Não é novidade que o avanço da tecnologia e a transformação digital ocasionaram grandes impactos nos negócios. Novas maneiras de divulgar, vender, e até mesmo de se relacionar com os clientes, surgiram para facilitar o processo de divulgação e compra. 

Plataformas de e-commerce e marketplace são os meios utilizados para realizar esses processos. Além disso, as empresas também ganham a vantagem de conquistar mais vendas e potencializar seus resultados. 

As vendas on-line não param de crescer, e no mercado B2B não é diferente. De acordo com dados divulgados pela McKinsey, só em 2020, o setor em que empresas vendem para empresas teve um aumento de 62% no e-commerce.

O marketplace B2B também é um exemplo desse avanço, visto que oferece muitas vantagens para as empresas que vendem para outras empresas.

Quer saber mais sobre este assunto? Continue a leitura e confira os seguintes tópicos:

O que é o marketplace B2B?

O marketplace é uma plataforma que, em suma, funciona como um shopping virtual. Muitas pessoas confundem esse tipo de canal de vendas com o e-commerce, contudo, há diferenças entre eles.

Afinal, no marketplace você encontra uma diversidade de produtos ou serviços em um único lugar. Nesse caso, existe uma concorrência diretamente na plataforma devido a uma série de ofertas, de diferentes empresas e serviços.

Sendo assim, o marketplace com foco em vendas B2B (Business to Business), como o próprio nome diz, atende ao modelo de negócio que vende de empresa para empresa. Ou seja, se diferencia das vendas B2C (Business to Consumer), que foca em vendas para o consumidor final.

Se o cliente tem uma empresa e necessita de usinagem de peças, por exemplo, poderá acessar uma plataforma de marketplace B2B para comercializar o produto de marcas variadas, em um único domínio, assim, dispensa a aquisição fracionada e facilita o processo de compra. 

Entenda a diferença entre B2B e B2C

Já parou para pensar na diferença entre os marketplaces? É possível se deparar com os diferentes modelos, B2B e B2C, logo, é ideal entender como funciona cada um:

  • B2B: são as empresas que fazem negócio com outras empresas, ou seja, uma marca que atua com quadro de distribuição, realiza a venda para outra companhia. No marketplace, as marcas oferecem seus produtos ou serviços no shopping virtual para atrair empresas, e não o consumidor final;
  • B2C: aqui são as empresas que atuam com vendas com foco no consumidor final, sendo assim, fecham negócios com pessoas físicas e não jurídicas. 

Além disso, você sabia que há tipos de marketplace de acordo com o modelo de negócio? Veja logo abaixo!

Tipos de marketplace B2B

Como citado anteriormente neste post, há dois tipos de marketplace B2B. Sendo, portanto, o que comercializa produtos e o que vende serviços, e até mesmo ambos os modelos.

Marketplace B2B de produtos

Nesse modelo de shopping virtual, as empresas ofertam seus produtos para outras empresas, o que possibilita gerar um faturamento elevado para a marca. Isso é uma excelente vantagem, no entanto, esse resultado pode ser melhor para quem já tem experiência em venda de produtos físicos. 

Marketplace B2B de serviços

Outra opção para os empreendedores investirem na plataforma de vendas on-line, o Marketplaces B2B de serviços é ideal para os negócios que necessitam da contratação de serviços, como, por exemplo, locação de compressores, serviços de marketing, entre outros.

Marketplace B2B híbrido

O marketplace B2B híbrido é a plataforma que atua em ambos os modelos, ou seja, opera com venda de produtos e serviços. Você pode notar que algumas plataformas desse modelo são as mais utilizadas pelos segmentos industriais, pois, no mesmo domínio, a empresa pode adquirir o produto, um equipamento, por exemplo, como também a instalação e manutenção.

Vantagens do Marketplace B2B

Sabemos que os canais de vendas on-line geram muitas oportunidades de negócios, logo, se torna possível que as empresas que vendem para outras companhias obtenham resultados extraordinários em relação às vendas. 

Afinal, no marketplace B2B os processos de compras entre os negócios são otimizados. Abaixo, listamos algumas vantagens desse tipo de plataforma. Confira!

1. Diversificação de produtos

Uma das principais vantagens de apostar a sua marca industrial em um shopping virtual, é a diversificação de produtos.

A sua empresa pode oferecer mais de um serviço e divulgá-los na plataforma. Isso é excelente, não é mesmo?

Se ainda restam dúvidas sobre isso, pense em como seriam os seus resultados ao ter todos os seus serviços expostos no marketplace e atraindo mais vendas. Isso porque, o próprio expositor poderá adotar novas estratégias a partir da análise da concorrência, para oferecer vantagens desde valores, formas de pagamento, frete e afins.

2. Eficiência no gerenciamento

Plataformas de marketplace que vendem de empresa para empresa, oferecem eficiência no gerenciamento. Afinal, há opções para que as empresas fornecedoras recebam notificações de oportunidades geradas pelos compradores devido ao processo de cotação.

Com isso, além de facilitar cotações, comparações entre as funcionalidades e as propriedades do produto, o marketplace B2B é ideal para as empresas que desejam expandir o seu negócio, pois gera oportunidades para aumentar as vendas e compras recorrentes.


Veja também:


 

3. A plataforma de marketplace B2B é ideal para expor os produtos

Como já citado anteriormente, esse canal de vendas é, basicamente, um shopping virtual, logo, as indústrias podem postar nesse tipo de plataforma para expor seus produtos como em uma vitrine. 

Em outras palavras, é a forma eficaz para aumentar o alcance do seu público e permitir que os encontre com facilidade. Mas lembre-se de que as informações são prioridades, então seu cadastro deve ser atualizado com frequência para ser facilmente encontrado na busca.

Portanto, ao inserir a marca em plataformas de marketplace, seus produtos e serviços são expostos, aumentando a chance de promover a empresa, ganhar visibilidade e fidelização de novos clientes. 

4. Os fornecedores têm decisões estratégicas mais assertivas

Outro benefício desse modelo de exposição de produtos, é que os fornecedores

podem tomar decisões de modo assertivo.

Mas como isso é possível?

Uma vez que há maiores oportunidades, vendas e fidelização, ocorrem vendas recorrentes, logo, as empresas fornecedoras garantem melhor previsibilidade dos resultados do seu empreendimento.

Como resultado, você pode garantir estratégias mais assertivas e, consequentemente, menores impactos negativos de suas finanças. 

5. Investir em marketplace é a solução para gerar oportunidades de negócios

Por fim, mas não menos importante, o marketplace B2B é o que gera oportunidade de negócio para as empresas. Por sua vez, tem maior potencial de faturamento em menor tempo.

Aliás, é uma plataforma que contribui como “complemento” às suas práticas organizacionais. Ou seja, você pode inserir sua marca na plataforma sem precisar substituir suas principais ferramentas de vendas, sendo assim, nada mais é que um canal para completar a exposição de produtos.

Conclusão

O marketplace B2B é a solução para as empresas que almejam resultados extraordinários para o seu negócio, tendo em vista que é uma fonte de informação e que complementa suas estratégias de vendas.

Além disso, há uma série de possibilidades para comercializar produtos e serviços em um único domínio, além de trazer vantagens para a companhia, dentre elas, aumento de faturamento, decisões mais assertivas, etc.

Portanto, as plataformas B2B são excelentes opções de empreendimento e que podem trazer mais faturamento e lucro para as empresas, bem como maior visibilidade e vendas recorrentes. 

Para os clientes que buscam os fornecedores, por exemplo, também ganha vantagem ao buscar por produtos em um único domínio, podendo comprar em maior volume e isento da compra fracionada. Logo, tem facilidade para realizar o pedido.

Agora que você já conhece as vantagens de investir a sua marca em marketplace B2B, o que está esperando para conquistar oportunidades de negócios e exposição de produtos? Use a plataforma a seu favor e eleve seus resultados! 

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About the Author: Thais Teixeira

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Formada em Jornalismo pela Universidade São Judas Tadeu. Gosta de aprender coisas novas e dialogar para trocar conhecimentos. Escolheu cursar Jornalismo porque é interessada em ajudar as pessoas através da comunicação. Enxerga o marketing como uma forma de comunicar e alcançar pessoas, entregando sempre uma experiência única e especial ao leitor. É Assessora de Imprensa e criadora de conteúdo na Plataforma Soluções Industriais.

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