//O que é a indústria 5.0 e quais seus impactos?

O que é a indústria 5.0 e quais seus impactos?

Neste artigo você vai conferir os seguintes tópicos:

A indústria 5.0 é uma realidade que vem sendo adotada por diversas empresas ao redor do mundo. Esse novo momento no mundo dos negócios, busca aprimorar ainda mais os setores produtivos das companhias.

Os principais objetivos da nova era industrial é alinhar e integrar ainda mais as tecnologias e inteligências artificiais à mão de obra humana, tornando os processos mais rentáveis, ágeis e excelentes.    

Podemos dizer que essa evolução é fruto da indústria 4.0. Logo, a indústria 5.0 tem como meta aprimorar as inovações tecnológicas daquela época para melhorar os resultados e trazer maiores benefícios para a sociedade. Entre alguns pontos estão:

  • Diminuir os custos com matéria-prima;
  • Fornecer respostas precisas às necessidades imediatas;
  • Diminuir o índice de erros e desperdício na produção;
  • Melhorar a performance das máquinas;
  • Diminuir o tempo de mão de obra;
  • Preservar o meio ambiente.

Pensando na importância e nos impactos que a indústria 5.0 irá proporcionar para a sociedade, preparamos este conteúdo especialmente para que você possa entender tudo sobre essa nova fase da revolução industrial. Ficou curioso? Então não deixe de acompanhar. 

O que é a Indústria 5.0?

 

Como citamos anteriormente, a indústria 5.0 é uma continuação do que foi a 4.0, baseado nisso, podemos dizer que é um novo momento para estreitar a relação entre ambientes físicos e virtuais. Criando uma nova forma de consumir, interagir e se conectar.

Caracterizada pela união das máquinas e seres humanos e com o objetivo final de dar valor à produção, criando produtos personalizados e capazes de atender às necessidades específicas dos clientes. A Indústria 5.0 promete ser uma virada de mesa, com diferentes benefícios independente do ponto de vista.

Principais impactos da indústria 5.0 

A Indústria 5.0 tem um enorme potencial de transformação para o mundo. Ele tende a tornar os processos de fabricação mais sustentáveis, inclusivos e, assim, melhorar a qualidade de vida de todos.

Por este motivo, essa revolução não deve ser vista como uma forma das máquinas “roubarem” os empregos e trabalhos humanos, muito pelo contrário. Nessa situação, o que se espera é uma redefinição das responsabilidades e atividades, principalmente na integração entre humanos e robôs.

Desse modo, a produção terá capacidade de ser mais performática e leve para os trabalhadores, que não estarão envolvidos diretamente em toda jornada industrial.

Isso é um avanço benéfico para as nossas vidas e o mundo tende a se adaptar aos poucos, pois para manter a lógica da produção de nossa sociedade, é necessário que os humanos continuem a produzir e também consumam sob as mais diversas formas. 

Sendo assim, se você tem uma empresa de automação residencial, por exemplo, as inovações tecnológicas da indústria 5.0 vão facilitar a produção de recursos e a implementação de novas tecnologias. 

Tendências da indústria 5.0

Acompanhar as tendências do ramo industrial é fundamental para toda empresa que deseja alcançar grandes projeções e se destacar no mercado.

As novidades que chegam na indústria geralmente são utilizadas em outras áreas, e por este motivo é importante ficar ligado nas inovações desse segmento. 

O ramo industrial constantemente busca por reformulações, e isso consequentemente traz muitas novidades para o setor, tanto em tecnologia, quanto em organização empresarial.  

Dessa forma, a indústria 5.0 traz muitas tecnologias que ganharão ainda mais força nos próximos anos. Entre elas estão: 

Internet das Coisas (IoT) 

A IoT consiste em permitir a conexão entre o mundo físico e o virtual. Os equipamentos terão cada vez menos intervenção humana, o que permite a produção em larga escala.

Sendo assim, monitorar todos os processos industriais se torna muito mais simples, além de ser possível saber a melhor forma de otimizar os equipamentos. 

O sistema também auxilia no combate contra ataques de hackers, que invadem os sistemas com o objetivo de roubar os dados da companhia. 

Nanotecnologia

Essa é a tecnologia utilizada para manipular materiais em uma escala atômica e nanométrica. 

Ela cria inúmeras possibilidades de uso em diversos setores, como o farmacêutico, setores da economia, da construção civil, do agronegócio, biomédico, eletroeletrônica, entre outros. 

A nanotecnologia também possibilita a criação de embalagens especiais para alimentos, roupas que repelem a proliferação de bactérias, e até mesmo para de componentes para a fabricação de fios e cabos elétricos, por exemplo.

Por isso, é importante ficar ligado nas novidades e conhecer todos os benefícios que podem ser aplicados por meio da nanotecnologia.

 


Veja também:


Impressoras 3D

As impressoras 3D já são bem conhecidas, mas a tendência é que essa tecnologia ganhe ainda mais espaço, principalmente nas indústrias. 

Com esses equipamentos, é possível desenhar o produto desejado de maneira personalizada, com perfeição, alto nível de realismo e com uma grande economia no processo de produção.

Se antes era necessário gastar com peças e mão de obra para criar um produto, com a nova máquina é possível economizar em tudo isso, reduzindo o desperdício, o tempo de espera para fabricação e aumentando a qualidade do produto. 

Digital Twin

O digital twin (gêmeo digital) é uma das principais tendências na indústria 5.0, essa tecnologia representa um grande avanço na forma das empresas desenvolverem e aprimorarem seus produtos.

A ideia central do gêmeo digital é criar uma réplica virtual e fiel a um objeto físico, de modo que esse modelo digital seja capaz de fornecer todas as perspectivas e dados necessários sobre a utilização do produto.

O digital twin possibilita a efetivação de conclusões acertadas e permitindo uma tomada de decisão mais efetiva, dessa forma garantindo melhores resultados.

5G

Muito se fala sobre o 5G, algumas indústrias ao redor do mundo já tem testado as funcionalidades dessa nova forma de conectividade. 

Os principais benefícios desta nova geração de rede são a baixa latência, ou seja, o tempo de resposta se torna muito mais rápido , além disso o 5G oferece mais segurança e uma maior estabilidade de rede.

Sem contar que essa tecnologia possibilita uma maior conectividade, o que impulsiona o uso de máquinas inteligentes e melhora a conexão entre os equipamentos e armazenamento de dados.

Business intelligence

A inteligência empresarial também está sendo aprimorada na indústria 5.0. Utilizando mecanismos como machine learning e o big data, diversas ações que envolvem o processo de coleta, organização, compartilhamento e monitoramento de informações ao suporte à gestão de negócios estão sendo ampliadas.

Logo, se você tem uma empresa especializada na produção e venda de display de acrílico, por exemplo, encontrará nas inovações da indústria 5.0, maneiras de alcançar e atender melhor seu público-alvo.

Principais benefícios 

Como observamos durante o conteúdo, a indústria 5.0 é uma novidade muito promissora. No entanto, ainda existem algumas dúvidas em relação aos reais benefícios dentro das empresas.

Se você está se perguntando “quais os benefícios reais para o meu negócio?”. Não se preocupe, abaixo separamos alguns dos principais pontos. São eles:

  • Otimização de custos;  
  • Personalização humana;
  • Automatização;
  • Integração humano-digital;
  • Relacionamento com o Meio Ambiente;
  • Aumento da produtividade;
  • Excelência nos produtos. 

Porém, para que todos esses benefícios se tornem realidade, é necessário que haja profissionais altamente capacitados para operacionalizar a tecnologia que está sendo implementada. 

Isso porque, sem uma mão de obra qualificada, a tecnologia se torna irrelevante e vira apenas mais um gasto para a organização que não sabe operá-la. Afinal, na indústria 5.0, os humanos são o centro da cadeia de produção, pois são eles que têm autonomia sobre as máquinas. 

Conclusão

A Indústria 5.0 já é uma realidade cada vez mais visível, sendo um grande avanço nas formas de se fazer negócio, alinhando humanos, máquinas e trazendo inúmeros benefícios para a sociedade em geral.

Isso, é claro, contribui para a qualidade de vida, não apenas dos trabalhadores, que passam a atuar de maneira mais tranquila no chão de fábrica, mas também de todos que consomem da companhia. 

Agora que você já sabe tudo sobre a indústria 5.0 e seus principais impactos, que tal começar a estudar ainda mais sobre o tema e estar sempre um passo à frente da concorrência? 

Gostou do conteúdo? Conte para gente nos comentários e não deixe de acompanhar as novidades no blog e compartilhar nas redes sociais. 

 

By |2022-01-28T15:40:56-03:0028 de janeiro de 2022 |Indústria|

Sobre o autor:

Formado em Jornalismo pela Universidade Paulista. Decidiu cursar jornalismo porque sempre gostou de ler e impactar as pessoas com suas palavras. É Assessor de Imprensa e criador de conteúdo na Plataforma Soluções Industriais. Apaixonado pela escrita, compartilhar conhecimento e por futebol.

Leave A Comment

Whatsapp Marketing para o Empreendedor Vendas no Instagram Vendas industriais e internet Vantagem Competitiva Tecnologia no Marketing