Atrair potenciais clientes para a sua página na internet pode ser fundamental para potencializar os resultados. No entanto, é importante converter os leads em clientes para ter sucesso em vendas.

Afinal, se você tem um site comercial que está recebendo um número maior de acessos – seja em decorrência de tráfego orgânico ou pago – e menor número de compras, por exemplo, é sinal de que a empresa precisa melhorar alguns fatores. 

Se chegou até aqui e precisa gerar tráfego que converta, está no lugar certo. Preparamos este post com algumas táticas de sucesso para aumentar a sua taxa de conversão

Quer saber como isso é possível? Então, continue a leitura e confira os seguintes tópicos: 

O que é taxa de conversão?

Resumidamente, a taxa de conversão é uma métrica utilizada para mensurar os resultados, principalmente no Marketing Digital. Em outras palavras, permite identificar e analisar quantas pessoas acessaram a página e passou de uma etapa do funil de vendas para outra.

Ou seja, é quando o usuário gera uma ação ao acessar uma página de produto, como discos de corte, por exemplo, e clicar em “cotar agora!” com o objetivo de compra. Portanto, essa taxa mostra os resultados que estão sendo alcançados pela companhia.

Muitas empresas tendem a acompanhar a taxa de conversão dos leads, pois são potenciais clientes que podem tomar a decisão de compra e se tornar, inclusive, um defensor da marca. Afinal, o cálculo é feito a partir da audiência para saber se, de todos os visitantes, quantos foram convertidos. 

Para calcular é simples, basta dividir as conversões pela sua audiência. 

Por exemplo: 500 leads / 1.000 visitantes x 100 = taxa de conversão de leads de 50%.

Os impactos da taxa de conversão para sua empresa

Se engana quem pensa que as conversões não são tão impactantes para os resultados de um negócio, inclusive para a gestão financeira.

Já parou para pensar no ROI (Retorno sobre o Investimento) da sua empresa? Você está recebendo mais do que está investindo? Pois bem!

O objetivo da métrica de conversão é, basicamente, identificar o retorno obtido de cada investimento aplicado pela companhia. E quando o assunto é digital, isso não é diferente! Ou seja, é possível entender diversos fatores, sejam sobre: 

  • Vendas;
  • Tempo;
  • Geração de leads;
  • Solicitações de orçamentos;
  • Preenchimento de cadastro;
  • Entre outros.

Com isso em mente, o gestor pode compreender a relação do ROI com a taxa de conversão, bem como sua importância. Se ainda restam dúvidas sobre a importância do aumento de conversões, leia o próximo tópico!

Por que é tão importante aumentar a conversão de clientes?

Acredite: aumentar a taxa de conversão é tão importante quanto uma manutenção de elevadores. Afinal, esse conceito está relacionado ao sucesso de um negócio.

Isso porque muitos fatores estão envolvidos, como os leads, vendas e até mesmo os números de clientes fiéis. Você pode, por exemplo, mensurar se o alcance de vendas alemão está sendo alcançado de acordo com o número de leads.

Nesse sentido, saber quantas conversões foram realizadas, é fundamental para observar se as estratégias aplicadas foram eficientes para potencializar os resultados da empresa.

Como aumentar a taxa de conversão?

Está se perguntando “como aumentar a taxa de conversão” do seu negócio, mas não sabe quais passos seguir para alcançar esse objetivo? Confira algumas táticas a seguir!

1. Tenha um site responsivo

Se você já acessou um site e teve dificuldade para ler um conteúdo ou ver imagens e vídeos, por exemplo, certamente o site não era responsivo. 

A responsividade da página é determinante para a permanência do usuário na página, além de permitir que realize alguma ação. Para quem não sabe, esse termo significa que uma página da web possa ser acessada por dispositivos móveis, ou melhor, ser acessada tanto por mobile quanto desktop.

Além disso, vale destacar que, na atualidade, a maioria dos acessos à internet são feitos com o uso de celulares, e muito provavelmente você está lendo este conteúdo por meio do mobile.

Por isso, o site responsivo pode impactar na taxa de conversão, pois compromete os resultados como a experiência do usuário, tempo de permanência no site, e assim sucessivamente.

Não à toa, visto que a responsividade na página permite aos usuários que visualizem conteúdos sem distorções.

2. Defina uma proposta

Não basta ter apenas um site responsivo sem ao menos ter uma proposta bem definida, até porque, isso não é garantia de que a sua marca vai vender mais em decorrência da boa experiência que oferece ao usuário. 

Para aumentar a taxa de conversão também é importante ter uma proposta de valor consistente para o seu público-alvo. Se deseja conquistar mais vendas, é preciso ter um diferencial competitivo dos seus concorrentes, para tanto, a proposta de valor deve guiar os seus potenciais clientes.

Você compraria um produto que não agrega valor para a sua empresa? Decerto que não!

Lembre-se que, geralmente, os compradores investem em algo pelo valor que aquilo vai trazer para eles. Ou seja, é um investimento de sucesso e que ajude de alguma forma, não sendo uma compra sem necessidade, e sim que vai solucionar um problema. 

Esse processo mostrará o que se faz e para quem está orientado esse produto ou serviço, bem como pode ser a melhor opção para os problemas do usuário. 

Em outras palavras, a proposta é o que estimula o público a se interessar por comprar seu produto. Isso é excelente para influenciar na tomada de decisão e, consequentemente, converter leads em vendas!

3. Atenção às objeções em vendas

Outra tática indispensável para converter mais é antecipar as objeções em vendas.

Não adianta pensar em como aumentar a taxa de conversão visando apenas melhorias em sites, propostas, diferenciais competitivos e afins. As objeções acontecem, seja no setor industrial, dentre outros segmentos, por isso é primordial antecipar os obstáculos de modo estratégico.

Identificar e compreender o que leva o potencial cliente a não fazer uma compra, contribuirá para contornar os empecilhos e ter vendas efetivas. A falta de urgência, necessidade, ou até mesmo a desconfiança, pode impedir a conversão.

Portanto, busque sempre explicar ao consumidor quais são os principais problemas que seu produto ou serviço resolve, quais são as vantagens que a sua empresa oferece, o diferencial e assim por diante.

Ter um site com informações relevantes, conteúdos de qualidade, além de detalhar a experiência da empresa na área, com depoimentos de clientes, experiências, etc, serão primordiais para aumentar a taxa de conversão. 


Veja também:


4. Considere o funil de vendas

É quase impossível falar em aumentar conversões no seu negócio e não considerar as etapas de funil de vendas. Acredite: pular as etapas da jornada de compra do cliente é um grande erro.

Portanto, uma tática ideal para aumentar a taxa de conversão é organizar as abordagens com os clientes de acordo com as etapas de funil: topo, meio e fundo.

De maneira geral, isso otimiza o processo de venda e garante mais eficácia, a fim de potencializar os resultados do seu negócio.

O marketing de conteúdo é a chave de sucesso para que os materiais alcance o público nas diferentes etapas. Um exemplo disso são textos em blogs, e-books, entre outros, com o intuito de educar os usuários e, dessa forma, fazer a proposta de venda e convertê-lo.

5. Revise suas páginas na internet

A sua marca pode apostar na presença digital para garantir relevância na internet, mas é importante fazer uma revisão estratégica das suas páginas, seja em redes sociais, sites, blogs e afins.

Essa é uma tática eficaz para aumentar a taxa de conversão, pois permitirá identificar fatores que podem impactar os resultados e enxergar detalhes que fazem a diferença na conversão.

Se você quer dominar a internet, então faça a revisão das suas páginas e aplique melhorias que, de alguma forma, faça o usuário realizar alguma ação. Assim, terá uma marca frente à concorrência.

6. Seja transparente

Por fim, mas não menos importante, é a transparência. Esse processo será primordial para impulsionar a taxa de conversão da sua empresa devido à confiança que será transmitida ao cliente.

Pode não parecer, mas uma vez que a empresa não é transparente com o comprador em relação aos serviços e produtos ofertados como, por exemplo, ao fazer uma campanha especial para incentivar o consumidor a realizar uma ação, é importante não mentir.

Não informar o prazo da oferta corretamente pode impactar na credibilidade da marca, além de outros resultados negativos, como maior perda de clientes e as dificuldades para conquistar novos compradores. 

Conclusão

Se para gerar tráfego na página é preciso investir em melhorias para atrair visitantes, para converter não é diferente!

Por esse motivo, é indispensável aplicar táticas para aumentar a taxa de conversão, ou seja, não adianta apenas gerar mais visitantes na sua página sem o objetivo de fazê-los realizar uma ação, como solicitar um orçamento, por exemplo. Afinal, as conversões justificam o tráfego.

Converter leads em vendas, portanto, é significativo para otimizar os resultados da companhia e elevar o patamar. Isso significa que, para vender mais, bem como ter clientes fiéis, é importante mensurar quantos visitantes da sua página realizaram uma ação. Como resultado, terá uma análise sobre o andamento do seu negócio.

Lembre-se: saber qual é a taxa de conversão de vendas ou outros fatores, são de fundamental importância, pois vai deixar claro o quão eficiente está o site, e o que você precisa mudar na página para converter mais e mais…

Coloque essas dicas em prática e alavanque a sua empresa. Gostou do conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais!

 

About the Author: Thais Teixeira

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Formada em Jornalismo pela Universidade São Judas Tadeu. Gosta de aprender coisas novas e dialogar para trocar conhecimentos. Escolheu cursar Jornalismo porque é interessada em ajudar as pessoas através da comunicação. Enxerga o marketing como uma forma de comunicar e alcançar pessoas, entregando sempre uma experiência única e especial ao leitor. É Assessora de Imprensa e criadora de conteúdo na Plataforma Soluções Industriais.

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