A automatização dos processos é algo fundamental para o desenvolvimento de uma de uma indústria que deseja se destacar no mercado.  Isso porque, esse implemento faz parte dos três principais pilares do desenvolvimento corporativo: a rentabilidade, produtividade e lucratividade.

Para entendermos melhor o conceito de automatização de processos com exemplos, podemos dizer que é uma máquina que faz um serviço que antes era manual.

Hoje em dia, a automação se tornou uma prioridade para todos os setores que desejam otimizar seus processos e obter resultados em menor tempo. De acordo com uma estimativa recente, cerca de 25% do tempo dos CEOs é gasto em atividades que máquinas, robôs e sistemas inteligentes poderiam fazer. 

Se você deseja colher os benefícios lucrativos dos processos de automação industrial, mas não sabe por onde começar, está no lugar certo! No artigo de hoje vamos mostrar como automatizar os processos da sua empresa e as principais vantagens. 

Neste conteúdo você irá encontrar:

O que é a automatização de processos?

A automatização de projetos nada mais é do que o uso de ferramentas, sistemas ou equipamentos focados em facilitar a execução de tarefas operacionais e/ou repetitivas.

Existem também, ferramentas capazes de integrar todas as frentes de sua empresa, centralizando informações e facilitando o gerenciamento e controle de tarefas.

Alguns sistemas permitem, inclusive, armazenar e organizar em um único lugar históricos de informações trocadas com cada cliente. Assim você sabe o que já foi tratado com todos os seus leads, otimiza seu tempo e traça seu plano de ação de forma facilitada. 

Esse é o caso do CRM (Customer Relationship Management, ou gestão de relacionamento com o cliente). Assim como existem inúmeras ferramentas que possibilitam a automatização, inúmeras são as vantagens em adotá-las no dia a dia de sua empresa. 

A automatização de processos e o desenvolvimento da tecnologia

O conceito de automatização de processos ganhou força com o avanço da tecnologia e de conceitos como a internet das coisas e sobretudo a IA (Inteligência artificial), por exemplo. 

Logo quando chegou a indústria 4.0 no mercado global, a automatização de processos ficou cada vez mais comum em empresas de todos os segmentos, sempre com a intenção de flexibilizar a mão de obra e melhor o atendimento do mercado. 

Se você tem uma indústria ou um negócio especializado na demolição de concreto, por exemplo, é fundamental seguir esses passos. Abaixo separamos as principais dicas para dar início a automatização de processos da sua empresa. 

Principais dicas para automatizar seus processos

Identifique tarefas repetitivas em seu fluxo de trabalho

Para encontrar oportunidades de automação, procure por processos manuais de rotina que consomem uma quantidade considerável de tempo e recursos. Quanto mais frequente a tarefa, mais você tem a ganhar automatizando-a. 

É bem mais prático investir em um software de automação predial do que fazer tudo “na mão”. 

Quanto maior a tarefa, maior a probabilidade de você enfrentar desafios ao tentar fazer a programação. Por isso, é melhor iniciar com tarefas pequenas e previsíveis, antes de tentar automatizar processos inteiros que são essenciais para o seu negócio.

Faça reuniões e coloque tudo isso em discussão. Gestores unidos tomam decisões com mais assertividade.

Conheça antes de automatizar

Antes de automatizar qualquer tarefa, deve-se entender completamente cada parte do processo. Dessa forma, você pode facilmente dividir o trabalho em etapas menores. Elas são mais simples de programar, operar e otimizar, posteriormente.

Além disso, antes de conhecer algumas ideias, é preciso ter em mente que para automatizar processos na indústria é preciso ter um bom planejamento, especialmente junto à equipe de tecnologia do negócio, pois são eles que irão orientar a execução de cada um dos projetos. 

Tenha ferramentas para acelerar o processo

Existem muitas ferramentas online gratuitas que permitem programar qualquer coisa. E isso vai desde a entrada de dados até processos de marketing. 

Dá até para codificar uma ferramentas específicas para o seu negócio. Isso vai te custar mais, mas o investimento, certamente, irá se pagar em pouco tempo. 

Se ainda não tem recursos para investir, esse pode ser um bom momento para solicitar uma linha de crédito comercial. Lembrando que, para as empresas, os juros são consideravelmente menores. 


Veja também:


Integração dos softwares

Se você ainda não fez a integração dos softwares, vale a pena colocar sua empresa em um serviço de computação em nuvem como o Google Cloud, por exemplo. 

Essas plataformas oferecem muitas vantagens, como ferramentas integradas para automação, atualizações regulares e a capacidade de crescer com sua empresa. Não há como negar que este é o presente, e quem não estiver nele, ficará para trás.

Automatize tarefas que não se relacionem com as principais competências da sua empresa

É melhor automatizar tarefas que não se relacionam diretamente com as principais competências da sua empresa. 

Isso não apenas permitirá que dedique mais mão de obra a um trabalho lucrativo, mas também lhe dará mais tempo para se concentrar em maneiras de ajudar sua empresa a crescer e prosperar em seu mercado.

Dito isso, tire esses projetos do papel, automatize o máximo possível e veja seus lucros crescerem cada vez mais.

Vantagens para investir na automatização de processos

Redução de custos

Quanto você conta com uma máquina ou sistema de automatização na sua indústria, ela fará o uso integral dos recursos (matéria-prima), e sobretudo, diminuirá consideravelmente o índice de erros e desperdício da mesma.

Isso respalda diretamente na redução de custos da operação, fazendo com essa vantagem, que o gestor consiga praticar preços mais competitivos no mercado, com chances de desbancar a concorrência.

Otimização de tempo

Tendo processos automatizados dentro da empresa, a produção de qualquer tipo de produto como, por exemplo, filtro Prensa, tem um tempo reduzido.

Isso faz com que a empresa consiga aumentar a produção para demanda e atender mais clientes do segmento.

Competitividade no mercado

Como realçamos no início do artigo, a otimização de recursos é parte do desenvolvimento de uma empresa e, sobretudo, deixá-la mais competitiva dentro do segmento.

Uma empresa que tem automatização de processos certamente vai chamar a atenção do cliente, pois isso será incluso dentro das campanhas de marketing. 

Além disso, os processos de automatização na indústria melhoram a gestão empresarial, pois ajudam na rentabilidade, lucratividade e produtividade de uma empresa.

Logo, contando com toda a tecnologia a seu favor, os gestores conseguem tomar melhores decisões e melhorar o horizonte de projeção da empresa.

Conclusão

Como podemos ver durante o conteúdo a automatização de processos de uma empresa, só tem a contribuir e melhorar o desempenho do negócio, pois permite o desenvolvimento de técnicas produtivas muito mais eficientes e com um padrão de qualidade.

Dessa forma, se você deseja que a sua indústria cresça cada vez mais, se destaque no mercado e seja referência no segmento, é ideal começar a pensar em estratégias de automação para serem aplicadas no negócio.

Seja um simples sistema de armazenamento dos dados ou a compra de equipamentos automatizados que otimizem o trabalho realizado manualmente. Dessa forma, você terá um grande retorno e aumentará consideravelmente a visibilidade da sua indústria. 

Agora que você já sabe tudo sobre a automatização de processos industriais, que tal começar a colocar nossas dicas em prática? 

Gostou do conteúdo? Conte para gente nos comentários e não deixe de compartilhar nas redes sociais. 

About the Author: Lucas Souza

Avatar
Formado em Jornalismo pela Universidade Paulista. Decidiu cursar jornalismo porque sempre gostou de ler e impactar as pessoas com suas palavras. É Assessor de Imprensa e criador de conteúdo na Plataforma Soluções Industriais. Apaixonado pela escrita, compartilhar conhecimento e por futebol.

Posts Relacionados