//O que é sistema EAD e por que implementá-lo na sua empresa

O que é sistema EAD e por que implementá-lo na sua empresa

Saiba como um sistema EAD pode ser fundamental para a efetividade de treinamentos corporativos.

Assim como qualquer outro setor da sociedade, a educação sofreu muitos impactos com a chegada da transformação digital. Da mesma forma que a tecnologia é fundamental para aumentar o nível de competitividade das empresas, na educação, seja ela tradicional ou empresarial, ela é essencial para otimizar o aprendizado. O sistema EAD está aí para provar isso!

A realização de treinamentos trouxe muitas vantagens para o mundo corporativo. Afinal, a capacitação e o desenvolvimento de pessoas é a base para o sucesso de um negócio. Com colaboradores mais preparados e engajados, sua gestão encontrará mais facilidade para desenvolver setores, otimizar processos e melhorar tanto a qualidade do produto/serviço, quanto o relacionamento da empresa com o cliente.

Porém, criar conteúdo, organizar a logística do treinamento, disponibilizar material e gerenciar tudo, é uma tarefa que exige muita atenção e trabalho. Por isso, muitos gestores preferem preparar suas aulas e gerenciar seus cursos através de um sistema EAD (ensino a distância).

Mas você sabe o que é EAD? Nesse artigo, iremos te mostrar o que é ensino a distância e como essa modalidade de aprendizagem pode ser implementada e aproveitada.

O que é sistema EAD?

Como falamos anteriormente, EAD significa Ensino a Distância. Dessa forma, um sistema EAD pode ser entendido como um conjunto de ferramentas e tecnologias da informação usado para mediar práticas pedagógicas como o ensino e aperfeiçoamento de pessoas.

Indo direto ao ponto, um sistema EAD é um software de ensino e aprendizagem online, que integra as ferramentas necessárias para que instrutores e alunos se conectem sem a necessidade de aulas presenciais.

Principais vantagens de um sistema EAD

Toda a tecnologia envolvida nesse tipo de sistema facilita o gerenciamento do treinamento e o acompanhamento dos alunos. Dessa forma, quando integrada às estratégias de uma organização, o sistema EAD, através de um LMS (Learning Management System) é capaz de entregar grandes vantagens, como:

  • Permite a otimização dos processos de gestão da aprendizagem;
  • Reduz custos como deslocamentos, manutenção de espaço físico, entre outras despesas de logística;
  • Faz com que a distância não seja mais um desafio para capacitação de pessoas independentemente da localização geográfica;
  • Flexibiliza o acesso aos cursos, dando mais liberdade para que os próprios usuários organizem a rotina de estudos;
  • Permite o desenvolvimento de cursos sob medida, respondendo a demandas específicas de diferentes setores de uma empresa, por exemplo.
  • Fornece uma experiência de aprendizado integrada e intuitiva, facilitando o engajamento com o curso;
  • Permite acompanhar relatórios e monitorar facilmente o desempenho dos alunos;
  • Criação de trilhas de aprendizagem;
  • É mais acessível, já que o aluno tem a comodidade de acessar as aulas novamente, quando quiser e onde estiver.

Além disso, um sistema EAD consegue resolver um dos maiores desafios da realização de treinamentos: a falta de engajamento dos participantes. Uma plataforma EAD possui um conjunto de funcionalidades que facilitam a interação do usuário. Com isso, além do aluno poder se relacionar com o instrutor, ele poderá se conectar com outros usuários.

Essa tecnologia permite ainda o desenvolvimento de atividades que utilizam a gamificação para fomentar a participação e o envolvimento dos participantes com as aulas. Enfim, aumentando o engajamento dos alunos, fica mais fácil garantir a efetividade do treinamento e alcançar os resultados esperados.

Como um sistema EAD pode ser implementado em uma empresa?

Um sistema EAD pode ser implementado em qualquer ambiente de ensino, seja em escolas, universidades ou em treinamentos corporativos. Aliás, a modalidade é cada vez mais bem vista entre gestores que buscam capacitar seus times e engajar suas equipes. Selecionamos alguns exemplos de como essa modalidade pode ser implementada na prática.

Capacitação de colaboradores

Independentemente do segmento que uma empresa atua, é bem provável que periodicamente ela precisará treinar novos colaboradores, líderes e equipes. Além, é claro, de disponibilizar cursos de atualização para os antigos funcionários.

Com um sistema EAD, o gestor poderá organizar um treinamento online mais dinâmico, intuitivo e atrativo. As equipes de trabalho terão mais flexibilidade e acessibilidade no acompanhamento das aulas e sua empresa poderá evitar interrupções no trabalho, como acontece em treinamentos presenciais.

Os recursos de customização e gerenciamento de aprendizagem que um sistema EAD oferece permite, por exemplo, que você crie um pequeno curso de boas-vindas especificamente para os novos colaboradores. Esse tipo de ação pode garantir que toda a sua empresa funcione de forma engajada, integrada e alinhada em relação aos detalhes mais importantes sobre trabalhos e metas.

Troca de experiências

Fomentar a troca de experiências entre os colaboradores pode resultar em benefícios fantásticos para a empresa. Já imaginou se os seus colaboradores mais experientes tivessem um espaço virtual adequado para compartilhar suas expertises com os menos experientes? Esse espaço pode ser um sistema EAD.

Em uma plataforma EAD, essas experiências compartilhadas podem ser salvas como dados, informações e conteúdos para que futuros alunos possam absorver. Arquivos compartilhados podem ser disponibilizados em outros treinamentos, a qualquer momento.

Isso também pode contribuir para a fomentação de uma cultura de cooperação interna, fundamental para o desenvolvimento de todos. Vale lembrar que, se o time melhora, o desempenho da empresa como um todo também melhora.

Ensino complementar

Talvez, você conte com um colaborador talentoso, porém, o mesmo não possui uma habilidade específica desejada pela empresa. Se ele for mesmo um talento para a empresa, seria uma perda deixar de contar com um profissional assim, não é mesmo?

Com um sistema EAD, o gestor, ao invés de precisar contratar outra pessoa para ocupar esse cargo, pode apenas complementar a qualificação desse profissional.

Isso é possível porque, além do treinamento interno promovido pela sua empresa, você pode oferecer outros cursos aos colaboradores. A mesma solução de gerenciamento pode ser usada para aplicação de cursos de inglês ou espanhol, por exemplo. Já pensou em quantas possibilidades não podem ser exploradas através desse recurso?

Quais recursos podemos encontrar em um sistema EAD

Uma plataforma EAD eficiente entrega aspectos facilitadores. A ideia é que os resultados dos cursos e treinamentos sejam os melhores possíveis e a experiência de ensino e de aprendizagem seja marcante.

Essa tecnologia oferece recursos como:

  • Interface amigável;
  • Simplificação na disponibilização e armazenamento de conteúdos;
  • Ferramentas para comunicação, como chats, fóruns e etc;
  • Um sistema eficiente de avaliações e emissão de certificados;
  • Opções para feedbacks individuais;
  • Controle para monitoramento de acessos e atividades;
  • Entrega conteúdos em diferentes formatos, como vídeos, infográficos, e-books, áudios, e etc;
  • Possibilidade de acesso por dispositivos móveis;
  • Opções de customização; entre outros.

Enfim, é importante deixar claro que o treinamento presencial ainda pode ser válido para sua estratégia, e até mesmo integrado a uma plataforma digital para facilitar o gerenciamento do mesmo.

De qualquer forma, a tecnologia pode entregar para sua empresa ferramentas incríveis para potencializar os resultados de cada treinamento realizado. Se você, como gestor deseja explorar as inúmeras vantagens de uma plataforma online para gerenciamento de ensino, é hora de considerar o apoio de um parceiro tecnológico.

Com um parceiro tecnológico, você poderá desenvolver uma solução digital sob demanda, especialmente para atender os detalhes mais específicos da sua estratégia de ensino a capacitação. Não perca a chance de potencializar o seu time e deixar seus treinamentos muito mais efetivos.