Se você tem dúvidas sobre como aplicar a matriz SWOT na gestão industrial, precisa saber que esse desafio não é tão complicado quanto parece. 

Para que uma empresa se destaque no mercado é necessário ir muito além do que fazer a criação de site profissional, investir em marketing digital e assim por diante. 

Compreender como funciona o seu mercado e seus concorrentes também é fundamental para que consiga obter sucesso. 

Ao fazer a análise de SWOT, você pode desenvolver uma forte estratégia de estratégia de negócio. 

Isso porque conseguirá identificar quais são os pontos fortes e fracos da sua empresa, bem como as oportunidades e as ameaças que pode enfrentar no seu nicho de atuação. 

Ao saber todas essas informações, estará preparado para desenvolver e aplicar as melhores estratégias para que o seu negócio se desenvolva e se destaque no mercado. 

Se você quer saber mais sobre o que é a matriz SWOT e como ela pode te ajudar na gestão industrial, continue a leitura!

O que é uma análise SWOT? 

Se você ainda não sabe o que é a análise SWOT, precisa saber que esse é um termo composto por abreviações de palavras em inglês, sendo elas: 

  • Strenghts (Forças);
  • Weaknesses (Fraquezas);
  • Opportunities (Oportunidades);
  • Threats (Ameaças).

A SWOT é organizada de forma que é possível observar os maiores pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças do seu negócio. Entenda como eles funcionam:

Pontos fortes e fracos:

Os pontos fortes e fracos dizem respeito a questões internas da sua empresa, por exemplo, como a reputação, localização e assim por diante. 

Você pode alterar essas questões no decorrer do tempo, mas, para fazer isso, é necessário buscar por soluções. 

Oportunidades e ameaças:

Já essas outras questões são relacionadas a questões externas. Isso pode envolver os seus fornecedores, preços, crises, questões climáticas, concorrentes e assim por diante. 

As oportunidades e ameaças existem e fazem parte do mercado, queira você goste delas ou não. Além disso, nesses casos, você não pode mudar as situações. 


Veja também:


 

Como utilizar a SWOT na indústria?

A análise SWOT pode ser utilizada por qualquer empresa, e a qualquer momento. Na verdade, é recomendado que ela seja realizada pelo menos uma vez por ano, principalmente quando se trata de reuniões estratégicas. 

A SWOT é especialmente importante para novos negócios, já que ela pode fazer parte do processo de planejamento.

Afinal de contas, como você poderá definir e aplicar as melhores estratégias para o seu negócio se ele não entende quais são os seus pontos fortes e fracos e as oportunidades e ameaças que encontrará no mercado? 

Claro, um negócio pode iniciar sem compreender essas questões, porém, quanto antes tiver acesso a análise, melhor poderá ser suas escolhas em relação a estratégias. 

No momento de fazer a análise SWOT, é importante fazer os seguintes questionamentos: 

Pontos fortes

Os pontos fortes são os atributos positivos, sejam eles tangíveis ou intangíveis, da sua empresa. Lembre-se que você pode controlá-los. 

No momento de fazer identificar os pontos fortes, é importante responder as perguntas a seguir: 

  • Qual é o diferencial da sua empresa?
  • O que ela faz muito bem? 
  • Quais recursos você tem? Aqui, você pode pensar tanto em recursos tangíveis, como investimento em tecnologia, quanto recursos intangíveis, como boa reputação; 
  • O que agrega valor ao seu negócio e te oferece vantagem competitiva no mercado?

Pontos fracos (fraquezas)

Assim como a sua empresa pode ter pontos fortes, ela também pode ter fraquezas. Elas são aspectos que colocam o seu negócio em desvantagem no mercado e você precisa melhorá-las, ou eliminá-las, para competir com seus concorrentes. 

Portanto, reflita: 

  • Quais questões estão sob o seu controle e prejudicam a sua empresa? 
  • Quais setores precisam ser melhorados para que sua empresa possa competir com seus concorrentes?
  • O que falta na sua empresa? Tecnologia, profissionais capacitados, ferramentas? 
  • A localização da sua empresa é boa? 

Oportunidades

As oportunidades dizem respeito a questões externas. Você não consegue controlá-las, mas pode aproveitá-las para que sua empresa prospere. Então, tenha atenção aos seguintes questionamentos:

  • Quais são as oportunidades no seu nicho de atuação que a sua empresa pode aproveitar para ter melhores resultados? 
  • Aconteceram mudanças no mercado que criaram oportunidades para negócios? 
  • Ainda dá tempo de aproveitar a oportunidade? 

Ameaças

As ameaças também são fatores externos que você não pode controlar, mas pode desenvolver estratégias para minimizar os impactos negativos que elas podem provocar. 

  • Quais são os seus concorrentes diretos e indiretos?
  • Quais são os fatores que estão fora do seu controle que podem prejudicar a sua empresa? 
  • Quais situações prejudicam o seu marketing? 
  • Existem questões climáticas que podem prejudicar sua empresa? 
  • Aconteceu uma grande mudança nos preços dos fornecedores?
  • O comportamento do consumidor mudou ou pode mudar de forma que afete suas vendas?  

Conclusão

A análise SWOT é extremamente importante para qualquer tipo de negócio. Afinal de contas, estamos falando sobre compreender fatores que podem ser positivos ou negativos para o seu negócio. 

Caso tenha dúvidas sobre como aplicar a SWOT na gestão industrial, procure por ajuda de algum profissional. 

Lembre-se que quanto mais você souber sobre questões internas e externas sobre a sua empresa e o mercado, melhor poderão ser as suas estratégias para alcançar os resultados que deseja.