Fique por dentro das melhores soluções digitais do mercado para 2021.

Já não é mais novidade para ninguém que a tecnologia revolucionou o mundo dos negócios. Em 2020, ano em que a pandemia trouxe novos desafios para o mercado, muitas empresas encontraram em soluções digitais as respostas para superarem os obstáculos do isolamento social. Da mesma forma, em 2021, a tendência é que a transformação digital continue impulsionando o crescimento de organizações em todo mundo.

Muitas soluções digitais estão ganhando espaço nas empresas por responderem de maneira efetiva a muitos impactos causados pelo coronavírus. Outras, continuam como fortes tendências por entregarem resultados impressionantes. A verdade é que, em um tempo tão competitivo, muitos gestores já abriram os olhos para a importância de contarem com a inovação.

Podemos dizer que quase não há limites para o que a tecnologia pode fazer dentro de uma empresa, desde facilitação de processos a otimização de todos os setores de um negócio. Em outras palavras, atividades que anteriormente eram extremamente complicadas e burocráticas, agora podem ser executadas de maneira ágil e rápida, graças às soluções digitais disponíveis no mercado.

Enfim, não dá para ficar de fora, não é mesmo? Por isso, criamos este artigo para te mostrar quais são as inovações tecnológicas que prometem fazer a diferença em 2021. Boa leitura!

1 – Tecnologia mobile

É difícil ler uma lista de tendências tecnológicas e não encontrar soluções mobile em algum dos tópicos. De qualquer forma, a tecnologia mobile é cada vez mais adotada pelas empresas que buscam por agilidade, flexibilidade e otimização em processos de trabalho.

Para se ter ideia do quanto o uso de dispositivos mobiles está impactando o mercado, de acordo com o Panorama do Comércio Móvel no Brasil, 85% dos brasileiros que possuem smartphones realizam suas compras online através de ferramentas móveis.

O mesmo levantamento aponta que cerca de 77% dos consumidores móveis afirmam comprar mais pelo smartphone. Enfim, é notável como essa tecnologia modificou a maneira como realizamos algumas tarefas do dia a dia.

Atualmente, a mobilidade e flexibilidade gerada pelo uso dessa tecnologia também se tornou fundamental para as empresas. O uso de aplicativos, por exemplo, tem facilitado a gestão de muitos processos, além de otimizar atividades de atendimento, comunicação, controle, entre outros. Em outras palavras, um gestor pode criar um aplicativo próprio para a empresa e controlar o negócio na palma das mãos.

2 – Software on demand

O desenvolvimento de softwares para facilitar a rotina das empresas já se tornou comum ao longo dos anos, entretanto, as necessidades se tornam cada vez mais específicas e a tecnologia precisou acompanhar. Agora, ao criar uma solução digital, a tendência é que as características e necessidades do negócio norteiem as funcionalidades e recursos.

O mercado já vem mostrando a muito tempo que para se manter competitivo em um mundo mais inovador não basta que a empresa se adapte às ferramentas. É essencial contar com soluções flexíveis, cada vez mais customizáveis, para conseguir solucionar problemas específicos e de fato gerar os resultados esperados.

Em 2021, muitas empresas estão encontrando um cenário diferente do que o de anos anteriores. Por isso, na hora de aliar negócio e tecnologia, a tendência agora é que as organizações implementem o uso de softwares personalizados, desenvolvidos com foco em requisitos específicos para um determinado contexto, modelo de trabalho ou estratégia.

Plataforma LMS

Durante o isolamento social, estabelecido com a pandemia, as empresas precisaram se inovar na hora de treinar e capacitar seus colaboradores. Afinal, além de preparar o conteúdo a ser compartilhado, foi preciso lidar com os desafios gerados pela distância. Nesse cenário, longe de salas de aulas presenciais, uma das soluções mais utilizadas foi a plataforma LMS.

Uma plataforma LMS, abreviação de Learning Management System, é um software de gerenciamento e acompanhamento de cursos e treinamentos online. Esse sistema possui funcionalidades adequadas para facilitar todos os processos que envolvem um curso virtual ou um treinamento corporativo, desde a disponibilização das aulas até às avaliações, por exemplo.

Esta ferramenta auxilia o gestor ou a instituição de ensino desde o momento da criação do curso até o monitoramento da performance dos alunos. De modo geral, um LMS permite:

  • upload e gerenciamento de conteúdo;
  • aplicação de trilhas de aprendizagem;
  • interação entre usuários;
  • disponibilização de materiais em diferentes formatos;
  • acesso às aulas por dispositivos mobiles;
  • criação de cadastros, avaliações e certificados;
  • acompanhamento de alunos;
  • ambiente de aprendizado intuitivo e atrativo;
  • uso de recursos de gamificação;
  • otimização da comunicação, com videoconferências, fóruns de discussão, chats em tempo real; entre outros.

São muitas as funcionalidades desta solução digital. Todos os recursos visam melhorar a experiência de quem gerencia o curso e de quem aprende com as aulas. Em um treinamento corporativo a distância, por exemplo, o uso da plataforma consegue deixar os profissionais profundamente engajados com o conteúdo.

Plataforma OTT

Com a popularização da tecnologia e dos dispositivos eletrônicos, o consumo de vídeos cresce cada vez mais. Os usuários da web buscam consumir informação de forma rápida e dinâmica, fazendo com que o mercado audiovisual se torne uma das maiores tendências da internet.

Nesse contexto, quando falamos sobre o mercado de vídeos, uma das opções mais lucrativas de negócio são as plataformas de distribuição e monetização de conteúdo audiovisual. Conhecida como plataforma OTT, essa tecnologia está entre as soluções digitais mais promissoras do momento. 

Para que você compreenda o OTT, Over The Top, pense em exemplos conhecidos, como a Netflix, por exemplo, que teve um sucesso mundial oferecendo conteúdo on demand (sob demanda) via internet. Com esse tipo de solução, você pode vender assinaturas para consumidores de vídeos online e ainda possuir total autonomia para negociar propagandas, fazer parcerias, entre outras formas de negócio.

Enfim, 2021 trouxe consigo novos desafios, mas também novas possibilidades geradas pela tecnologia. Se manter atualizado sobre as principais tendências irá te ajudar a manter seu negócio competitivo.

Vale lembrar que, antes de implementar qualquer uma dessas soluções digitais, é fundamental analisar seu modelo de negócio e pensar de forma estratégica. Dessa forma, a tecnologia poderá ser uma aliada na busca por resultados expressivos.