Não há como contornar o fato de que o Marketing Digital está em um grande momento. Ele veio para ficar, pois sua importância foi adotada por milhões de empresas em todo o mundo. Se você ignorá-lo, certamente perderá muitas oportunidades.
Com cerca de 4,5 bilhões de pessoas ativas na internet, o foco em estratégias de Marketing Digital tornou-se uma necessidade do momento. Em 2021, o Marketing Digital ganhou força, já que a maioria das empresas começaram suas atividades em casa.
O escopo do Marketing Digital é impressionante. De acordo com estatísticas recentes, mais de 60% da população mundial usa a Internet, o que é suficiente para as empresas encontrarem seus clientes online.
Uma maneira de ter resultados mais rápidos, assertivos e duradouros é optar por contratar uma agência de Marketing Digital. Assim, os profissionais poderão criar formas, maneiras e estratégias para conseguir atingir metas e obter os resultados esperados pelos clientes.
Principais Canais para fazer Marketing Digital
Criar uma conta no Facebook ou até no Instagram é gratuito caso você queira aproveitar o poder das mídias sociais. Isso é bom para pequenas empresas com um orçamento apertado. Algumas ferramentas para fazer Marketing Digital básico são gratuitas e podem trazer ótimos resultados.
Atualmente, uma das redes sociais que mais trazem interação é o TikTok. Essa rede social pode ser uma ótima ferramenta para sua empresa. Mas as redes sociais não ficam limitadas a isso. Temos também, YouTube com conteúdo em vídeo, temos o Spotify com áudios, músicas, e podcast, o Google que atualmente é o maior buscador do mundo, entre outras.
Grande alcance
Com o Marketing Digital em vigor, não há limites a serem alcançados. Você tem a oportunidade de mostrar sua marca para públicos nacionais e internacionais. Entretanto, começar atuando de maneira pequena e ordenada é a forma mais concreta de conseguir resultados bons e sólidos.
Construir um site, e-commerce ou blog de maneira ordenada é a garantia de resultados mais duradouros. Para conquistar e atingir mais pessoas, a estratégia por trás de todo o conteúdo é o ponto-chave para o sucesso.
Basicamente, a estratégia define tudo que será criado, postado, compartilhado e gerado. Ela pode e deve englobar o sistema como um todo, definindo quais postagens devem virar vídeos, imagens e conteúdo.
Constantes mudanças
As principais redes sociais passam por atualizações de forma constante. Assim, o profissional de Marketing precisa estar atento ao que está acontecendo com as atualizações, novas métricas e principais tendências para criar estratégias certeiras.
Vamos falar um pouco das principais tendências que estão rolando no mundo digital. Acompanhe conosco!
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Marketing de conversação
Para criar relacionamentos cada vez mais pessoais entre marcas e consumidores, mais e mais empresas estão adotando uma abordagem conversacional em muitos aspectos da comunicação com seus públicos, inclusive por meio do Marketing.
Quando os consumidores de hoje querem entrar em contato com uma empresa, eles não querem esperar dias ou mesmo horas para serem ouvidos, e, para isso, os profissionais de Marketing em todos os lugares estão prestando atenção.
De acordo com a pesquisa, 82% dos consumidores modernos esperam que as empresas respondam imediatamente quando tiverem dúvidas ou preocupações.
Eles querem encontrar o que estão procurando no exato momento em que estão procurando, mesmo que seja fora do horário comercial. O Marketing de conversação elimina a adivinhação de dar aos clientes o que eles querem, aproveitando a comunicação centrada na conversa para gerar engajamento e converter leads.
Geolocalização
O Marketing baseado em localização já existe há algum tempo, mas está evoluindo de maneiras interessantes e que todo profissional de Marketing Digital deseja conhecer. A Geolocalização é uma técnica de Marketing inovadora que deve crescer exponencialmente em 2022 e até 2023 com a crescente importância da tecnologia móvel.
Por exemplo, ao realizar procura por determinada loja, restaurante ou qualquer segmento no Google Maps, Waze ou até mesmo no Google convencional, a localização precisa estar exata, além de informações como dias e horários de funcionamento, feedbacks, avaliações e demais informações relevantes para quem busca.
Segurança de Dados
Os consumidores querem se sentir seguros com as marcas com as quais fazem negócios. Ter a base de dados de todos os seus clientes e parceiros em segurança é primordial para todos os nichos e segmentos da internet.
A privacidade é definitivamente uma grande parte disso, mas também a segurança geral do seu site e interface de compras. Uma alta taxa de rejeição não é apenas ruim para os negócios, mas também ruim para seus rankings do Google.
Ative o protocolo HTTPS do seu site para ajudar a mostrar que ele é seguro. Tenha um bom e seguro servidor para que os usuários fiquem despreocupados ao fornecer todos os dados pessoais e bancários, se for o caso.
No Marketing Digital, o mundo não tem fronteiras, por isso estude as melhores técnicas, veja as atualizações da internet, busque conhecimento e coloque em prática o que aprendeu.