Saiba como otimizar o setor de recursos humanos da sua empresa através da adoção de soluções tecnológicas.

A transformação digital está sendo responsável por otimizar o setor de recursos humanos das empresas mais competitivas do mercado. Devido a implementação de recursos tecnológicos, os profissionais desse departamento podem melhorar processos, planos e estratégias, com o objetivo de conseguirem resultados cada vez mais relevantes para a organização.

Antes da inovação se tornar crucial na competitividade entre as empresas, o departamento de recursos humanos era conhecido por possuir uma infinidade de processos extremamente burocráticos, ser menos flexível e demandar um maior tempo de trabalho. Isso deixava muitos gestores com dor de cabeça.

Agora, com o apoio da tecnologia, as empresas possuem os recursos necessários para reavaliarem o desenvolvimento de seus processos e dar maior agilidade nas funções do setor de RH, o que consequentemente alcança resultados mais expressivos.

Enfim, nesse novo cenário, o setor de recursos humanos se tornou mais ágil e estratégico, ganhando cada vez mais autonomia dentro das organizações.

Quer entender como a tecnologia pode beneficiar o setor de RH da sua empresa? Continue a leitura e fique por dentro.

Quais são as maiores tendências tecnológicas para RH e como elas funcionam?

Assim como em qualquer outro setor, o departamento de recursos humanos conta com diversas tendências tecnológicas, que visam facilitar as tarefas dos profissionais da área e impulsionar o desenvolvimento dos colaboradores.

Listamos algumas das tecnologias mais presentes na gestão de recursos humanos:

Automação de processos no RH

Esta é uma das tendências responsáveis por fazer com que o setor de recursos humanos deixasse de ser tão burocrático. O uso de softwares contribuiu muito para a inovação dessa área, automatizando tarefas como recrutamentos, controle de pontos, gestão de relatórios, avaliações de desempenho, entre outras.

Ou seja, com a automação de atividades, o RH consegue desenvolver seus processos de forma muito mais ágil e eficaz. Com isso, a equipe de recursos humanos não perde tempo com tarefas complicadas e consegue trabalhar de forma estratégica e com foco em pessoas. Além disso, a automação de processos facilita a redução de custos, diminui a ocorrência de erros e traz segurança em relação a todo fluxo de dados e informações.

People Analytics

Esse conceito partiu da ideia de big data, ou seja, no armazenamento e análise de dados. Basicamente, o people analytics, ou análise de pessoas, é um método focado na coleta e análise de informações sobre os colaboradores para que sejam aplicados na gestão de pessoas.

A coleta e a análise de dados é fundamental para que o RH consiga trabalhar estrategicamente com informações referentes ao índice de rotatividade, clima organizacional, desempenho técnico, satisfação do time, entre outros.

Segundo um estudo feito pela PwC, 34% das empresas consultadas analisam apenas as informações mais básicas sobre seus colaboradores. Por outro lado, 30% acompanham métricas, 27% fazem algum tipo de análise sobre dados coletados e apenas 9% utilizam as informações para planejar e fazer previsões.

Podemos afirmar que muitas organizações encontram dificuldades para trabalhar com dados por não terem caminhado lado a lado com as inovações tecnológicas. Afinal, sabemos que humanamente é praticamente impossível que qualquer pessoa processe uma grande quantidade de informações sem o auxílio de ferramentas.

Ou seja, o people analytics avançou junto com as inovações tecnológicas e com o desenvolvimento de softwares, que facilitam o armazenamento e a análise de dados, principalmente quando todos estão integrados em uma única solução.

Gamificação

A técnica de gamification, ou gamificação, consiste no uso da metodologia dos games para engajar pessoas em diferentes estratégias. Esta solução é cada vez mais vista na gestão de recursos humanos, principalmente em treinamentos corporativos a distância, seja para envolver o colaborador em uma atividade ou para consolidar um aprendizado.

Resumidamente, a implementação desse recurso promove um maior envolvimento dos funcionários em relação às estratégias usadas no negócio. Durante o desenvolvimento de um projeto, por exemplo, usando a gamificação, o colaborador se sentirá mais motivado, o que resulta em uma dedicação muito maior.

Você pode utilizar gatilhos como:

  • sistema de pontuação e rankings;
  • metas e objetivos para liberação de novos desafios;
  • recompensas por completar tarefas;
  • games de conhecimento; 
  • exposição das melhores performances e das conquistas individuais de cada profissional; entre outros.

Desenvolvimento e acompanhamento das equipes de trabalho

Como muitos gestores já sabem, a realização de treinamentos corporativos é fundamental para o desenvolvimento dos times de trabalho e das empresas em geral. Ao capacitar e qualificar as equipes, será mais fácil potencializar os resultados do negócio e o crescimento da organização.

Onde a tecnologia entra nesse processo? A transformação digital colaborou muito para que a implementação de treinamentos corporativos se fortalecesse como uma tendência. Afinal, os recursos disponibilizados pela tecnologia se transformaram em ótimas alternativas para que as empresas superassem desafios como a distância ou falta de infraestrutura necessária.

Com uma plataforma LMS,  software para gestão de aprendizagem, é possível otimizar todos os processos de um treinamento, facilitando e melhorando a experiência tanto da equipe de RH quanto dos colaboradores usuários.

Esta solução digital oferece uma infinidade de funcionalidades capazes de impulsionar o crescimento das equipes de trabalho, acompanhando a performance dos profissionais, promovendo interação entre os mesmos, usando recursos de gamificação, viabilizando avaliações, integrando materiais como vídeo-aulas e e-books, entre tantos outros recursos que podem ser utilizados.

Conclusão

Ao longo dos anos, a tecnologia continuará sendo uma excelente aliada para facilitar a gestão de RH. Afinal, otimizando os processos de recursos humanos e fomentando um departamento cada vez mais estratégico, as empresas encontrarão maior facilidade para alcançarem seus objetivos.

Antes disso, vale lembrar a importância do gestor conhecer profundamente os processos da empresa, analisar suas principais necessidades, carências e quais pontos precisam ser priorizados. Isso será essencial para que o mesmo escolha as ferramentas certas.

Por isso, é fundamental se manter atualizado sobre as principais tendências do mercado, visto que as inovações tecnológicas têm feito a diferença no atual cenário do mercado. Enfim, para se manter competitivo em relação a outros negócios, é preciso tomar conhecimento sobre as melhores soluções disponíveis.