Você já ouviu falar em marketing personalizado? Aliás, sabe quais benefícios o seu negócio pode conquistar ao apostar nessa estratégia?  Na indústria a competitividade está cada vez mais acirrada e essa é uma estratégia que gera oportunidades de destacar a marca.

Logo, é possível entender as oportunidades que as pequenas e médias empresas podem aproveitar para crescer e ganhar competitividade na indústria. Além disso, há os clientes exigentes  no qual a indústria e demais segmentos devem ficar atentos.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para explicar mais sobre o marketing personalizado. Continue a leitura e fique por dentro do assunto!

Neste conteúdo você vai encontrar:

Afinal, o que é marketing personalizado e como funciona?

Há quem se pergunte o que é marketing personalizado e como ele pode aumentar a competitividade da indústria e de outras empresas.

O marketing personalizado, também conhecido como marketing one to one, nada mais é do que um conjunto de estratégias de marcas baseadas em diferentes fatores. Isso inclui as preferências, o histórico, e o perfil dos consumidores para se comunicar especificamente com cada pessoa. 

Em outras palavras, podemos considerar uma estratégia de personalização em que o objetivo é entregar um conteúdo promocional em uma base mais individual, ou seja, se comunicar com o público, como os potenciais clientes, a fim de gerar relacionamento devido a comunicação mais próxima/pessoal.

O marketing personalizado funciona da seguinte forma: Uma empresa de luminária de emergência,  por exemplo, pode coletar e analisar dados, além do uso de tecnologia de automação digital, para oferecer conteúdos personalizados para um cliente em potencial. 

Em alguns casos os dados podem ser coletados de atividades de navegação na web, perfis de usuários, interações anteriores e outras fontes. 

De modo geral, a empresa consegue entregar ações de acordo com os gostos   e necessidades dos clientes, de modo exclusivo. Assim, permite que o consumidor se sinta valorizado pela marca, visto que entrega aquilo que o consumidor quer e no momento certo! 

Nesse sentido, a personalização no marketing envolve estratégias a fim de aumentar as conversões e vendas. Na indústria, este processo é indispensável para promover resultados positivos constantemente. 

Quais os benefícios do marketing personalizado para a indústria?

Como dito anteriormente neste post, há maior competitividade no mercado, principalmente em empresas B2B, como é o caso de indústrias.

Resumidamente, falar em marketing personalizado para diferentes segmentos é basicamente relacionar ao sucesso da marca. Uma vez que ocorre a personalização no marketing digital, aumentam as probabilidades de atrair mais clientes e até mesmo fidelizações.

No caso da indústria, essa estratégia pode influenciar o consumo dos produtos de sua empresa ao investir na criação de  conteúdos, por exemplo. Aliás, existem muitos outros benefícios que podem ser obtidos, são eles:

Estratégias mais adequadas 

É quase impossível negar que uma estratégia que converte é aquela mais adequada para o seu público. Ou seja, se desejar vender mais envasadora de liquidos por exemplo, é ideal aplicar o marketing personalizado para criar estratégias que atinjam efetivamente os clientes potenciais. Com certeza a probabilidade de converter mais usuários será maior, visto que atende todas as necessidades e mostra que a marca tem a solução para o cliente.

Melhor experiência do cliente

Com as estratégias certas e mais adequadas para o público-alvo, isso impacta diretamente na experiência do cliente. Basicamente, os utentes se sentem mais confiantes e satisfeitos ao encontrar os serviços e produtos da empresa. Consequentemente, estarão muito mais dispostos a fornecer suas informações e ter uma experiência completa junto à marca. 

Nesse sentido, podem acessar o site e blog, por exemplo, e fazer uma ação, como baixar um e-book, se inscrever em newsletter, participar de pesquisas, entre outros. Inclusive, isso pode gerar mais leads qualificados para o negócio! 


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Aumento de fidelização

Quando as estratégias são assertivas e influenciam na melhor experiência do cliente, ocorre a fidelização. Portanto, é um dos benefícios obtidos com o marketing personalizado, tendo em vista que as empresas possuem a oportunidade de se comunicar de modo personalizado com cada cliente, usando as informações a seu favor. 

Gera o aumento da receita

Ao aplicar o marketing personalizado no seu negócio, mais chances terá de aumentar a receita, afinal, quanto mais clientes satisfeitos e fiéis, mais vezes farão a compra, ou seja, aumenta o ROI (Retorno sobre Investimento). E como isso é possível? 

Simples! Com o avanço da tecnologia e os meios digitais, a equipe de marketing pode identificar com qual canal os clientes se envolvem, logo, basta analisar e acompanhá-los como parte de uma abordagem omnichannel.

Quer saber como aplicar o marketing personalizado? Confira o tópico abaixo. 

Como aplicar o marketing personalizado?

Se engana quem pensa que a personalização no marketing digital é uma tarefa simples. Assim como um serviço de confecção de uniformes que necessita de atenção para garantir excelência, nas estratégias digitais não é diferente. Para aplicar essa estratégia, é necessário:

1. Personalizar conteúdos

O marketing personalizado começa, basicamente, a partir da análise do comportamento do consumidor e, consequentemente, oferecer conteúdos personalizados. É importante destacar que não são apenas imagens e textos enviados por e-mail, por exemplo, os vídeos também são essenciais!

Isso significa que a empresa pode criar um vídeo personalizado para um cliente-alvo sobre um assunto relevante. Invista em conteúdos personalizados com base no que o consumidor visualiza em seu site, blog, e-commerce etc. Dessa maneira, gera uma comunicação personalizada individual com maior chance de conversão, um bom exemplo disso são as recomendação de produtos!

2. Recomendar produtos relevantes

A recomendação de produtos relevantes faz parte dos conteúdos personalizados, ou seja, a personalização no marketing digital está diretamente ligada aos materiais que a empresa oferece, seja um industrial, um varejo, e assim por diante.

Por esses motivos é imprescindível que a marca esteja segmentada para que a estratégia seja eficaz, pois quanto maior for a segmentação, mais personalizada é a comunicação.

Assim, as recomendações de produtos relevantes serão assertivas e eficientes. No caso da indústria, não basta apenas pensar em vender o produto, e sim, considerar o que o potencial cliente quer comprar, independente do preço, por isso pode oferecer uma promoção de um produto relacionado ao histórico de compras.

3. Criar estratégias para fidelizar clientes

Com a melhor experiência dos usuários geram a satisfação e, consequentemente, influenciam na fidelização de clientes. Para tanto, é importante adotar estratégias para obter esse benefício, logo, uma campanha de fidelidade pode ser ideal.

Esse processo vai aproximar marca e cliente, proporcionando um melhor relacionamento. Isso é uma das vantagens que a personalização no marketing promove para as indústrias e pequenas empresas.

4. Usar a tecnologia

Para ter efetividade na personalização, a tecnologia é indispensável. Mas encontrar a ferramenta certa para fazer o marketing personalizado é um dos desafios encontrados, contudo, não é impossível.

Os recursos tecnológicos são significativamente importantes para registrar as informações com precisão, bem como ter eficiência para  segmentar o público. São muitas vantagens que as ferramentas tecnológicas oferecem, inclusive para gerenciar o programa de fidelidade e identificar as preferências do seu cliente em potencial, ou até mesmo um CRM para a gestão de clientes.

Conclusão

É fato que aumentar as vendas é um dos principais objetivos de qualquer negócio, tanto em indústrias, quanto varejo e outros segmentos. Para conquistar bons resultados, o marketing personalizado é uma excelente opção.

Afinal, é uma estratégia que coloca o cliente como foco, ou seja, tem como característica o marketing one to one, que significa marketing um a um. Dessa forma, permite a valorização de cada um de seus clientes, de acordo com suas preferências. 

Para tanto, é necessário adotar algumas táticas, como usar ferramentas tecnológicas para fazer uma boa gestão de clientes, bem como ter assertividade na recomendação de produtos com envios de e-mail marketing, por exemplo. 

Quando uma empresa considera as diferenças entre os consumidores e respeitando suas particularidades, há maior probabilidade de conversão e, consequentemente, aumentar a receita, entre muitos outros benefícios.

Portanto, com o marketing personalizado na indústria é possível promover mais satisfação com a interação e reforçar o relacionamento. Assim, a marca garante engajamento, conversão e fidelização.

Agora que você já sabe o que é marketing personalizado e como aplicar, coloque em prática e garanta excelentes resultados. Lembre-se que os resultados das estratégias de marketing não têm um período pré-determinado para gerar mais vendas, portanto, analise também o desempenho de suas ações, além de outros setores como o atendimento ao cliente.

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About the Author: Thais Teixeira

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Formada em Jornalismo pela Universidade São Judas Tadeu. Gosta de aprender coisas novas e dialogar para trocar conhecimentos. Escolheu cursar Jornalismo porque é interessada em ajudar as pessoas através da comunicação. Enxerga o marketing como uma forma de comunicar e alcançar pessoas, entregando sempre uma experiência única e especial ao leitor. É Assessora de Imprensa e criadora de conteúdo na Plataforma Soluções Industriais.

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