Você provavelmente já deve ter ouvido falar sobre a inteligência artificial, não é mesmo? Afinal de contas, essa tecnologia revolucionária já se tornou um dos temas mais discutidos e abordados nos últimos anos, e em especial por conta do surgimento da pandemia do novo coronavírus.

Também conhecida como IA, a inteligência artificial se trata da criação de dispositivos, máquinas e equipamentos inteligentes.

Em outras palavras, a inteligência artificial se consiste em um estudo de criação de dispositivos capazes de executar tarefas diversas, sem a necessidade do auxílio humano.

De forma geral, os dispositivos com base na inteligência artificial podem ter a capacidade de raciocinar, solucionar problemas, perceber, processar dados, entre outras diversas possibilidades, e tudo isso de maneira autônoma.

Pela inteligência artificial ser uma tecnologia revolucionária, cada vez mais ela está presente nos processos, sejam eles pessoais ou profissionais.

Mas em contrapartida, a inteligência artificial também está gerando uma série de dúvidas e discussões. Ou seja, por um lado, ela parece ser muito vantajosa para otimizar processos e economizar o tempo dos empreendedores. Mas e suas desvantagens?

Pensando em suas vantagens e desvantagens ao ser aplicada em uma indústria, nós elaboramos este post e vamos te explicar sobre todos os detalhes do assunto. Vamos lá?

Vantagens da inteligência artificial

Resolução de problemas

Um dos benefícios mais visíveis da IA é que essa tecnologia tem um alto potencial para solucionar todos os problemas e necessidades que sua empresa possui, sejam elas operacionais, gerenciais, entre outros.

Por exemplo: uma indústria está com problemas no gerenciamento de materiais, pode utilizar a IA por meio de ferramentas automatizadas que realizam cálculos exactos com os processos e estoque.

Redução do retrabalho e das falhas

Outra das maiores vantagens da inteligência artificial é que ela possui como objetivo revolucionar e modernizar as maneiras de trabalho.

É muito comum, dentro do mercado B2B, os processos internos passarem por falhas. Foi para isso que a inteligência artificial conseguiu desenvolver sistemas que reduzem o retrabalho e as falhas nos processos..

Por meio dessas ferramentas, uma indústria pode reduzir seu tempo de trabalho e impulsionar seus esforços para trabalhos mais complexos, por exemplo.

Otimização na comunicação

Muitos acreditam que a inteligência artificial apenas é útil para otimizar processos. No entanto, ela abrange muito mais que isso.

Tanto que, a partir dela, é possível até mesmo otimizar a comunicação interna e externa da empresa. Isso ocorre por meio de dispositivos que mantém uma comunicação instantânea entre qualquer pessoa.

Desvantagens da inteligência artificial

Tecnologia nova

Até mesmo para uma revolução tecnológica, ainda existem os riscos a serem tratados. E um deles é que, como a como a inteligência artificial é uma tecnologia recente, ela possui o risco de trazer uma série de questionamentos éticos e morais, como a substituição de postos de trabalho em massa, por exemplo.

Ameaça de emprego

Além disso, com o aumento do uso da tecnologia, muitos empregos que se baseiam em trabalhos operacionais ou repetitivos podem ser dispensados.

Claro, a tendência é que a inteligência artificial auxilie os profissionais em suas atividades. No entanto, muitos especialistas afirmam que há chances dessa revolução causar mudanças severas na estrutura empresarial de uma indústria.

É necessário um nível maior de especialização

Por fim, mais uma desvantagem da IA é que, para que uma indústria consiga implantá-la,  ela não terá apenas gastos com a compra e implementação dos dispositivos, como também há um alto gasto com os profissionais que são especializados nas novas tecnologias.

E você, investiria na inteligência artificial? Gostou das suas vantagens e desvantagens? Conta pra gente!

About the Author: Lucas Souza

Avatar
Formado em Jornalismo pela Universidade Paulista. Decidiu cursar jornalismo porque sempre gostou de ler e impactar as pessoas com suas palavras. É Assessor de Imprensa e criador de conteúdo na Plataforma Soluções Industriais. Apaixonado pela escrita, compartilhar conhecimento e por futebol.

Posts Relacionados