As plataformas niveladoras de doca, também conhecidas como rampas ou apenas niveladoras de doca, são equipamentos muito utilizados no ramo industrial. Isso porque, seu sistema permite facilitar as operações de carga e descarga de mercadorias.

Uma plataforma niveladora de doca é a peça central das operações em qualquer instalação. É onde as matérias-primas são recebidas e, também, onde os produtos acabados são enviados para que saiam das instalações.

Esses equipamentos trabalham na compensação de alturas entre o veículo de carga e o local de descarregamento. Por este motivo, precisam suportar pesos variados e diferenças de níveis, atuando como mecanismos de ligação.  

Dessa forma, permitem a rapidez no fluxo de carga e descarga e reduzem o tempo de espera dos veículos. Estes produtos são resultados de cálculos detalhados e minuciosos, já que durante o seu funcionamento qualquer erro pode resultar em grandes prejuízos. 

Ficou curioso e quer saber tudo sobre as plataformas niveladoras de doca? Então está no lugar certo! Acompanhe a leitura até o final. 

O que são as niveladoras de doca? 

As plataformas niveladoras de doca são um equipamento imprescindível para todas empresas que desejam ter uma boa operação logística e na indústria não é diferente. O motivo, é que esse equipamento é a principal solução  para vencer o desnível entre a doca de concreto do galpão, seja em qual altura for. 

Atualmente é impossível pensar em operações logísticas e não citar a plataforma niveladora de doca. Independente do ramo ou das mais variadas tecnologias para armazenagem e movimentação de carga.

Pensar em uma plataforma niveladora de doca é priorizar a velocidade e segurança de sua operação, a utilização deste equipamento tem um reflexo direto no valor agregado do serviço logístico, já que a sua rapidez e eficiência se tornam um grande diferencial competitivo. 

A niveladora de doca permite o acesso de carrinhos, prateleiras e empilhadeiras ao veículo, pois oscila para compensar a variação da altura do piso da carroceria. 

No entanto, apesar de todos esses benefícios, para o seu pleno funcionamento é fundamental que haja inspeções e manutenções periódicas. Pois assim, evita-se danos a longo prazo e preveni possíveis acidentes ocasionados pelo uso do equipamento. 

Tipos de plataformas niveladora de doca

Existem diferentes tipos de plataformas niveladoras de doca, por este motivo antes de adquirir uma é necessário que seja feito um estudo técnico para saber qual modelo é o ideal para atender melhor a demanda. 

Além disso, para a escolha das niveladoras é preciso levar em consideração alguns fatores como o ambiente, temperatura do local e a qualidade do solo. Abaixo separamos os tipos mais utilizados. Confira! 

Niveladora de Doca Manual

A niveladora de doca manual é uma solução econômica e eficiente para grande parte das operações. São indicadas para locais que permitem que ela seja embutida ou fixada em algum ponto de segurança. 

Dessa forma, seu funcionamento e acionamento por meio de uma alavanca manual que permite o seu manuseio sem que haja grandes esforços por parte do operador. 

Ao ser acionada, a alavanca eleva a plataforma e, ao ser empurrada, acomoda a pestana na traseira do caminhão para formar uma rampa que permite o transporte de mercadorias. 


Veja também:


 

 

Niveladora de Doca Hidráulica

Nas plataformas de doca hidráulicas, os amortecedores são um componente de uso ininterrupto. Portanto, precisam ser inspecionados rotineiramente para garantir a maior vida útil possível, para que a borda não bata no piso de carga e no caminhão ao descer.

Nesse tipo de modelo, também se cria uma ponte entre o veículo de transporte e o local de descarga. Porém o seu funcionamento é mais simples, com o acionamento sendo realizado apenas com o toque em um botão, sem a necessidade de emprego de força física do operador, garantindo mais segurança e agilidade para os funcionários. 

Niveladora de Doca Embutida

A Niveladora de Doca Embutida ou de Embutir é amplamente utilizada como Plataforma para carga e descarga em áreas com espaço mais reduzido para manobras de caminhões.  Seu modelo é embutido no nicho ou fosso na doca, não ocupando espaço, além de permitir total vedação para as portas, sendo ideal para frigoríficos, entre outros segmentos.

As plataformas mecânicas não fornecem o mesmo nível de otimização, se comparado com os novos tipos de niveladores de doca, como por exemplo: os de doca verticais, que permitem que as vedações da porta superior da doca de carga fechem niveladas com o piso da doca de carga.

Cuidados necessários e manutenções

Não cuidar de seus niveladores de doca regularmente, certamente causará falhas e poderá representar risco de ferimentos graves (ou até mortes, em casos mais perigosos), bem como danos à plataforma e aos caminhões que estão estacionados. 

Pense em uma situação onde está acontecendo o transporte de estruturas metálicas, e por uma falta de manutenção a plataforma despencou resultado em prejuízos financeiros e materiais. Uma grande dor de cabeça, não é mesmo?  

Para que situações como essa não ocorram, fazer manutenções periódicas regulares e manter todas as recomendações de segurança em dia, é essencial para que acidentes não aconteçam.

Outro benefício das manutenções é a garantia de que as operações das docas de carga estão em conformidade com os regulamentos atuais e todas as documentações. 

Certamente, cada país ou região tem suas próprias especificações, normas e leis. Em certos lugares, vemos que as barreiras devem ser instaladas nas plataformas de encaixe (pode ser qualquer dispositivo que forneça uma passagem entre duas barcaças). Tudo isso para evitar que as empilhadeiras caiam da borda da plataforma de carga.

Benefícios da niveladora

O uso da plataforma niveladora de doca é fundamental para as empresas que possuem a necessidade de realizar processos de carga e descarga. Por isso, abaixo listamos alguns dos principais benefícios que o uso desse equipamento proporciona:

  • Compensa a variação de altura entre a doca e caminhão;
  • Diminui os riscos de acidentes;
  • Reduz os danos das cargas;
  • Minimiza os custos das operações de carga e descarga;
  •  Protege empilhadeiras e outros equipamentos de acidentes.

Além disso, é possível utilizar esse equipamento nos mais diversos segmentos. Afinal, muitas empresas têm problemas com o desnível de docas. E esse equipamento é o ideal para a resolução desses problemas. 

Conclusão

Durante o conteúdo, observamos os mais variados benefícios das plataformas niveladoras de docas. Ela é essencial para qualquer tipo de negócio e de atividade que necessitam de carga e descarga de produtos. 

Além disso, contar com esses equipamentos traz mais segurança e diminui significativamente os custos logísticos de uma empresa. Pois a utilização das niveladoras de doca reduz a necessidade da mão de obra para essa tarefa.

Por fim, vale destacar que as plataformas niveladoras de doca possuem uma grande adaptabilidade e atendem perfeitamente às demandas conforme a necessidade da empresa.

Agora que você sabe tudo sobre esse equipamento, qual tal adotar nas operações logísticas do seu negócio? 

Gostou do conteúdo? Conte para gente nos comentários e não deixe de compartilhar nas redes sociais.

About the Author: Lucas Souza

Avatar
Formado em Jornalismo pela Universidade Paulista. Decidiu cursar jornalismo porque sempre gostou de ler e impactar as pessoas com suas palavras. É Assessor de Imprensa e criador de conteúdo na Plataforma Soluções Industriais. Apaixonado pela escrita, compartilhar conhecimento e por futebol.

Posts Relacionados