A placa de energia solar é um equipamento utilizado para realizar a conversão da luz do sol em energia elétrica por meio da captação dos raios solares. Em países tropicais, como o Brasil, por exemplo, o uso desse aparelho é extremamente vantajoso. 

Por muitos anos considerado como uma fonte de energia do futuro, hoje a energia solar é uma realidade em constante expansão. Isso porque, é uma fonte de energia limpa, renovável e que possui recursos inesgotáveis, que são os raios solares. 

As fontes de energias renováveis são uma solução ao longo prazo e muito importantes para a manutenção das condições do nosso planeta. Dessa forma, esses equipamentos se tornam um investimento lucrativo a longo prazo para os mais diversos tipos de locais. 

Por este motivo, no conteúdo de hoje vamos mostrar tudo o que você precisa saber sobre placa de energia solar. Se interessou? Então acompanhe a leitura até o final. 

Neste conteúdo você irá encontrar:

O que é uma placa de energia solar?

Como citamos acima, a placa de energia solar é equipamento que tem como principal objetivo converter a energia gerada pelo sol em energia elétrica. 

Por meio disso, é possível que casas, edifícios e estabelecimentos sejam integralmente abastecidos com a energia unicamente gerada pelo sol. 

A energia solar e a energia fotovoltaica possuem o mesmo conceito que é a geração de energia elétrica usando a luz do sol como fonte de energia. 

Esse processo ocorre com  a captura de raios solares por meio de painéis que fazem o processo de transformação do que foi captado para a conversão de corrente elétrica dos locais. 

Como funcionam?

Existem dois tipos de placas solares, e ambas funcionam de forma parecida. A primeira delas utiliza os raios solares apenas para o aquecimento de aparelhos que necessitam do uso de água, como por exemplo, os chuveiros.

Esse tipo de placa é constituído por uma superfície responsável por captar e absorver toda  energia do sol e transformá-la em calor. Assim sendo benéfica somente para o aquecimento de determinados aparelhos e locais.

O outro tipo é usado para geração de energia elétrica, pois converte a energia do sol diretamente em eletricidade. Esse tipo de placa de energia solar é composta por materiais semicondutores, células solares e fotovoltaicas.

O processo de geração de eletricidade acontece quando as partículas da luz solar, fótons, colidem com os átomos desses materiais, provocando o deslocamento dos elétrons, gerando assim a corrente elétrica.

As placas solares que transformam a luz solar em eletricidade são geradores elétricos que são cada vez mais utilizados em aparelhos eletrônicos, residências e em satélites. Mas é bom lembrar que as placas fotovoltaicas não armazenam energia, elas apenas mantêm o fluxo de elétrons.

Tipos de energia solar

Energia solar fotovoltaica

Uma das mais comuns e conhecidas formas de energia solar, é a fotovoltaica, muito utilizadas em residências, comércios e edifícios.

Sua captação é feita a partir de placas de energia solar, composta por materiais semicondutores, que possuem como principal objetivo captar e gerar energia a partir dos raios solares. 

Geralmente a instalação de placas de energia solar fotovoltaicas, são feitas em telhados ou terraços para que ocorra uma maior absorção do sol. Porém, nada impede que sejam instaladas ambientes térreos e fachadas.  

As placas fotovoltaicas convertem a energia solar captada diretamente em energia elétrica. Além disso, alguns modelos contam com baterias acopladas para a criação de uma reserva de armazenamento. 

Energia aquecimento solar

Como o próprio nome diz, a energia de aquecimento solar tem como principal objetivo o aquecimento de água ou de aparelhos que façam a utilização de água. Podendo ser utilizado nos mais diversos tipos de ambientes.

O sistema de aquecimento solar também utiliza placas de energia solar do tipo coletor térmico, para captar a energia térmica da radiação e transferi-la para a água. Dessa forma, deixando aquecida e armazenada em um reservatório térmico, que mantém a temperatura até o momento da utilização. 

Ao contrário dos painéis de energia fotovoltaica, as placas coletoras com a finalidade de gerar energia térmica são fabricadas em cobre ou alumínio, que são ótimos condutores de corrente. 

Energia heliotérmica

Por fim, a energia heliotérmica é amplamente utilizada em processos industriais. Isso porque esse tipo de energia tem um processo mais complexo do que os outros tipos de energia. 

Nele, a energia do sol é acumulada em um único ponto, um receptor, geralmente constituído por espelhos de absorção em um ponto alto ou um grande espaço para a concentração dessas placas de energia. 

Assim como no caso da energia de aquecimento solar, a radiação é absorvida e pode ser armazenada. Após isso, o processo passa por duas etapas de transformação, a primeira para energia mecânica e a segunda para energia elétrica. 


Veja também:


 

Principais benefícios

A eletricidade é um recurso extremamente importante para a manutenção do nosso planeta, isso porque precisamos de eletricidade para quase tudo nas nossas vidas. 

Dessa forma, adotar práticas e medidas sustentáveis capazes de contribuir com isso é essencial. Abaixo separamos alguns dos principais benefícios da energia solar. Confira! 

Meio ambiente

Ao contrário dos outros tipos de energia, a energia solar é uma forma limpa que não produz gases tóxicos e poluentes para o meio ambiente. Ela é totalmente sustentável pois é gerada por um processo natural, a partir dos raios solares. 

Além disso, a instalação de placas de energia solar é muito benéfica para o meio ambiente, do que as usinas hidrelétricas, por exemplo. Isso porque não necessitam de grandes áreas para o seu funcionamento. 

Economia

Outro ponto benéfico do uso da energia solar é a economia que é gerada, estudos apontam que com a utilização de placas de energia solar, é possível reduzir entre 60% e 95% o valor das contas de luz. 

Dessa forma, em um curto espaço de tempo já é possível notar grandes mudanças financeiras proporcionadas pelo uso da energia solar. Independentemente do ambiente onde ela seja instalada. 

Vida útil e energia finita

Em um primeiro momento, o alto custo de aquisição das placas de energia solar pode assustar um pouco, porém todo esse investimento é compensado pelo seu tempo de vida útil, que com os devidos cuidados pode chegar até 30 anos. 

Sendo assim, analisando todas as economias geradas pela redução de valores nas contas de energias, o custo-benefício dessas placas é imenso, visto que a vida útil do sistema é bastante elevada.

Além disso, podemos afirmar que a energia gerada pelo sol é finita, pois é a estrela central do nosso planeta. Então possivelmente essa fonte de energia dificilmente se esgotará.  

Conclusão

Como podemos observar durante o conteúdo, o uso de placas de energia solar possui diversos benefícios, como por exemplo vida útil longa, maior economia e vantagens para o meio ambiente. 

A energia solar funciona com a captação da luz do sol a partir de placas solares fotovoltaicas e possuem tipos como a heliotérmica é a de aquecimento solar. Todas com grande facilidade de manutenção e extremamente econômicas. 

Contar com um sistema com placas de energia solar para a transformação em energia elétrica, é fundamental para um país que busca se desenvolver. 

Agora que você sabe tudo sobre placas de energia solar, que tal começar a adotar práticas mais sustentáveis para o dia a dia? 

Gostou do conteúdo? Conte para gente nos comentários e não deixe de compartilhar nas redes sociais.

About the Author: Lucas Souza

Avatar
Formado em Jornalismo pela Universidade Paulista. Decidiu cursar jornalismo porque sempre gostou de ler e impactar as pessoas com suas palavras. É Assessor de Imprensa e criador de conteúdo na Plataforma Soluções Industriais. Apaixonado pela escrita, compartilhar conhecimento e por futebol.

Posts Relacionados