Quando dizemos que uma peça é “de design”, significa que é algo moderno e atemporal, que foi desenhado entre 1920 e 1970. São móveis que viraram clássicos da decoração e hoje são reproduzidos em diversos lugares.

Ter um móvel de design em casa, além de agregar beleza e funcionalidade ao ambiente, é contar uma história. Isso porque cada peça foi desenhada e criada de uma maneira muito especial e singular por arquitetos e designers da época. Eles exploravam todos os materiais e formas possíveis e assim apresentavam criações inovadoras e apaixonantes.

Para os apaixonados por design de mobiliário e que querem decorar de uma forma mais marcante, apostar em uma poltrona de design fará toda a diferença!

Neste artigo, vou apresentar 05 das poltronas de design mais famosas e desejadas. São elas:

  • Poltrona Charles Eames
  • Ball Chair 
  • Poltrona Bubble
  • Poltrona Barcelona
  • Poltrona Costela

Poltrona Charles Eames

Criada por Charles Eames em 1956, juntamente com sua esposa Ray, a Poltrona que carrega seu nome é uma das mais famosas por seu conforto e elegância.

Ao criar a poltrona Charles Eames, o casal pretendia proporcionar aos usuários, acima de tudo, conforto! O objetivo era que a poltrona se parecesse com uma luva de beisebol: calorosa e receptiva.

Os pés e a ligação do assento ao encosto são feitos em alumínio. Para trazer uma sensação de aconchego, o restante do revestimento externo foi feito em madeira.

Charles e Ray gostavam de misturar o moderno ao simples, a tecnologia ao artesanato. Essa poltrona acompanha também um puff (apoio de pés), que é a chave de ouro para o extremo conforto. 

Ball Chair

os, permitindo relaxar e até mesmo fazer uma leitura com mais tranquilidade. Ela fez absoluto sucesso ao ser apresentada na Feira de Móveis de Colônia.

Eero criou a Ball Chair para sua casa, para o conforto da família. Em uma das entrevistas concedidas ao longo de sua carreira, ele disse que queria uma grande cadeira, mas não uma normal. Queria formar uma nova realidade, e por isso decidiu fazer uma. 

“Depois de alguns desenhos, reparei que a forma tinha se tornado tão simples, que era só uma bola. Eu desenhei a escala completa na parede e determinei a altura, daí as outras linhas foram fáceis de tirar. A parte de nomear a cadeira foi a mais divertida, a Globe Presidente nasceu.”

Bubble Chair

Depois de ter criado a Ball Chair, Eero queria ter luz dentro dela. Ele teve a ideia de uma bola transparente para onde vem luz de todas as direções. O único material adequado era o acrílico, porque é aquecido e soprado na forma como uma bolha de sabão.

“Eu sabia que as cúpulas em forma de clarabóias eram feitas desta maneira, falei com o fabricante e perguntei se seria tecnicamente possível fazer soprar um balão maior. A resposta foi afirmativa. Fiz um anel de aço, a bolha foi expandida, almofadas foram adicionadas e estava pronta a poltrona. E novamente o nome era óbvio: Bolha”.

Eero queria algo leve e transparente, e um pedestal não permitiria este efeito. Então ele resolveu que a Bubble seria uma poltrona suspensa, pendurada no teto por uma corrente de aço. A Bubble Chair foi criada em 1968.

Poltrona Barcelona

O arquiteto Mies Van der Rohe criou a Poltrona Barcelona em 1929, com a participação da arquiteta Lilly Reich. Os dois se conheceram durante uma feira profissional, em 1926.  Essa poltrona foi originalmente desenhada para a Realeza Espanhola: o Rei Afonso XII e sua esposa, Ena. 

O principal objetivo de Mies Van der Rohe e Lilly, era proporcionar ao rei e à rainha o máximo de conforto possível, somado a uma elegância singular e inédita. Como resultado, a peça se tornou muito famosa e hoje é usada em diversos tipos de projetos, tanto residenciais como comerciais.

Poltrona Costela

A poltrona recebeu este nome justamente pelo formato de sua estrutura, que é feita em ripas de madeira multilaminada, no formato de uma costela.

O restante da estrutura é feita em aço (geralmente o aço carbono) com pintura preta. O assento e em encosto recebem almofadas com capitonês. Essas almofadas são amarradas na nos tubos de aço da estrutura de uma forma delicada, deixando-a ainda mais bonita.

Criada pelo designer e cenógrafo austríaco Martin Eisler em 1956, a Poltrona Costela se tornou um dos grandes clássicos do mobiliário contemporâneo. 

” Esse texto foi originalmente desenvolvido por Hariane Diniz, redatora do blog Essência Móveis, onde você pode encontrar diversos conteúdos de decoração e móveis de design.”