Conversão em emails significa pessoas realizando a ação para qual foram direcionadas através de sua campanha, ou seja, objetivo alcançado. A campanha está dando resultados. 

Embora há muito tempo a validade e durabilidade do Email Marketing tenha sido questionada, até hoje ele se apresenta como uma das estratégias do Marketing Digital que mais gera resultados. 

Inclusive, as taxas de ROI e conversão de emails geralmente são mais altas no Email Marketing do que em outras estratégias de marketing digital. Logo, você tem ao utilizá-la uma grande oportunidade nas mãos. Por isso, é importante entender como você pode usar essa ferramenta para construir um bom relacionamento com seus usuários e gerar as conversões que deseja

Mas esteja atento, conversão não se trata apenas de vendas, mas sim de encaminhar usuários para uma ação pré-estabelecida por você. Ao longo deste artigo, você poderá entender melhor sobre essa questão. 

O que significa taxa de conversão em email?

Ao programar um envio de email marketing, você deve definir um objetivo para este envio. A conversão em email significa que o usuário realizou a ação pré-definida por você após a leitura do email. 

Já a taxa de conversão em email, mede o percentual de inscritos em sua lista de envios que realizou esta ação. Por isso, medimos através dessa taxa o sucesso de uma campanha de email marketing. 

O que significa ROI?

Por mais que a taxa de conversão em email seja uma medida essencial para medir o sucesso de sua campanha é importante estar atento a outros fatores como o ROI. 

O ROI nada mais é do que o retorno sobre investimentos de suas campanhas. Ou seja, o quanto você teve de retorno financeiro e número de clientes, com base no valor investido para a circulação daquela campanha

Porém, apesar de o ROI estar diretamente ligado ao valor investido, é possível sim aumentá-lo sem mexer no orçamento inicial de investimentos. Para isso, é necessário aumentar as suas taxas de conversão em email. 

Assim, é essencial saber as melhores formas de aumentar o número de conversões de forma orgânica. Por isso, preparamos 3 dicas para que você consiga aumentar o seu ROI. 

3 dicas para aumentar a conversão em emails da sua campanha

1. Personalize o conteúdo para cada usuário

A personalização é uma das principais estratégias para aumentar a taxa de conversão em email. Para isso, é preciso construir cada email como único e especial para cada usuário, direcionando-o diretamente ao leitor daquele email. 

Assim, você pode escrever o nome da pessoa e se certificar que o conteúdo do email conversa diretamente com ela. Seja direcionando recomendações personalizadas sobre seus produtos, criando estratégias de copywriting ou adequando a frequência de emails de acordo com o perfil de cada usuário. Existem muitas formas de personalizar seus emails

Assim, o destinatário se sentirá único e importante e será mais fácil realizar a conversão que você deseja, pois grande parte das pessoas responde mais favoravelmente a emails personalizados. 

2. Use gatilhos mentais para converter

É importante que o assunto dos seus emails leve o destinatário a abrir a mensagem, só existirá conversão se o usuário se interessar em ler o email. Por isso, é essencial que esse assunto gere interesse. 

Mas como garantir que o assunto será instigante? Aposte na utilização de Gatilhos Mentais! Os gatilhos mentais são estratégias que produzem os estímulos desejados quando bem trabalhados. Por isso, é importante conhecer essa estratégia e trabalhá-la não só no assunto do seu email, mas em todo o conteúdo. 

3. Utilize chamadas para a ação bem definidas

As chamadas para ação servem justamente para dizer ao usuário qual a ação que você espera que ele realize. Só assim sua campanha atingirá seu objetivo. E essa ação não precisa ser apenas “compre este produto”. Você pode levá-los a baixar um ebook, fazer um cadastro, ler um artigo, entre outras ações.

Mas preste atenção, as chamadas para ação devem ser estruturadas de acordo com o objetivo da proposta daquele email. Não adianta usar várias chamadas para ação, isso apenas confundirá seu usuário e dificultará que ela execute a ação certa, o que leva a resultados não efetivos para a sua campanha. 

Dessa forma, trabalhando bem essas 3 estratégias com certeza você conseguirá melhorar os resultados de conversão em emails de sua campanha e estabelecer melhores resultados para o seu ROI.

Conteúdo produzido por Anette Araujo em parceria com a MisterPostman.