Você sabe qual é o impacto da internet no setor de vendas industriais? Se a resposta for não e ainda não aposta nos meios digitais, saiba que está perdendo muitas oportunidades de negócios.

Na atualidade, é comum encontrar empresas de diferentes segmentos com forte presença digital. A verdade é que a transformação digital é um dos fatores de influência para as marcas apostarem em inovações, como as vendas on-line. 

Se parar para pensar, antigamente, antes da internet, muitas empresas não tinham como ampliar o canal de vendas, por exemplo, muito menos a possibilidade de otimizar processos usando as ferramentas tecnológicas a seu favor. 

Então, se ainda restam dúvidas sobre como a internet influencia em melhorias para as vendas industriais, continue a leitura e saiba mais sobre o assunto! 

O impacto da internet nas vendas industriais

É indiscutível que a tecnologia e os meios digitais são influenciadores para gerar oportunidades para muitas empresas, seja um fornecedor de oxigênio medicinal, consultórios médicos, agência de marketing para médicos, entre diversos outros.

Até porque hoje já se torna possível buscar informações sobre como captar clientes pela internet e maximizar as vendas industriais, por exemplo. 

De acordo com o levantamento realizado pela Math Ads, empresa especializada em gestão de mídias digitais, nove em cada dez brasileiros fazem pesquisas na internet antes de concluir uma compra. A pesquisa aponta, ainda, que 80% de usuários que têm smartphone usam o telefone para decidir sobre a compra enquanto estão numa loja.

Dito isso, o impacto da internet no segmento industrial ocorre em diversos fatores, tais como: 

  • Possibilidade de ampliar as vendas nos meios digitais, como Marketplace e Redes Sociais;
  • Oportunidade para estudar a concorrência;
  • Ter alcance de público e visibilidade;
  • Personalizar a experiência do usuário;
  • Investimentos em estratégias de marketing

Esses são alguns exemplos da consequência do avanço tecnológico no setor de negócios tanto B2B (Business to Business) quanto B2C (Business to Consumer). Portanto, é possível considerar que há muitas vantagens para a indústria ter bons resultados usando a internet e ferramentas tecnológicas a seu favor. 

O segmento industrial após o avanço digital 

Que o mundo está cada vez mais digital é fato, e os empreendedores não perdem a oportunidade de se conectar. A tecnologia, que influencia em mudanças no mercado, está cada vez mais presente no cotidiano, assim, com o avanço digital, o segmento industrial pode usufruir das ferramentas disponíveis e, desse modo, gerar vantagem competitiva.

É importante destacar que a internet é uma inovação tecnológica que tem produzido inúmeros impactos no mundo dos negócios. Aliás você, gestor, já se questionou sobre os impactos que essa inovação gera na sua indústria?

Além disso, como a sua marca está sendo vista e encontrada pelo público-alvo na era digital? Suas vendas estão sendo recorrentes? Qual o canal que a sua empresa mais atende clientes? Ah, o principal, como identificar seus potenciais clientes e a taxa de conversão?

Decerto que são vários questionamentos e, na maioria deles, envolvemos a inovação tecnológica, como a possibilidade de automatizar os processos da indústria. Ou seja, com isso é possível compreender o quão importante é a internet para promover mais vendas industriais. 

As principais vantagens da Era Digital para as vendas industriais

Certamente você já se perguntou como a sua indústria pode utilizar o ambiente digital e ampliar as vendas. A resposta é: Invista nos meios digitais e aguarde os resultados!

Há diferentes maneiras de conseguir ampliar as vendas, abaixo, listamos alguns deles. Confira!

1. Redes sociais para indústria

A presente digital é de uma importância para as indústrias, isso inclui criar conteúdos relevantes para blogs, redes sociais, e assim sucessivamente. 

Em outras palavras, as empresas B2B podem e devem usar as redes sociais como, Instagram e Facebook, para promover autoridade, bem como facilitar que os potenciais clientes encontrem a sua marca, entre outras informações relevantes, que podem influenciar na decisão de compra.

Você pode usar as redes sociais para indústria para divulgar seus produtos, oferecer conteúdos relevantes, divulgar o seu blog, vender, e muitas outras possibilidades. Analise o que atrai o seu público e crie estratégias que conquistem os usuários.

2. Marketing para Indústria

Acredite, quanto mais conteúdos relevantes você fornecer no site da sua indústria, redes sociais, e até mesmo em plataformas de vendas on-line, mais clientes você conquista. E isso também faz parte do marketing cultural pois se torna possível elaborar estratégias para atrair empresas por meio do Marketing de Conteúdo SEO (Search Optimization).

Atualmente essas estratégias são muito utilizadas para não só educar os usuários, como também gerar autoridade na internet. Sendo assim, quanto maior a relevância da marca, melhor para fazer a indústria crescer.

Além disso, você pode usar as ferramentas de anúncios pagos, como o Google Ads, que também são eficazes para alavancar as vendas industriais. Para isso, é importante saber elaborar estratégias de marketing industrial para obter bons resultados. Como consequência, aumentam as chances de se destacar da concorrência! 


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3. Gerar vantagem competitiva 

Como já citado acima, a internet é um avanço tecnológico e que promove muitos impactos no mundo dos negócios. Os efeitos disso são as estratégias mais assertivas que as empresas podem usar a seu favor em busca de resultados extraordinários.

Imagine que você tem um forte concorrente e ambos disputam para serem encontrados na primeira página do Google, por exemplo. Uma vez que são utilizadas as ferramentas tecnológicas na era digital, maiores serão as chances para alcançar o sucesso.

Isso porque existem diferentes maneiras para identificar se os retornos que a marca deseja estão denso alcançados, além de entender qual é a satisfação dos consumidores, dentre outros fatores. Logo, cria-se uma visão ampla do negócio e, consequentemente, ações que podem mudar os caminhos da organização. Desse modo, gera vantagem competitiva para conquistar retornos contínuos.

4. Vendas em Marketplace B2B

Não são só as empresas que vendem para o consumidor final que podem usar plataformas de marketplace. Isso significa, obviamente, que as marcas do modelo de negócio B2B têm a oportunidade de ampliar o canal de vendas industriais, por exemplo, com o objetivo de atrair mais leads e conversões.

Portanto, se você tem uma indústria e ainda não aposta em marketplace B2B, tenha em mente que está perdendo oportunidade, tanto de vendas, quanto de fidelizar clientes e gerar vendas recorrentes.

Mas de nada adianta ampliar os canais de vendas e até mesmo o de distribuição, sem ao menos ter um plano de negócio bem definido, com metas e objetivos traçados, além de identificar os principais pontos de melhorias para o seu negócio.

Afinal, a internet é um dos meios utilizados para divulgar, atrair e reter os consumidores interessados em seus serviços e produtos. Por isso, utilize as plataformas e acompanhe os resultados de vendas. 

Você quer garantir mais clientes? Está precisando aumentar o faturamento? Enfim, a verdade é que isso não acontece do dia para a noite, mas é claro que você pode notar um aumento repentino de conversões, basta compreender o que está impedindo a marca de vender mais. Portanto, identificar as principais objeções em vendas será primordial! 

5. Comunicação e relacionamento

Por fim, a comunicação ao relacionamento também é uma ação ocasionada devido ao avanço tecnológico e uso da internet pelas empresas. 

Para as vendas industriais de porta de aço, por exemplo, a possibilidade de investir em diversas plataformas para se comunicar com o público e gerar relacionamento, se torna uma excelente vantagem para gerar oportunidades de negócios. Assim, ocorre a aproximação entre marca e cliente, o que possibilita a chance de mais vendas recorrentes. 

Conclusão

Com o avanço da tecnologia e a transformação digital, muitos setores sofreram impactos positivos. Ou seja, com a internet, o setor industrial já consegue utilizar os diferentes meios para, não só vender, mas também ter um relacionamento com o seu público-alvo e ser reconhecido no seu mercado.

Afinal, o mundo está cada vez mais digital e indústrias, por exemplo, podem se conectar para divulgar seus produtos em plataformas digitais e até mesmo se comunicar de modo eficiente com o público, atraindo leads e, consequentemente, conversões.

Agora que você já sabe como a internet impacta no setor de vendas industriais, o que está esperando para usar as ferramentas e gerar vantagem competitiva? 

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About the Author: Thais Teixeira

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Formada em Jornalismo pela Universidade São Judas Tadeu. Gosta de aprender coisas novas e dialogar para trocar conhecimentos. Escolheu cursar Jornalismo porque é interessada em ajudar as pessoas através da comunicação. Enxerga o marketing como uma forma de comunicar e alcançar pessoas, entregando sempre uma experiência única e especial ao leitor. É Assessora de Imprensa e criadora de conteúdo na Plataforma Soluções Industriais.

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