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Employee voice: como aplicar na indústria?

Com a correria do dia a dia e a procura constante por soluções e evoluções dentro da sua empresa, talvez você nem possa ter pensado na importância que seus colaboradores podem trazer para o seu negócio. 

Além de executarem suas funções, um funcionário pode ter ideias, sugestões e soluções para resolver aquele problema que você está tendo dor de cabeça por semanas. 

Muitas boas ideias podem vir justamente de seus colaboradores, então dar uma chance para que eles expressem suas opiniões, pontos de vista, e escutá-los é fundamental para o bom andamento e desenvolvimento da sua indústria. 

É exatamente nesse ponto que se encaixa o employee voice, você já ouviu falar sobre esse termo ou sabe o quanto ele pode impactar o seu trabalho? 

Se a resposta for não, então você está no lugar certo. No artigo de hoje vamos falar sobre employee voice e todos os benefícios que essa prática pode trazer para a sua indústria. Vamos lá? 

Neste conteúdo você vai encontrar:

O que significa employee voice?

Em uma tradução livre para o português, employee voice significa “voz dos colaboradores”, e se refere justamente a escutar e valorizar as opiniões dos profissionais internos de sua empresa, dentro de diversos âmbitos variados da gestão do seu negócio, nos processos e nas estratégias dele. 

Ou seja, o líder está aberto a escutar e, mais do que isso, executar as opções e opiniões comentadas pelos seus colaboradores, trabalhando em um sistema de gestão muito mais democrático, além de sempre levar em consideração a fala de seus funcionários, até mesmo se ela for oposta a sua. Isso influencia de maneira direta na cultura organizacional da sua empresa, fazendo com que exista uma aproximação e comunicação entre diretores e colaboradores.

Dessa forma, o employee voice conecta toda a empresa na busca pelos melhores resultados e clientes muito mais satisfeitos com as soluções oferecidas. 

Qual o objetivo e a importância do employee voice?

O principal objetivo e importância do employee voice para uma empresa é justamente a conexão que é estabelecida entre os líderes e os colaboradores.

Essa relação de aproximação, pode ser uma ótima forma de você encontrar soluções que estava com dificuldades de achar tendo um segundo ponto de vista e a opinião que quem está na linha de frente dos processos operacionais.

Para os colaboradores, significa saber que sua opinião é válida, que é possível expressar suas ideias de maneira que elas sejam aceitas. 

Assim, gerando um sentimento muito maior de pertencimento e é claro, fazendo com que o colaborador se sinta muito mais acolhido e importante dentro da indústria em que trabalha. 

Quais são suas vantagens?

São inúmeras as vantagens trazidas pelo employee voice, como por exemplo o aumento do engajamento e da motivação, fazendo com que os funcionários vistam de fato a camisa da empresa.

Além disso, esse método faz com que eles queiram participar cada vez mais dos projetos, se interessarem ainda mais pelo local onde eles trabalham e se alinharem ainda mais com a cultura da companhia. 

Com uma equipe motivada e engajada, você também consegue aumentar sua produtividade, potencializar os resultados e melhorar o clima organizacional, já que o nível de satisfação é muito mais alto.

Unindo ainda mais sua equipe e aumentando a inovação e descobrindo novas tendências sobre o mercado industrial e de produtos como de disco abrasivo, por exemplo.

Abaixo separamos algumas das principais vantagens do employee voice. Confira!  

Melhora nos processos internos

Como já citado acima, ao ouvir os colaboradores, os líderes e diretores conseguem entender melhor como funcionam os processos e as atividades que são realizadas no dia a dia da indústria. 

O colaborador que está todos os dias à frente dos processos internos e operacionais tem o conhecimento para identificar os pontos de melhoria que vão otimizar a execução das tarefas. 

Por este motivo, se os gestores desejam modificar algo, é de extrema importância consultar aqueles que estão realizando essas atividades.


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Promove o engajamento

Quando o funcionário faz parte da tomada de decisão ele se sente mais motivado e engajado.

A motivação é por saber que as suas sugestões foram aceitas pelos gestores e que a empresa está buscando aplicá-las no dia a dia da organização. Dessa forma, o funcionário está mais comprometido com a indústria de quadro de distribuição.

Por isso, estimule reuniões sazonais para saber como está a rotina dos seus colaboradores, tanto individual como coletiva.

Esses modelos de interações são extremamente eficazes para aumentar o engajamento. Dessa forma, será possível oferecer e receber feedbacks, além de discutir novas ideias. 

Agilidade na tomada de decisão

Como a aplicação do employee voice, a gestão da empresa se torna muito mais participativa. Isso porque algumas das decisões serão tomadas de forma democrática.

Assim, ouvindo diretamente as pessoas e setores que serão afetados por elas. Com isso os colaboradores passam a ter autonomia para tomar decisões mais assertivas sobre os processos. 

Dessa forma, o employee voice contribui para a rapidez e uma maior índice de assertividade na tomada de decisões.

Melhora o clima organizacional

Por fim, quando o employee voice é colocado em prática os colaboradores se sentem pertencentes ao local do trabalho, o que acaba valorizando e os motivando cada vez mais. 

E o resultado disso é refletido nos resultados diários, com um ambiente de trabalho mais leve, tranquilo para que os profissionais consigam se organizar e expor suas ideias.

Como estimulá-lo na sua empresa?

Bom, se você se interessou e quer aplicar o employee voice na sua empresa saiba que é preciso seguir alguns passos, o primeiro é mudar a sua perspectiva de liderança.

Sendo muito mais ouvinte e atuando de forma colaborativa, dentro de uma democracia que respeita diferentes opiniões. 

Depois disso, é preciso treinar os seus colaboradores a terem uma voz mais ativa, dê liberdade para que eles possam se expressar sem medo, sessões de brainstorming também é uma boa sugestão para incentivar e criar novas ideias dentro do seu negócio. 

Por fim, trabalhe sua comunicação interna de maneira efetiva, quanto mais a equipe falar entre si e conseguir falar com o líder, mais fácil ficará de realizar o employee voice de maneira efetiva e muito mais assertiva. 

Conclusão

Como vimos durante o conteúdo, o employee voice é o que há de mais democrático para uma indústria que deseja se destacar no mercado. 

Quando as indústrias começam a integrar esse conceito como parte da cultura organizacional e a ouvir os que os colaboradores têm a dizer, é natural que os resultados positivos comecem a aparecer com tempo. 

Para que o negócio cresça exponencialmente, é necessário possuir uma equipe engajada e produtiva onde todos os colaboradores tenham voz ativa. Caso contrário a organização terá uma equipe desmotivada e sem propósito.

Portanto, é fundamental que a organização pratique o employee voice e descubra como pode melhorar.

Agora que você já sabe tudo sobre o conceito de employee voice, é a hora de colocar nossas dicas em prática. 

Gostou do conteúdo? Conte para gente nos comentários e não deixe de acompanhar as novidades. 

 

By |2022-04-29T14:38:47-03:0029 de abril de 2022 |Gestão, Indústria|

Sobre o autor:

Formado em Jornalismo pela Universidade Paulista. Decidiu cursar jornalismo porque sempre gostou de ler e impactar as pessoas com suas palavras. É Assessor de Imprensa e criador de conteúdo na Plataforma Soluções Industriais. Apaixonado pela escrita, compartilhar conhecimento e por futebol.

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