem uma visão ampla sobre o andamento das vendas do seu empreendimento. Além disso, podem optar por plataformas gratuitas, que permitem a criação de mini site para atrair leads, facilitar o contato, além de permitir a identificação dos motivos da perda de vendas. Alguns KPIs importantes são:

  • A região do consumidor;
  • O preço do produto, frete, entre outros;
  • O tempo de resposta aos leads;
  • Entre outros fatores importantes.

Nesse sentido, quem não mensura os KPIs (Key Performance Indicator), indicadores de desempenho, tende a ficar para trás em relação à concorrência, e até mesmo deixa propício à falência. 

Portanto, é muito importante que o painel de vendas seja uma das ferramentas valiosas para traçar pontos de melhorias e identificar o que impede a marca de vender mais, por exemplo.

6. Desconsiderar a experiência do cliente 

Certamente muitas empresas pensam que oferecer um produto de qualidade é o mais importante para ter mais vendas do que a concorrência. Se engana quem pensa que esse é um dos motivos para conquistar o público, tornando fiéis à marca e deixando a marca competitiva. 

Então, um erro muito comum é desconsiderar o Customer Experience (CX), que nada mais é do que quando o consumidor encontra com facilidade aquilo que procura, sem empecilho. Pode ser em um site responsivo, com imagens e informações relevantes, além da facilidade para contatar a empresa.

Desse modo, a experiência do usuário é o fator crucial para isso acontecer. Isso significa que, se o potencial cliente acessar uma plataforma de vendas, seja do segmento industrial, por exemplo, e encontrar o que deseja, certamente terá maior probabilidade de fechar negócio.

Isso também inclui ter presença digital, pois além de ter um site, a sua marca pode apostar nas redes sociais para interagir com o público-alvo, e garantir uma experiência positiva e melhor relacionamento entre marca e consumidor!

Afinal, como aumentar as vendas?

É quase impossível negar que aumentar as vendas pode ser um dos principais desafios em muitos negócios. De fato, não é nada fácil superar os desafios e até mesmo aplicar melhorias eficientes.

Mas, se deseja realmente maximizar suas vendas, gerar excelentes resultados, superar grandes marcas no mercado e fidelizar seus clientes, será preciso aprender com seus erros.

O que isso significa? 

Em suma, deve reconhecer o que a sua empresa está errando, seja no tempo de resposta, em mensurar os KPIs do painel de vendas, não prestar um atendimento eficaz para um lead e assim sucessivamente.

Após o levantamento dos erros, reconheça-os e busque técnicas e estratégias para obter resultados eficazes!

Conclusão

Sabemos que ter resultados excelentes e bater metas de venda pode ser um desafio, mas ao compreender os 6 erros que dificilmente são reconhecidos pelas empresas, certamente esse objetivo se tornará possível de alavancar de modo prático e em menor tempo.

Por isso, os gestores que não possuem resultados como o esperado, precisam aplicar técnicas eficientes para bater metas de vendas. Para isso, deverá começar pela análise da concorrência e, na sequência, pelo time comercial. 

Ou seja, certificar e analisar como a concorrência atua no mercado, de modo frequente, e assim, entender como o time de vendas está atuando, bem como prestando um atendimento eficaz tanto para leads, quanto para clientes ativos. 

Para torná-los fiéis à marca, deve gerar retornos rápidos e com soluções. Além disso, é importante estar presente em mais de um meio de comunicação para atender as necessidades e preferências do público-alvo. Não só isso, como também mensurar as métricas importantes do painel de vendas e oferecer uma experiência positiva para os consumidores.

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About the Author: Thais Teixeira

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Formada em Jornalismo pela Universidade São Judas Tadeu. Gosta de aprender coisas novas e dialogar para trocar conhecimentos. Escolheu cursar Jornalismo porque é interessada em ajudar as pessoas através da comunicação. Enxerga o marketing como uma forma de comunicar e alcançar pessoas, entregando sempre uma experiência única e especial ao leitor. É Assessora de Imprensa e criadora de conteúdo na Plataforma Soluções Industriais.

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