Popular entre especialistas em moedas virtuais, o blockchain é uma tecnologia disruptiva que vem ganhando cada vez mais espaço na indústria.

A popularização das moedas virtuais, em especial do bitcoin, fez com que a tecnologia por trás delas emergisse e chamasse a atenção de empresas e de especialistas da área.

O blockchain, ou “corrente de blocos”, surgiu em 2008 e pode ser entendido como o conjunto de regras que fazem a moeda funcionar.

Essa tecnologia possui algumas funcionalidades, sendo bastante comum no setor financeiro. Contudo, ela também vem sendo utilizada em outras áreas. Continue conosco neste post e veja mais sobre o blockchain.

O que é blockchain?

A tecnologia que sustenta as moedas virtuais, o blockchain, é uma cadeia de registros compartilhada, composta por blocos conectados. Ele funciona, basicamente, como um “livro contábil”, que registra as transações e armazena as informações em diversos computadores, atuando de maneira descentralizada.

O blockchain abre a possibilidade da realização de transações seguras, confiáveis e transparentes. Ele é uma das novas tecnologias que buscam aumentar a eficiência e a lucratividade das empresas. 

Blockchain e os contratos inteligentes

Em uma compra virtual, é comum que exista um intermediário entre os dois agentes do processo financeiro. Para colocar crédito no seu celular, por exemplo, você pode utilizar o Paypal, um aplicativo de transações financeiras. O dinheiro gasto por você, então, irá para a operadora telefônica, mas antes passará pelo Paypal, que poderá cobrar taxas.

Os contratos inteligentes são programações que rompem com essa necessidade de intermediários, pois são contratos que se auto executam. Eles funcionam como um documento tradicional, definem regras, estabelecem obrigações, benefícios e penalidades, e garantem a execução do processo estabelecido. A diferença é que eles são inquebráveis e os registros não podem ser modificados.

Estes contratos têm sido construídos, em sua maioria, no Ethereum, uma plataforma blockchain. Esta tecnologia programável oferece a possibilidade de estabelecer condições predeterminadas, incorporadas ao algoritmo, para execução de certa tarefa. Além disso, a plataforma oferece capacidade ilimitada de processamento e de criação de aplicações.

O uso do blockchain, entretanto, vai além das moedas virtuais e das transações financeiras, tendo impacto efetivo, por exemplo, em modelos tradicionais de gestão.

O blockchain além das finanças. Como utilizá-lo em sua empresa e quais suas vantagens

Além de atuar no setor financeiro, o blockchain pode ser aplicado em diversas áreas, indo da gestão de estoque ao controle de registros. Veja abaixo:

  1. Cadeia de suprimentos: o blockchain ajuda a reduzir custos e desburocratizar os processos de organização de estoque e de transporte dos suprimentos. Por meio da tecnologia de blocos, é possível rastrear e acompanhar toda a rota dos produtos de maneira segura e transparente.
  2. Sistema de registro de dados: possuir dados de cidadãos em um ambiente seguro e de fácil acesso pode evitar fraudes e facilitar diversos processos, como a abertura de contas bancárias. A tecnologia blockchain ajuda neste registro e torna seu armazenamento mais seguro, pois utiliza a criptografia dos dados e trabalha de forma descentralizada.
  3. Armazenamento em nuvem: nas grandes empresas, que dominam o mercado de nuvens, o armazenamento de dados e de informações é centralizado. Com  a tecnologia blockchain, os dados e informações são armazenados de forma criptografada e descentralizada, o que garante mais segurança,  pois não há um ponto comum para ataques de hackers.

No Brasil, o sistema ERP web tem sido referência de inovação. Além de integrar todo o controle e as informações dos diferentes setores e processos da empresa, o software armazena e funciona de maneira online. Com isso, é possível atingir muitas vantagens, como aumento de produtividade, otimização dos processos de produção e administração, redução de custos operacionais e administrativos, segurança da informação e tantos outros.