Prever e resolver problemas podem parecer coisas impossíveis de se fazer, não é mesmo? A realidade, no entanto, é que como proprietário de um negócio você precisa de um bom planejamento para se antecipar a esses imprevistos. 

Embora não seja possível prevê-los, uma boa preparação pode ser fundamental para ajudar na resolução de empecilhos capazes até mesmo de afundarem um negócio promissor. 

Seja em uma startup ou em grandes indústrias, a manutenção dos recursos e dos colaboradores que fazem parte da organização é fundamental. O principal papel do gestor é proporcionar um ambiente seguro onde todos possam desenvolver o seu trabalho com eficiência. 

Porém, faz parte da cultura dos brasileiros agir de forma reativa, ou seja, tomar atitudes após o surgimento do problema. Na gestão de um negócio, para garantir a sobrevivência durante uma crise é preciso pensar com antecedência nos mais diversos cenários, mesmo que eles não aconteçam.

Quer saber como se antecipar aos problemas na sua indústria? Então, não deixe de acompanhar o conteúdo. 

Problemas sempre haverão, mas como resolvê-los?

Empreendedores que são grandes solucionadores de problemas em qualquer indústria também são os mais bem preparados para resolverem as necessidades de seus clientes de forma eficaz. 

Na verdade, todo negócio tem a ver com soluções para os problemas do cliente. Eles são uma parte diária de todos os negócios e ambientes pessoais. Ou acha que só porque o Instagram de uma marca de plataforma niveladora de doca tem fotos incríveis, que não há desentendimentos entre colaboradores?

Assim, cabe a todos nós trabalharmos para dominar a disciplina. Se debruce em livros, assista vídeo aulas, leia textos referentes ao nicho e gere experiência. 

Aproveite o tempo para definir o problema claramente. Muitos empreendedores gostam de entrar no modo de solução, antes mesmo de entender o problema. Em alguns casos, um pequeno problema pode se tornar um grande se você atacá-lo com ações inadequadas. Assim como tudo na vida, a clareza guiará o caminho.

Abaixo separamos os principais pontos para a resolução e antecipação de problemas na indústria. 

Desafie a definição de todos os ângulos 

Cuidado com qualquer problema para o qual haja apenas uma definição. Quanto mais maneiras de controlá-lo, maior a probabilidade de encontrar a solução. Por exemplo: se os resultados atuais demonstram queda em relação as meses anteriores, algo precisa ser feito.

Isso pode significar concorrentes fortes, publicidade ineficaz ou um processo de vendas ruim. Por que não fazer reuniões com os setores responsáveis para irem direto ao ponto? Várias cabeças pensam melhor do que apenas uma!

Questione a causa do problema 

Tente encontrar a causa raiz, ao invés de tratar apenas um sintoma. Se você não chegar lá, é correto afirmar que o problema continuará se repetindo dia a dia, mês a mês, ano a ano, talvez com sintomas diferentes. Não perca tempo resolvendo dez vezes a mesma coisa.

Até porque, esta ‘bola de neve’ aumentará a cada nova aparição, quase como um vírus em mutação, e quando você perceber já pode ser tarde demais. Por este motivo, não deixe pontas soltas quando identificar algo que não esteja dando certo. 


Veja também:


Identifique várias soluções possíveis

Quanto mais soluções possíveis você desenvolver, maior a probabilidade de encontrar a certa. A qualidade parece estar atrelada de forma direta com a quantidade de resoluções.

É assim em todos os setores e no ramo industrial não seria diferente. Faça um checklist, anote em uma agenda, crie planilhas, enfim deixe sempre registrado todos os problemas e as possíveis soluções para a resolução. 

Priorize soluções potenciais

Por fim, após deixar registrado os problemas, causas e possíveis soluções, chegou a hora de priorizar aquelas em que mais enxerga potencial para serem a chave para a resolução dos problemas. 

Uma solução longa, geralmente, tem excelência e maior complexidade, prazo extenso e custo relativamente mais robusto.  Existe uma regra que diz que todo grande problema já foi um problema que poderia ter sido resolvido mais facilmente em outro momento, por isso foque no que deve ser feito.

Implemente essas ideias

Mudanças sutis na maneira como você aborda seus colaboradores, podem fazer uma enorme diferença a longo prazo. Algumas exigem mentalidade diferenciada, outras requerem um pequeno investimento de capital. No entanto, os custos iniciais podem valer a pena.

Essas ideias são fundamentais, mas use-as como pontos de partida para ajudar a preparar sua empresa para situações complicadas.

Comece pequeno

Primeiro, vale a pena notar que muitas empresas falham porque apresentam uma “solução” para um problema que não precisa ser resolvido ou nem existe. 

Uma maneira de evitar esse cenário é incluir a pesquisa de mercado e falar com seu público-alvo. Eles realmente querem o que você está fazendo? Esteja certo disso.

Em seguida, à medida que lança seu produto ou serviço, crie protótipos e amostras grátis. Talvez isso signifique testar se sua embalagem realmente funciona, antes que seus eles voltem e reclamem. 

Converse com as pessoas

Mas não fale com “qualquer pessoa” – fale com seu pessoal. Certifique-se de que as linhas de comunicação estejam abertas para que seu negócio se fortaleça. 

Se não souber o que realmente está acontecendo em sua organização, não poderá ver possíveis problemas e, consequentemente, antecipar complicações que podem surgir.

Além disso, não ter acesso a todos os setores significa que situações que poderiam ser facilmente contidas, podem sair do controle antes mesmo de entendê-las. Nesse caso, o que você não conhece pode prejudicá-lo.

Diversifique sua empresa

Nos negócios, a diversidade é importante por muitas razões e tem sido assim há tempos. Mas no caso de prever e resolver problemas antes que eles aconteçam, cercar-se de um grupo diversificado de pessoas é vital.

“Várias cabeças pensam e agem melhor do que apenas uma”. Já escutou esta frase? Pois bem, ela é corretíssima!

Por mais que goste de acreditar no contrário, ver o mundo através de suas próprias lentes não é tão bom. Verificar alguns problemas e as soluções que você acha que eles precisam está ok. Mas isso significa que outros caem no esquecimento.

Conclusão

Como podemos observar durante o conteúdo, a melhor forma de se antecipar aos problemas na indústria é como um planejamento a curto, médio e longo prazo. 

Dentro do planejamento deve estar previsto como a empresa deverá funcionar diante de cenários pensados previamente e nesse caso é preciso incluir situações que fogem do esperado ou ideal. 

Além disso, estude casos de empresas que enfrentaram e sobreviveram a crises anteriormente, lembre-se e preveja que há diferentes tipos de cenários que podem acontecer. 

A empresa pode enfrentar crises de diferentes origens. Seja uma crise financeira, no mercado como um todo, uma crise na imagem da marca, dentre outras. 

Agora que você já sabe como se antecipar aos problemas na indústrias, tá esperando o que para iniciar um bom planejamento? 

Gostou do conteúdo? Conte para gente nos comentários e não deixe de acompanhar as novidades. 

 

About the Author: Lucas Souza

Avatar
Formado em Jornalismo pela Universidade Paulista. Decidiu cursar jornalismo porque sempre gostou de ler e impactar as pessoas com suas palavras. É Assessor de Imprensa e criador de conteúdo na Plataforma Soluções Industriais. Apaixonado pela escrita, compartilhar conhecimento e por futebol.

Posts Relacionados