Existem épocas que são ótimas para os negócios, geralmente são aquelas especiais, que carregam algum significado por trás da sua criação e que geram nas pessoas uma grande expectativa de consumo. Essas datas são popularmente conhecidas como datas sazonais.

No nosso calendário, o que não faltam são datas comemorativas. Por este motivo, preparar seu negócio para essas épocas é fundamental, independente de ser um dono de um restaurante ou de uma indústria de manutenção de inversores de frequência.

Na maioria das vezes, as pessoas guardam e economizam dinheiro por um tempo para que quando cheguem as datas sazonais elas encontrem os itens mais em conta e possam escolher entre diferentes fornecedores.

Dessa forma, uma indústria que deseja ter destaque em datas sazonais, precisa direcionar suas estratégias de vendas, em recursos que forneçam um bom retorno para o seu negócio mostrando ao seu cliente um diferencial em relação aos seus concorrentes. 

Quando isso é feito, vender um umidificador industrial será mais fácil e trará retornos significativos, além de poder utilizar diferentes estratégias para fidelizar seus clientes, vender mais e aumentar suas carteira de leads.

Em uma pesquisa rápida feita na web, podemos notar que ao longo de 2022 teremos 16 feriados nacionais, isso sem levar em consideração datas regionais e de grande apelo comercial como, por exemplo, o Dia do Consumidor e a Black Friday. 

Por este motivo, é extremamente importante preparar sua indústria para datas sazonais, porém esse processo não acontece de uma hora para outra, é preciso que haja todo um planejamento para que todos os objetivos e metas sejam alcançados. 

Se interessou e quer saber mais a respeito? Então estão no lugar certo! Acompanhe a leitura até o final e se prepare com antecedência.

Neste conteúdo você vai encontrar os seguintes tópicos:

O que são as datas sazonais? 

As datas sazonais, são aquelas que no calendário são consideradas passageiras, porém que significam que há uma comemoração importante, ou seja, um acontecimento histórico, podendo trazer uma boa movimentação para o comércio.

Alguns exemplos de meses de datas sazonais e que podem beneficiar e ajudar muito na lucratividade de seus negócios, é fevereiro e dezembro, pois são épocas do ano em que temos o Carnaval e as festas de final do ano. Nestes períodos as propagandas e campanhas publicitárias crescem muito, e se destacar entre tantos concorrentes, torna-se um desafio. 

São datas em que presentear é muito importante, então o impacto positivo para as vendas é expressivo, podendo gerar um aumento significante ao caixa de um comércio. 

Mas para que isso aconteça, é essencial que haja um grande preparo e organização para não haver nenhum imprevisto e prejuízo em vendas nesses dias, afinal, ninguém quer ter problemas nos faturamentos, não é mesmo?

Para a indústria, esse preparo se adianta ainda mais, pois todos os produtos que são vendidos nas datas sazonais, para empresas que oferecem produtos como faca a laser, por exemplo, precisam ser entregues para a venda final ao cliente, dentro do prazo determinado.

É importante dizer que todas as formas possíveis para não haver problemas com a confecção destes produtos,  sejam tomadas, pois se na indústria um erro for detectado, todo o resto é comprometido. O que pode causar impactos em diversas áreas e afetar diretamente a venda de produtos.

Como manter a sua indústria preparada?

Como dito acima, ter todos os processos bem executados e as atividades acontecendo corretamente, manterá sua indústria funcionando corretamente. Para que isso aconteça e imprevistos não ocorram, é importante tomar alguns cuidados.

Ter um controle de estoque em dia, com todas as peças, ferramentas e produtos utilizados para confecção dos itens que serão vendidos, é o primeiro passo para não ocorrer atraso nas entregas em datas sazonais, já que são as que os clientes mais consomem.

Identifique a quantidade de funcionários que sua empresa possui para uma demanda, preparando-se para contratar novas pessoas, caso necessário, mesmo que temporariamente.

Pratique estar sempre ciente do que acontece no ambiente de trabalho, identificando as necessidades, caso venham a ter. É preciso estar por dentro de todos os processos e atuar neles caso seja necessário.

As datas sazonais são ótimas para ajudar as empresas a aumentarem a lucratividade de seus negócios, mas para que isso aconteça perfeitamente é preciso acompanhar todos os processos, evitando que problemas ocorram.

Conheça seu público e utilize as ferramentas necessárias

Ter as características, os gostos e os costumes de compra de seu cliente, farão com que você utilize melhor cada ferramenta que tem em mãos. E todas serão analisadas mais a fundo, por este motivo é fundamental conhecer seu público alvo.

Abaixo separamos algumas estratégias que podem auxiliar no processo de identificação do público da sua indústria. 

Campanhas de remarketing

Esta é uma estratégia que irá te ajudar durante os doze meses do ano. Ela aumenta suas vendas de maneira efetiva, pois dá uma segunda chance ao cliente, para que faça uma compra que já estava interessado ou então, que conheça novos produtos com as mesmas características daquela que já adquiriu. 

Fazer com que as pessoas vejam um anúncio que é perfeito para elas no momento certo é o desejo de todo empreendedor que deseja ter sucesso nas vendas

Além disso, por meio dessas campanhas é possível mensurar e identificar o público que mais se interessou pelas soluções que o seu negócio ofereceu. 

Redes Sociais

A segmentação do público nas redes sociais é impressionante e muitas marcas passaram a vender seus produtos apenas pelo Facebook ou mesmo pelo Instagram. Mas isso pode ir além. 

Crie anúncios direcionados aos clientes da sua indústria em datas sazonais que sejam mais interessantes para eles. Mas para que a lucratividade se mantenha é preciso que sejam investidos alguns recursos em marketing digital personalizado

Só desta forma será possível manter o bom relacionamento entre marca e cliente, para assim, alcançar os objetivos esperados.

Cores, layout e e-commerce

Existem cores específicas que lembram determinadas datas, por exemplo, o vermelho que tem tudo haver com o Natal. Por isso, deixe um espaço onde você possa fazer experiências e personalizar seu layout e suas artes gráficas.

Compras que foram abandonadas nos carrinhos (isso vale muito para o e-commerce): Em feriados e datas especiais é comum que as pessoas fiquem mais tentadoras a fechar as compras. Porém, se houver carrinhos abandonados, tente entender os motivos e trabalhar em cima destas hipóteses. Eles podem estar atrelados à: frete muito caro, algum método de pagamento indisponível, transação não aceita pelo banco.

Gerenciamento de estoque

O gerenciamento de estoque é uma parte crucial para uma indústria que deseja ter lucratividade em datas sazonais. Porém, esse ainda é o calcanhar de aquiles de muitas empresas, o motivo é que muitos ainda não praticam o bom gerenciamento dos seus recursos. 

Algumas indústrias têm pouco estoque ou são incapazes de atender os clientes com eficácia e, com isso, acabam fornecendo produtos em quantidade insuficiente. Isso, certamente, irá afastar os clientes, fazendo com que busque melhores condições na concorrência.

Além disso, existem também aquelas marcas que pecam pelo excesso e estocam itens em demasia, o que pode gerar um enorme prejuízo a longo prazo. 

Dessa forma o ideal é fazer um levantamento de como foi a demanda nas últimas datas sazonais, e assim fazer o planejamento baseado nos números do anos anteriores. 

Conclusão

Como observamos durante o conteúdo, as datas sazonais são extremamente importantes não só para a indústria, mas também para o comércio em geral. 

As datas comemorativas acontecem em um único dia ou em um curto espaço de dias, por este motivo a preparação das indústrias tem que ser antecipada para que quando chegue o momento certo, o negócio esteja devidamente alinhado para as possíveis demandas. 

Dessa forma, antecipar-se ao calendário se torna o ponto crucial para o sucesso durante as datas sazonais. No entanto, passada cada data, é preciso entender quais foram os resultados obtidos e também identificar pontos de melhoria para as próximas épocas. 

Quando bem pensadas, as campanhas sazonais acontecem durante quase todos os meses do ano e devem ser aproveitadas pelas indústrias. Isso porque elas permitem alavancar as vendas e, até mesmo, fidelizar clientes.

Agora que você já sabe como deve ser a preparação da indústria para datas sazonais, que tal começar a colocar nossas dicas em prática? 

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About the Author: Lucas Souza

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Formado em Jornalismo pela Universidade Paulista. Decidiu cursar jornalismo porque sempre gostou de ler e impactar as pessoas com suas palavras. É Assessor de Imprensa e criador de conteúdo na Plataforma Soluções Industriais. Apaixonado pela escrita, compartilhar conhecimento e por futebol.

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