O segredo para um ambiente de trabalho melhor e mais produtivo, não pode ser baseado apenas nos resultados e metas alcançadas. É necessário que exista um propósito para que os objetivos sejam conquistados, inclusive nas indústrias.  

Uma pesquisa recente feita pela Korn Ferry mostrou que as companhias com equipes focadas no propósito de negócio, tiveram taxas de crescimento anuais quase três vezes maiores do que as que não vão pelo mesmo caminho. 

Ainda de acordo com a pesquisa, 90% das pessoas que trabalham em uma empresa conduzida por propósito e objetivos disseram se sentir mais envolvidas e engajadas no trabalho. 

Enquanto nas empresas que não são tão focadas, apenas 32% dos funcionários relataram ter alguma conectividade com o trabalho que estavam fazendo. Esses dados nos mostram que o propósito do seu negócio deve ser tão óbvio quanto o nome da empresa, e não somente mais uma página no manual de RH.

No artigo de hoje vamos mostrar a importância de ter um propósito na sua indústria, se interessou? Então não deixe de acompanhar!

O que é o propósito de uma empresa?

O propósito da sua empresa é um motivo para se orgulhar, para acreditar que o seu trabalho terá impacto na sociedade. Ele é a direção que seu negócio tem que ter, e claro deve ser compartilhado por todos.

Seu propósito deve ser o objetivo de todos que trabalham e consomem de seus produtos e serviços. Não basta apenas dizer que tem, é preciso provar na prática em cada momento e ação desempenhada, para que ele se mantenha firme. 

Por esse motivo, é fundamental reconhecer quais são os seus maiores diferenciais e as razões que fazem com que a sua organização se diferencie no mercado, que muitas vezes pode estar escondida ou até mesmo esquecida.

A importância de ter um propósito

Desenvolver o propósito da empresa é descobrir a própria identidade. É isso que faz com que cada instituição seja única no mercado, em um ramo tão competitivo quanto o industrial é de extrema importância para se destacar em meio à multidão de negócios.  

Para conseguir atrair clientes, é fundamental que eles se identifiquem com a sua empresa e o seu posicionamento de mercado. Mas isso se torna difícil e confuso quando nem mesmo os administradores sabem ao certo quais desejos e sentimentos despertam nos seus clientes. 

Na essência, quando falamos de propósito nos referimos a uma afirmação de sua razão para existir. O propósito transmite o que a organização representa em termos éticos, emocionais e práticos.  Independentemente de como seja comunicado aos funcionários e clientes, ele permite à indústria criar sua cultura e definir sua verdadeira marca. 

O propósito da empresa é importante também para aumentar a fidelidade dos clientes. Não é à toa que hoje temos visto cada vez mais marcas se posicionarem em questões de responsabilidade social e a causas sustentáveis.

O propósito é fundamental também para os funcionários, para grande maioria saber o porquê de estarem realizando aquele trabalho e a razão da empresa existir, os motivam e tornam mais propensos a vestirem a camisa da instituição.

About the Author: Lucas Souza

Avatar
Formado em Jornalismo pela Universidade Paulista. Decidiu cursar jornalismo porque sempre gostou de ler e impactar as pessoas com suas palavras. É Assessor de Imprensa e criador de conteúdo na Plataforma Soluções Industriais. Apaixonado pela escrita, compartilhar conhecimento e por futebol.

Posts Relacionados