O Dia Internacional da Mulher é comemorado anualmente no dia 8 de março, e é uma data importante para as empresas celebrarem as conquistas femininas ao longo dos últimos séculos, e assim, homenagear suas colaboradoras. É importante destacar que essa data não é um feriado nacional.

Pensando nisso, preparamos este post para explicar a importância de celebrar o Dia Internacional da Mulher, e 5 ações para fazer na sua empresa. Continue a leitura e confira!

Neste artigo você vai encontrar:

Saiba mais sobre o Dia Internacional da Mulher

Anualmente, no dia 8 de março, é comemorado o Dia Internacional da Mulher. Essa data celebrativa internacional surgiu em 1910 como uma proposta da dirigente socialista alemã Clara Zetkin. Contudo, o Dia da Mulher deu origem após o dia 8 de março de 1917. 

Isso porque um grupo de mulheres realizou uma manifestação em Petrogrado (atual São Petersburgo), na Rússia. O objetivo da manifestação foi, justamente, buscar melhores condições de vida e a retirada do país da Primeira Guerra Mundial.

Portanto, o Dia Internacional da Mulher só se popularizou no Ocidente a partir de 1975, ano em que a Organização das Nações Unidas reconheceu formalmente a data que celebra as conquistas femininas..

A importância de celebrar o Dia da Mulher nas empresas

O dia das mulheres é a data ideal para as empresas criarem campanhas que apoiam a causa feminina. Nesse cenário, é importante engajar a causa nas organizações, a fim de celebrar a luta pela igualdade de direitos, inclusive, melhores condições de trabalho.

Por essas razões, essa data não pode passar despercebida pelas organizações, seja uma empresa de confecção de uniformes, um escritório, agência de marketing, e assim por sucessivamente. 

É indispensável realizar ações para o Dia da Mulher, não só pela data representar a luta feminina, mas também para motivar e valorizar a equipe. Isso é de fundamental importância também para as mulheres que atuam no segmento industrial, por exemplo.  

Portanto, promover ações nas companhias para o Dia Internacional da Mulher, seja em campanhas de marketing interno, ou redes sociais, é uma solução para conscientizar a igualdade de direitos na sua indústria e afins. Logo, as empresas podem criar ações para apoiar as causas femininas.

Dia Internacional da Mulher: 5 ações para as organizações

As ações internas, como as do endomarketing, são fundamentais para engajar os colaboradores e motivá-los. Mas quando o assunto é uma data comemorativa, como o Dia da Mulher, investir em ações diferentes é essencial para engajar o direito feminino.

Logo, celebrar o dia das mulheres nas organizações permite encorajar a equipe feminina, além de reconhecer seus valores no mercado de trabalho. Abaixo, listamos 5 ações que a sua indústria ou empresa de outro segmento pode realizar. Confira!

1. Valorizar a equipe

Valorizar a equipe é indispensável, aliás, em qualquer época do ano. No dia das mulheres é mais que necessário valorizar as colaboradoras, e os gestores podem fazer isso com:

  • Vídeos institucionais;
  • Fotos das colaboradoras;
  • E-mail corporativo;
  • Entre outras formas.

Há diferentes maneiras de enviar mensagens e criar conteúdos que valorizem as mulheres que fazem parte da empresa de calibração, ou outro segmento, por exemplo. Isso é um gesto importante que demonstra reconhecimento em relação ao desempenho e trajetória da funcionária na empresa.

Os e-mails personalizados, por exemplo, têm a capacidade de ressaltar a importância das colaboradoras para a companhia e reforçar, individualmente, suas qualidades e, dessa forma, encorajá-las.

2. Faça ações que atendam as necessidades das colaboradoras 

Além dos vídeos, fotos das funcionárias e e-mails personalizados para reconhecer o valor da equipe feminina e encorajá-las, há outras ações diferenciadas que podem atender a necessidade do público feminino do seu negócio.

Alguns exemplos são as exposições sobre as conquistas femininas no segmento industrial, realizar roda de conversa com as mulheres da organização, oferecer palestras sobre defesa pessoal, igualdade no mercado de trabalho, e assim sucessivamente.

Essas são algumas formas diferentes das tradicionais que foram citadas no tópico anterior, e as organizações podem apostar em ambas para promover uma ação de sucesso para celebrar o Dia da Mulher.


Veja também:


3. Apoiar a luta feminina com projeto social

Realizar campanhas sociais para as mulheres da sua organização é uma excelente ação para apoiar a luta feminina. 

Esse movimento pode ser feito ao selecionar uma ONG, ou até mesmo uma instituição, que luta pelos direitos das mulheres. Nesse caso, a empresa pode não só contribuir financeiramente, como também incentivar as funcionárias a contribuir com trabalhos voluntários para apoiar a causa.

4. Palestras motivacionais

Ações que podem ser feitas para celebrar o Dia da Mulher na empresa são as palestras motivacionais. Você, gestor(a), pode organizar um espaço no ambiente de trabalho presencial, ou até mesmo fazer palestras on-line, e convidar as mulheres da companhia a participarem.

Assim, podem garantir mais aprendizado sobre a causa feminina, além de abordar temas relevantes como, por exemplo, presença da mulher na indústria e área da tecnologia, igualdade de oportunidades, a importância do empreendedorismo feminino, entre outros.

Mulheres com experiência no assunto são fundamentais para promover esse aprendizado nas organizações, por isso, é um excelente momento para convidá-las a fazer uma palestra motivacional no Dia Internacional da Mulher. 

5. Use as redes sociais para incentivar as colaboradoras e clientes

Por fim, as redes sociais podem ser utilizadas para homenagear não só as colaboradoras, como também as clientes que a sua empresa possui.

Fazer ações nas redes sociais, como o Facebook e Instagram, com conteúdos de qualidade, é uma forma de incentivar os movimentos femininos e, além de tudo, valorizar e reconhecer a importância que fazem para o seu negócio.

Conclusão

O Dia Internacional da Mulher, celebrado anualmente no dia 8 de março, tem como objetivo celebrar as conquistas femininas ao longo dos últimos séculos.

Além disso, as empresas têm se mobilizado para fazer ações que valorizem e apoiem as causas e direitos femininos. Por isso, as ações internas são formas de motivá-las e encorajá-las, bem como compreenderem sua importância no mercado de trabalho, entre diversos outros fatores.

Uma empresa do ramo industrial, por exemplo, pode fazer ações que valorizem a equipe feminina, além de reforçar a igualdade no trabalho, a força do empreendedorismo feminino, e assim sucessivamente.

Isso permite que as mulheres saibam o seu valor na vida e no mercado de trabalho. Fazer ações no Dia Internacional da Mulher, portanto, é imprescindível para homenagear as colaboradoras e até mesmo as clientes.

Gostou do conteúdo? Então, compartilhe em suas redes sociais e deixe o seu comentário!

About the Author: Thais Teixeira

Avatar
Formada em Jornalismo pela Universidade São Judas Tadeu. Gosta de aprender coisas novas e dialogar para trocar conhecimentos. Escolheu cursar Jornalismo porque é interessada em ajudar as pessoas através da comunicação. Enxerga o marketing como uma forma de comunicar e alcançar pessoas, entregando sempre uma experiência única e especial ao leitor. É Assessora de Imprensa e criadora de conteúdo na Plataforma Soluções Industriais.

Posts Relacionados