O que faz um analista de sistemas? Quais são os tipos de serviço que eles realizam? Vale a pena contratar um analista de sistemas para a minha empresa? Vale a pena trabalhar como analista de sistemas? Quais são as atribuições que um analista de sistemas recebe e precisa cumprir diariamente? Qual o salário médio?

Trabalhar com tecnologia nos dias atuais já não é mais algo visto como fora da curva. Pelo contrário, já é algo comum e que cada vez mais pessoas buscam espaço no mercado de trabalho em questão. Dessa forma, é interessante que conheçamos um pouco mais sobre algumas profissões base dessa área de tecnologia.

Se você gosta de tecnologia, pode gostar do texto: O que é middleware.

Não podemos segmentar tudo a um tipo de linha de trabalho: existem aqueles que trabalham com a mão na massa, fazendo trabalhos físicos com montagens de PCs e organização de data centers, os famosos engenheiros da computação, que fazem toda a parte física funcionar para o restante poder existir.

Por outro lado, existem os desenvolvedores e programadores, entrando também os analistas de sistemas nesses grupos. São profissionais pagos para realizarem o melhor trabalho possível dentro de plataformas complexas e que podem mudar o cotidiano das pessoas através da praticidade que conferem ao cotidiano.

No conteúdo de hoje, portanto, vamos analisar um pouco mais sobre essa que é uma profissão que realmente chama atenção: a de analista de sistemas. Portanto, caso queira entender de forma simples, mas direta e também completa sobre o que faz um analista de sistemas, acompanhe-nos até o final do conteúdo para conferir maiores detalhes. Vamos lá!

O que faz um analista de sistemas?

Afinal, o que faz um analista de sistemas? Não é claro? Ele analisa sistemas. Apesar da brincadeira, a afirmação é verdadeira, porém não tão simples assim, levando em conta complexidades que podem ser encontradas em softwares e hardwares que podem necessitar de alguma análise específica.

Em suma, um analista de sistemas possui o trabalho de analisar um sistema específico (software ou hardware) e apontar possíveis problemas (bugs), melhorias significativas que podem aumentar a produtividade, além das soluções para os bugs que possivelmente podem ter sido encontrados.

Em sua grande maioria, os analistas de sistemas também são programadores. Isso acontece porque, para analisar programas, seus problemas e indicar soluções, é necessário ter conhecimento de diversas línguas de programação que compõem sites e aplicativos contidos na web.

Existe formação para analista de sistemas?

É uma profissão que, como mencionado, é mais complexa do que se imagina. No passado (e ainda atualmente) a grande maioria dos analistas era autodidata, ou seja, aprendiam tudo aquilo que sabiam por experiência própria, os ditos nerds, geração que cresceu em frente ao PC e conseguiam debulhar todo tipo de sistemas, fosse ele físico ou online.

Porém, nos dias atuais é mais comum encontrar profissionais que realizaram algum curso de especialização – mas, como mencionado, autodidatas ainda são presentes em grande parte dessa profissão. Esses cursos de especialização costumam ser individuais, falando somente sobre uma língua de programação (Java, Phyton, etc.).

Dessa forma, quanto mais versátil é o currículo do analista de sistemas, maior é a sua possibilidade de trabalho. O contrário também é verdadeiro: empresas de TI também buscam por analistas de sistemas que são especialistas em uma linguagem. Portanto, recomendamos que conheça um pouco sobre todas (até para conseguir dar conta de alguma demanda específica em paralelo), mas busque a especialização em alguma com que mais se identifique.


Veja também:


Vale a pena ser analista de sistemas?

Mas, e vale a pena trabalhar com a análise de sistemas? Sim e não. Atualmente, a demanda maior no mercado da Tecnologia da Informação (TI) é por programadores “raízes”, ou seja, aqueles que não somente analisam sistemas, mas criam plataformas (sites, aplicativos, sistemas de gerenciamento, etc.) para as mais diversas funcionalidades possíveis.

Para se ter uma noção, a Irlanda, país europeu localizado perto do Reino Unido (mas não participante) está “importando” programadores para trabalhar no país, receber um salário alto em euros, ganhar nacionalidade irlandesa e poder se deslocar por toda a Europa sem maiores problemas.

De qualquer forma, os analistas de sistemas ganham seu dinheiro. Então, pelo lado do “sim” que mencionamos, vale a pena trabalhar com a análise de sistemas, mas o seu maior mercado ainda é aqui no Brasil. É possível trabalhar em grandes empresas de TI, já que o número de profissionais qualificados ainda é menor do que a demanda.

Quanto ganha um analista de sistemas?

Mas, e quanto ganha um analista de sistemas? Como mencionado, você vai ganhar em Real, mas ainda sim sua faixa salarial é maior do que várias profissões mais comuns em solo brasileiro. Em média, um analista de sistemas iniciante pode ganhar entre 5 e 7 mil reais mensais, enquanto o salário de um analista sênior pode passar dos 15 mil reais mensais.

E aí, está bom para você? Ficou alguma dúvida sobre o que faz um analista de sistemas? Deixe seu comentário abaixo. Até a próxima!