Você sabe qual a função de uma plataforma de CRM para a indústria? Vivemos uma grande evolução tecnológica nos últimos tempos e a cada dia novos processos são otimizados e automatizados para garantir que as indústrias se mantenham competitivas e atualizadas. 

Por isso, adotar tecnologias para o aumento da produtividade deixou de ser um investimento apenas para grandes corporações, mas uma necessidade para todos os setores, inclusive o industrial. 

Mas tão importante quanto a área operacional de uma indústria é a gestão. Afinal, independente do segmento, não se conquista o sucesso ou os resultados desejados apenas com a produção. Antes de produzir precisamos entender como, quando e porque a área comercial está vendendo bem.

Por isso, a gestão precisa ser uma área de bastante atenção para o setor industrial. É preciso que ela esteja atualizada e conheça muito bem as ferramentas que podem ajudar no processo de gerir o negócio e evitar desperdícios na produção. 

Também é preciso ter em mente as necessidades dos clientes e trabalhar para entregar aquilo que os consumidores desejam. Dessa forma, neste conteúdo vamos abordar os benefícios de uma plataforma de CRM para a indústria.

Afinal, a rotina de uma indústria costuma ser bastante diferente do modelo de trabalho de outras empresas. A principal diferença está na escala de vendas e principalmente no volume produção, que é muito maior. 

Justamente por isso vamos apresentar aqui os principais pontos positivos  que a indústria saiba como buscar ganha com uma plataforma CRM que atenda às suas particularidades e como eles podem ser aplicados com sucesso na rotina de trabalho. 

Continue a leitura e confira! 

O que é um CRM?

Antes de entender os benefícios de uma plataforma de CRM para a indústria, é preciso ter claro o que é um CRM. Quais as funcionalidades desta solução e como as empresas aumentam suas vendas por meio do relacionamento com o cliente?

O CRM (Customer Relationship Management) ou Gestão de Relacionamento com o Cliente é uma ferramenta que consiste na aplicação de estratégias de negócios e visa o armazenamento de dados e informações de clientes em um só lugar. 

Além disso, a plataforma fornece aos usuários a possibilidade de gerenciar a sua carteira de clientes e mapear os interesses e necessidades de cada um deles. Promovendo assim um conhecimento maior sobre os consumidores e possibilitando a gestão de relacionamento. 

Com isso é possível contribuir na captação de novos clientes e gerar mais vendas. Mas os benefícios de uma plataforma de CRM para a indústria não param por aqui. É possível armazenar dados os dados gerais de contato, assim como as atividades diárias e os contatos realizados. 

Então, podemos dizer que o CRM armazena uma série de informações necessárias para uma boa gestão de relacionamento com os clientes e assim é mais fácil entregar aquilo que desejam e garantir o sucesso do cliente e da empresa. 

O CRM promove uma interação dos dados e de acordo com os resultados fornece informações valiosas para que a empresa atenda cada vez melhor os seus consumidores.

Principais benefícios de uma plataforma de CRM para a indústria

A construção de um canal de relacionamento

Com uma plataforma de CRM para a indústria, é possível estruturar um canal que abrange desde o relacionamento com os clientes e fornecedores até os demais setores da indústria. 

Os maiores beneficiados com a gestão promovida pelo software são os representantes comerciais da indústria, os responsáveis pelo marketing e também pelo sucesso do cliente.

A partir do sistema, o gestor de vendas consegue ver todas as interações realizadas pela equipe. Os vendedores, por sua vez, conseguem ter um histórico completo de vendas anteriores para melhorar suas abordagens com cada cliente.

Estabelecimento e automatização de processos

Independe do setor, seja uma empresa ou uma indústria é fundamental que a equipe tenha processos muito bem definidos.  

Como a indústria costuma possuir um processo mais complexo e lida com quantidades massivas de produtos, ela depende que todas as etapas do processo de compra sejam respeitadas e que a entrega seja feita da melhor forma possível. 

Contar com uma plataforma de CRM na indústria é essencial para que esses processo sejam obedecidos, porque como já foi dito, garante que todos os contatos e conversas com os clientes e os possíveis clientes serão registrados.

Além disso, muitas plataformas contam hoje com automações de todos os tipos para reduzir a burocracia desses processos e evitar que erros humanos interfiram nos resultados.

Facilidade de configurar e precificar produtos

Mesmo que seja uma necessidade corporativa, a geração de propostas costuma ser uma atividade que consome muito tempo.

O preenchimento de produtos e valores, a formulação de conteúdo e a garantia que todas as informações estejam preenchidas corretamente, costumam roubar tempo de operação. 

Com uma plataforma de CRM para a indústria é possível precificar e configurar produtos de forma muito mais ágil e fácil. Também é possível automatizar propostas e orçamentos, além de organizar o preenchimento de informações. 

Os benefícios do CRM para a indústria não param por aqui

Com uma plataforma de CRM para a indústria, permitindo que funções de organização e análise sejam agilizadas ou automatizadas, é possível focar no cliente em vez de focar na busca por informações, otimizando o tempo de produção das equipes envolvidas.

Além de proporcionar que a empresa tenha maior controle sobre seu mercado sem a necessidade de realizar altos investimentos. Mas para que isso aconteça é preciso se certificar que a plataforma de CRM para a sua indústria permita integrações necessárias com os outras soluções tecnológicas.

Neste caso, estude a importância de plataformas de Big Data, sistemas de ERP e principalmente como encaixar tudo isso a sua operação. Caso tenha ficado alguma dúvida, entre em contato com a Ploomes e conheça mais sobre nossas soluções de CRM, CPQ, workflow e relatórios. 

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