A saúde financeira de uma indústria diz respeito ao estado monetário e à gestão da empresa. Quando positiva, ela é caracterizada por um fluxo constante de receita, um saldo de caixa crescente, uma carteira robusta e despesas regulares que não apresentam picos repentinos.

Chegar a esse estágio pode parecer desafiador, porém é justamente aí que entram as metas de gestão financeira. Elas funcionam como um guia, ou seja, servem para direcionar quais são seus objetivos e como fazer para chegar até eles.

Essas metas são o primeiro passo para conquistar a independência econômica da sua indústria. Estabelecer quais são seus propósitos e até onde você quer chegar, pode fazer o dinheiro render muito mais e transformar toda a cadeia de gestão financeira de uma forma muito mais assertiva. 

Por este motivo, no conteúdo de hoje separamos as principais dicas para você conseguir organizar os recursos financeiros da sua indústria. Se interessou? Então não deixe acompanhar a leitura até o final, vamos lá?  

O que é gestão financeira? 

Antes de apresentarmos as nossas dicas, precisamos primeiramente entender o que é gestão financeira. Resumidamente, pode definir como o conjunto de processos, estratégias e ações que levam uma empresa a ter um controle detalhado sobre suas finanças. 

A gestão financeira possibilita e fornece os recursos para que os profissionais especializados analisem cenários e planejem as metas mais tangíveis para o negócio, de acordo com os recursos disponíveis. 

Uma boa gestão financeira é fundamental para que qualquer empresa tenha sucesso no mercado, e nas indústrias isso não é diferente, por isso, deve ser conduzida com inteligência.

Principais medidas para uma boa gestão

A gestão financeira na indústria, quando bem feita, serve de base para que a empresa cresça e se desenvolva. Afinal, uma operação financeiramente saudável sabe quando, como e quanto utilizar de seus recursos.

Abaixo separamos alguns dos principais pontos para iniciar uma boa gestão financeira. 

Revise seus investimentos

É fundamental que você revise seus investimentos periodicamente para avaliar o status de seus ativos, além disso, é extremamente importante ficar de olho em seu fluxo de caixa. Com o passar do tempo, estes investimentos também mudarão de acordo com seu perfil de risco. 

Por exemplo, você poderia estar mais aberto a investimentos de alto risco quando jovem. Porém, agora precisa de maior cautela para gerir uma indústria no ramo de usinagem de peças. 

Examine as despesas desnecessárias

Um dos principais focos de um bom planejamento é entender os padrões de gastos. Embora possa ter como objetivo seguir metas de gastos predefinidas, muitos empreendedores ainda não conhecem os hábitos reais de compra dos seus negócios, 

Geralmente é por isso que as economias, no final do mês, são menores do que o esperado. Felizmente, temos diversos meios para verificar gastos reais de maneira mais confiável.

Dessa forma, a primeira coisa seria contar com um sistema ou ter em uma planilha para registrar todos os gastos mensais da indústrias, registrando toda entrada e saída e vendas.

As chances de encontrar despesas desnecessárias ou hábitos de consumo pouco saudáveis, são enormes. E, então, basta tirá-lo desta lista.


Veja também:


 

Faça a automatização de suas economias ou investimentos

Uma das maneiras mais seguras de garantir fluxo de caixa suficiente para o investimento de recursos para a empresa é automatizá-los. 

A revisão anual ajuda a esclarecer os padrões de gastos e o quanto você deve investir em períodos semanais, mensais, trimestrais e até anuais, isso dará sobrevida às finanças.

Se você conta como uma empresa de equipamentos de combate a incêndio, por exemplo, automatizar as economias se torna ainda mais importante para investimentos que podem não parecer significativos agora, mas são necessários no longo prazo. Ao dar este passo em relação às suas economias, dá para garantir que todas as dúvidas sejam eliminadas em pouco tempo.

Ter uma visão a médio e longo prazo e, claro, uma paciência para que as coisas comecem a funcionar são fundamentais. Coloque isso em prática o quanto antes e verá que será um dos melhores projetos que fará.

Estabeleça metas financeiras

Após seguir os passos iniciais que citamos acima, é a hora de estabelecer metas financeiras para sua indústria. Para isso, é preciso montar uma planilha ou realizar anotações sobre cada um de seus objetivos. 

Depois de definidos, estabeleça o prazo para que eles sejam cumpridos, quanto maior for seu sonho e mais caro ele for, provavelmente demorarão mais tempo para ser realizado. 

Se o seu negócio possui três objetivos principais, por exemplo. O ideal é que você separe  esses objetivos em curto, médio e longo prazo, levando em consideração o grau de importância de cada um deles. 

Seja realista e compare seus ganhos com as metas estabelecidas

O segundo passo é começar a encarar a realidade e saber o que você pode ou não fazer, para isso, é preciso que você coloque no papel, toda a o lucro mensal do seu negócio, seus ganhos, gastos, e quanto sobra. 

É preciso ser bem realista na hora de fazer as contas para saber realmente, quanto dinheiro você tem disponível para realizar suas metas e administrar os recursos de forma correta

Depois de conseguir ver qual o seu lucro mensal, faça um comparativo com suas metas e veja quanto você pode investir por mês em cada uma delas. 

É preciso sempre enquadrar suas metas dentro da sua realidade, não adianta se endividar ou ficar devendo ao banco, pois isso pode virar uma grande bola de neve, capaz de até mesmo quebrar o seu negócio. 

Planejamento e acompanhamento mês a mês

Por fim, é sempre importante organizar seu planejamento baseado nos dados que você ganha e no que você pode gastar, o que for fora de sua realidade deve ser deixado de lado, ao menos por enquanto, e você deve sempre priorizar aquilo que é mais importante para os negócios.

Ter foco e saber qual é a sua principal meta, é o grande guia para que você consiga chegar até ele, além de conseguir organizar seu planejamento e os recursos de maneira mais precisa.

Também é necessário estar sempre acompanhando o desempenho mensal para saber se você está cumprindo com o que foi estabelecido, faça uma planilha e veja o valor investido mês a mês, quanto falta para bater a meta, lembre-se sempre de tentar cumprir com aquilo que planejou.

Outra dica fundamental é separar as finanças pessoais das finanças do empreendimento, e a melhor forma de fazer isso é abrindo uma conta de pessoa jurídica. Pois dessa forma fica muito mais fácil e prático separar e organizar os recursos.

Elaborar suas metas financeiras, é o primeiro passo para que você consiga alcançar seu objetivo final, seja ele qual for. 

Tenha um balanço patrimonial

O balanço patrimonial de uma empresa, trata-se de um documento contábil que informa a situação financeira de uma empresa, como bens ou até mesmo os investimentos.

Com esse relatório é possível entender melhor a posição monetária de um negócio ou indústria, dentro de um determinado período. Por isso ele é um importante documento que possibilita uma visão geral das dívidas e também do patrimônio da empresa.

O balanço patrimonial é composto por diferentes informações e você deve começar por definir qual o período que deseja analisar, pode ser mensal, trimestral ou anual, a escolha varia de acordo com a necessidade de cada empresa.

Desse modo, ele é muito mais que um simples controle de fluxo de caixa, pois é muito mais completa e ajuda a empresa a ver o real lugar em que ela se encontra. Garantindo as melhores condições para gerenciar os recursos da sua indústria. 

Conclusão 

 

Como podemos ver ao longo do conteúdo, a gestão financeira é essencial para a indústria  e o desenvolvimento de estratégias que visem o crescimento da empresa.

Entre os pontos mais relevantes de uma gestão eficiente, podemos destacar a necessidade de acompanhar todos os resultados, dar atenção ao fluxo de caixa, elaborar e respeitar o orçamento e contar com um balanço patrimonial para observar todas as finanças detalhadamente. 

Com organização, inovação e planejamento, é possível investir em recursos que façam o negócio crescer e se destacar ainda mais no mercado. 

Gostou do conteúdo? Conte para gente nos comentários e não deixe de compartilhar nas redes sociais. 

 

About the Author: Lucas Souza

Avatar
Formado em Jornalismo pela Universidade Paulista. Decidiu cursar jornalismo porque sempre gostou de ler e impactar as pessoas com suas palavras. É Assessor de Imprensa e criador de conteúdo na Plataforma Soluções Industriais. Apaixonado pela escrita, compartilhar conhecimento e por futebol.

Posts Relacionados