Você sabe como fazer edição de vídeos de forma profissional e conseguir mais visibilidade para sua  marca? Neste artigo vamos explicar tudo o que você precisa saber.

O que é essencial para editar um vídeo e deixá-lo com uma ótima impressão para o público? Neste artigo nós listamos conceitos básicos que você precisa dominar para entender a edição como ninguém.

  • Títulos, legendas e créditos

O título é a primeira orientação ao espectador, com o intuito de chamar sua atenção, instigar e gerar curiosidade para assistir a peça da sua campanha. 

Ao traduzir o título de um vídeo estrangeiro, por exemplo, é necessário adequá-lo à linguagem do país, pois termos “ao pé da letra” podem soar confusos e sem sentido.

Já no caso das legendas, têm função descritiva e mostram informações adicionais, seja uma tradução de fala ou outro recurso. Por fim, os créditos são essenciais para mostrar direitos autorais e dados relevantes da produção, como a equipe responsável, por exemplo.

  • Efeitos de transição

Em todo curso de edição, há um amplo destaque para a parte de efeitos e como fazê-los, já que fazem toda a diferença em qualquer película. 

Mesmo que uma gravação não esteja boa, efeitos de transição e efeitos especiais no geral tornam o vídeo interessante. A cor e iluminação são os principais, para suavizar, equilibrar e melhorar níveis de brilho e contraste. Sombra, realce e nitidez também são alguns tipos importantes e essenciais para toda edição.

É importante salientar que a quantidade e variedade de efeitos dependerão muito da aplicação usada no processo. 

Muitos programas de edição de vídeos profissionais possuem planos de acordo com a necessidade de cada trabalho. Entre os principais podemos citar o Adobe Premiere, o Final Cut, da Apple, e o Vegas Pro, da Magix.

  • Efeitos de Chroma-Key

Já ouviu falar do chroma-key? Esse efeito é famoso em muitos programas de TV e filmes que precisam economizar tempo e, claro, dinheiro. 

Trata-se de uma técnica que utiliza um fundo colorido (quase sempre verde) no estúdio, que será substituído por um movimento, imagem ou estática no processo de edição. 

Em muitas produções, é quase impossível perceber o efeito do chroma-key, tamanha precisão e qualidade da edição.

  • Corte seco

Os tipos de corte também dizem muito sobre um vídeo bem editado, não é à toa que existem vários tipos do gênero. 

Como as cenas são captadas sempre fora de ordem e de acordo com a disposição de elenco e locações, a edição de vídeos precisa decupar o material e cortar boa parte das cenas e deixá-lo mais coerente.

O corte seco é o tipo de corte mais comum, realizado sem efeitos de transição e quando há uma sucessão de imagens semelhantes, geralmente para deixar a produção mais rápida e dinâmica. Você pode ver esse estilo em muitos vídeos no Youtube para dar ritmo e ir “direto ao ponto”.

  • Áudio e Áudio mixer

Por fim, o áudio também tem espaço primordial em uma boa edição – caso seja subestimado, pode literalmente acabar com qualquer produção. 

Na edição digital muitos profissionais utilizam o mixer de som. Esse sistema está presente diretamente nos programas ou em aplicações específicas, como o Audio Mixer Player ou o Audacity.

Agora que você já sabe como editar vídeos, qual tal colocar nossas dicas em prática e bombar o seu negócio?  

Conteúdo criado pela equipe do Educamundo, o seu site de cursos online com certificado.