A inadimplência ameaça a saúde financeira de inúmeras empresas, inclusive daquelas focadas no segmento B2B. A consulta do Score CNPJ é a ferramenta essencial de quem pretende conceder crédito para empresas. 

O recurso oferece um parâmetro da situação financeira do cliente, permitindo a concessão do crédito sem elevar os riscos naturais da operação.

Pesquisar o score CNPJ seria então suficiente para se proteger contra fraudes e perdas financeiras? A resposta é: nem sempre! 

O mecanismo não pode ficar de fora da análise de crédito, mas é importante investir em outras técnicas e aplicações antes de definir se é viável vender a prazo para determinada empresa.

Aproveitando a parceria entre a Assertiva e a Soluções Industriais, reunimos a seguir algumas dicas sobre o score PJ e como sua empresa pode conceder crédito de forma eficiente e segura. 

O que é o score CNPJ?

O score CNPJ é a pontuação dada às empresas para avaliar o risco de crédito que ela oferece. Se baseia em modelos estatísticos, dados cadastrais e no histórico financeiro da empresa no mercado.

Para ter acesso ao score de uma pessoa jurídica é preciso ter acesso a um bureau de crédito. 

Essas empresas são especializadas em coletar e armazenar informações de pessoas físicas e jurídicas em diferentes fontes de dados no território nacional, de modo a garantir a proteção de seus clientes e do mercado de crédito em sua totalidade.

Cada bureau tem seus próprios critérios de avaliação sobre cada indivíduo ou empresa. Portanto, independentemente da pontuação apresentada na consulta de crédito PJ, é fundamental que a empresa delimite bem seus parâmetros de liberação de vendas a prazo.

Por que analisar o crédito antes de vender para empresas?

Embora não pareça à primeira vista, a análise de crédito PJ contribui para a melhoria de diversos processos atrelados ao negócio, tanto os financeiros como os não financeiros. 

É perceptível uma melhor sustentabilidade financeira em organizações que constroem sólidas políticas de crédito e avaliações de risco. Além desse diferencial macro, é relevante realizar a análise de crédito para:

Manter a inadimplência sob controle

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, promovida pela Confederação Nacional do Comércio, Bens, Serviços e Turismo (CNC) revela que, em agosto de 2020, 67,5% das famílias brasileiras se encontravam endividadas. 

Desse total, 26,7% tinham contas em atraso e 12,1% alegavam não ter como pagá-las. Esse número interfere não somente nas finanças do ramo B2C, mas na estabilidade das empresas-clientes que compõem as carteiras de negócios do B2B. 

Sem um controle adequado da liberação de crédito, esses números refletirão inevitavelmente no desequilíbrio do fluxo de caixa.

Prevenir as fraudes e golpes

Qualquer empresa está exposta a ameaças, internas e externas. É na concessão de crédito que entram grande parte desses riscos, entre eles as fraudes amigáveis, falsificações de documentos e os golpes oriundos do roubo de dados, entre outros tipos de fraudes bastante comuns.

Compreender melhor os riscos do negócio

Alguns problemas só se tem a dimensão exata quando vividos, outros podem ser facilmente identificados e medidos. 

A análise de crédito permite barrar algumas dessas ameaças antes que o negócio colha o prejuízo financeiro e demais consequências.

Ao estruturar esse setor você ganha a percepção, por exemplo, de que é melhor perder uma oportunidade de venda, se a confiança no consumidor for muito baixa, do que inflar os recebíveis de parcelamentos com pouca ou nenhuma garantia de retorno.

Diminuir os gastos com cobrança

Com menos títulos em atraso, a empresa reduz a necessidade de mão de obra na cobrança, assim como as despesas com ligações, localização de devedores, protestos, avisos de cobrança e outros processos para recuperação de dívidas.

Evidenciar os bons pagadores

Os processos exigidos na análise de crédito deixam a relação comercial mais transparente e segura, sem contar a contribuição à saúde financeira de ambos os envolvidos, credor e cliente.

Com ela, é possível também reconhecer o perfil daqueles que honram suas dívidas em dia e têm potencial para ampliar o volume de negociações com a empresa.

Uma medida interessante é recompensar esses bons pagadores e estreitar o relacionamento com eles.

Quais ferramentas utilizar ao consultar o score CNPJ dos seus clientes?

Conforme avançamos na consulta de score CNPJ, score CPF e análise de crédito, reparamos como a tecnologia e o aproveitamento de dados estão totalmente relacionados ao tema. 

O uso de boas ferramentas, portanto, interfere diretamente na eficiência desses processos e em uma redução de riscos bem sucedida. 

Com base em nossa expertise no mercado de crédito e na vivência prática de nossos clientes, listamos a seguir os principais recursos que podem fortalecer essa jornada.

Plataformas especializadas em crédito

Uma das principais etapas da análise é a consulta de crédito, momento em que a empresa pesquisa possíveis restrições no nome do consumidor, empresa ou de seus sócios. 

Esse acesso só é possível por meio de uma plataforma de consultas, disponibilizada por um bureau ou central de crédito.

Inteligência de mercado

Também conhecida como Business Intelligence (BI), é basicamente o uso inteligente dos dados internos e externos do negócio, estruturando análises, pesquisas, monitoramento de mercado para validar processos e melhorar a compreensão dos riscos de crédito. 

Baseia-se na coleta, monitoramento e análise de informações relativas ao comportamento, hábitos e atividades do consumidor. 

Política de crédito

Mencionamos lá no início a importância de definir regras para analisar e avaliar concessão de crédito. 

A ferramenta ideal para organizar esse processo é a política de crédito, pois além de facilitar a tomada de decisão, permite reduzir os custos operacionais do processo.

Existem alguns preceitos nesse ordenamento que não podem ser esquecidos, como o limite de crédito — conforme o perfil de cada cliente — condições e prazos de pagamento e os procedimentos em casos de inadimplência e negociação de dívidas.

Validação cadastral

Uma forma de assegurar ainda mais a consulta de score pessoa jurídica é solicitar alguns documentos que comprovem as informações do cadastro. 

Os mais comuns são o cartão do CNPJ, emitido pela Receita Federal, contrato social, relação de faturamento e de endividamento, entre outros.

Com essas informações em mãos você pode descobrir a liquidez da empresa, situação financeira e documental dos sócios, bem como as condições do cliente em pagar a dívida no prazo concedido.

Outro ponto importante é a verificação contra fraudes. Para tal, cruze as informações recebidas com sua própria base de dados e em sistemas de localização.

Incongruências em endereços, telefones ou filiação podem facilitar a identificação de golpistas se passando por representantes da empresa.

Quer elevar o patamar da sua análise de crédito?

Neste artigo você descobriu a importância do Score CNPJ e como tornar essa consulta ainda mais rica e inteligente. 

Esperamos que essas informações contribuam para a saúde financeira do seu negócio, otimizando as liberações de crédito e, consequentemente, favorecendo o relacionamento com seus clientes.

Vender para novas empresas e ampliar o alcance é sempre bom. Contudo, à medida que as oportunidades aumentam, é necessário ter uma operação de crédito bem estruturada, que atenda essa demanda com maior segurança e baixo custo.

Comente aqui abaixo suas impressões sobre o tema. Em seguida, convidamos você a conhecer também outro de nossos conteúdos, onde apresentamos as 7 melhores ferramentas para análise de crédito. É só clicar aqui!