No dia 08 de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher. A data trata-se de uma celebração das conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres ao longo dos anos.

Muitas pessoas não sabem, mas essa data está diretamente ligada à indústria. Isso porque, de acordo com registros históricos, a luta das mulheres se iniciou com o objetivo de reivindicar melhores condições de trabalho em fábricas da Europa e nos Estados Unidos.

Os movimentos tiveram origem no início do século XIX, as longas jornadas de trabalho, baixos salários e a discriminação de gênero, eram os principais pontos debatidos pelas manifestantes da época.

De lá para cá, muitas coisas mudaram inclusive na indústria, onde as mulheres estão cada vez mais conquistando espaço, e é sobre isso que falaremos no artigo de hoje. Se interessou? Então acompanhe a leitura!

Representatividade 

O debate sobre igualdade e representatividade é enorme, e a conscientização das empresas cresce na mesma velocidade. Hoje é comum observarmos a participação das mulheres em diferentes funções no mercado de trabalho, inclusive em áreas historicamente com a maior concentração de homens, como no caso das indústrias, por exemplo.

Com o passar dos anos, contamos com grandes exemplos de profissionais que estão fazendo a diferença em suas empresas e sendo espelho para outras mulheres que buscam atingir o mesmo patamar. A presença feminina em cargos diversos de uma companhia é uma forma de representatividade fundamental na busca por igualdade no mundo corporativo. 

Desafios

O espaço da mulher no setor industrial e no mercado de trabalho de modo geral, é algo que vem sendo conquistado há tempos, mas em um ritmo não tão acelerado. 

Apesar da notória evolução ao longo anos, em que a presença feminina está muito mais presente no mundo empresarial, ainda existem muitos desafios a serem conquistados para que haja um equilíbrio entre homens e mulheres. 

De acordo com uma pesquisa recente realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mulheres ganham em média 26% a menos que os homens. E ainda não são maioria em níveis hierárquicos maiores.

Novos cenários

Mesmo com todos os desafios enfrentados, as perspectivas são boas. O número de trabalhadoras no setor industrial vem crescendo no país, mesmo com as crises nos últimos anos. 

Segundo dados da ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial), as mulheres representam 32% da força de trabalho da indústria. Isso significa que a cada quatro pessoas empregadas na indústria, uma é do sexo feminino.

Pode parecer pouco, mas se analisarmos o passado não muito distante vamos perceber que as mulheres estão cada vez mais conquistando espaço nas indústrias, e começando a  ocupar postos altos como de gerência e liderança, e não só em cargos operacionais. Deixando para trás todas as barreiras e preconceitos enfrentados!

O que achou deste conteúdo? Gostou? Então aproveite para ficar por dentro das novidades e acompanhe todas nossas atualizações. 

About the Author: Lucas Souza

Avatar
Formado em Jornalismo pela Universidade Paulista. Decidiu cursar jornalismo porque sempre gostou de ler e impactar as pessoas com suas palavras. É Assessor de Imprensa e criador de conteúdo na Plataforma Soluções Industriais. Apaixonado pela escrita, compartilhar conhecimento e por futebol.

Posts Relacionados