Conheça as perguntas que todo empreendedor precisa ter as respostas na ponta da língua, se quiser ver o seu negócio prosperar

Empreender pode ser algo gratificante e desafiador ao mesmo tempo. O empreendedor precisa estar preparado para enfrentar os imprevistos, ter muita organização, planejamento e resiliência. Se você está pensando em abrir a sua própria empresa, conheça as 10 perguntas que todo empreendedor precisa saber responder.  Fique conosco até o final e tire o máximo de proveito da leitura! 

O que você pensa sobre o seu mercado?

Se você pensar mais do que 5 segundos para responder a essa questão, é melhor repensar se deseja empreender de verdade. Todo empreendedor precisa estar a par sobre como anda o seu mercado de atuação e saber o máximo de informações a respeito dele. 

Estar perdido ou não ter interesse em saber sobre as principais tendências do seu segmento, bem como o comportamento do seu público-alvo, não é o mais recomendado e pode ser fatal para qualquer negócio.

Como você vê o seu mercado daqui a 10 anos?

Todo empreendedor precisa ter uma visão futurista sobre como pode estar o seu mercado daqui alguns anos. Isso pode dar uma noção de quais estratégias poderão ser usadas, dependendo das tendências que possivelmente dominarão no futuro. 

Por isso, se você não pensa sobre os rumos que o seu negócio está tomando, recomendamos que você seja uma pessoa mais visionária, realizar a ponte ao futuro que é ensinada na PNL, pois o mercado é muito volátil. 

Como você inova em seu negócio?

Se você acredita que a inovação é pura perda de tempo e dinheiro, o seu negócio tem grandes chances de fracassar. Um empreendedor que não faz questão de inovar em seus produtos ou serviços, provavelmente vai ser engolido pela concorrência. 

Um dos segredos do sucesso das grandes organizações é a inovação constante. Pense nisso e não deixe de inovar.

Por que você investiu nesse segmento?

Você precisa ter em mente os motivos pelos quais você escolheu determinado segmento para atuar. Não importa quais sejam: alta rentabilidade, pouca concorrência, público-alvo variado ou simplesmente por gostar. 

O fato é que você precisa saber quais foram os motivos que te levaram a empreender na área X ou Y. Baseado em suas razões, você pode investir estrategicamente e com menos chances de erros. 

Quais são os meus diferenciais?

Você já se perguntou quais são os diferenciais da sua empresa perante os seus principais concorrentes? Se ainda não faz a mínima ideia sobre isso, o seu negócio pode estar perdendo muito dinheiro em vendas. 

A nossa dica aqui é investir em um bom curso de PNL. Essa metodologia pode te ajudar com essa tarefa, para fazer a sua empresa prosperar de vez, além de aprimorar a sua comunicação e otimizar seus comportamentos. 

Você sabe onde estão os seus clientes?

Todo empreendedor que deseja se destacar no mercado, deve saber onde encontrar seus clientes. Na verdade, é a sua empresa que precisa encontrá-los e não o contrário. Ferramentas para isso é o que não faltam hoje em dia. 

Se você acredita que seus clientes vão facilmente encontrar sua empresa e que você não precisa fazer nada para que isso aconteça, tome muito cuidado, pois a concorrência sabe direitinho como achar a sua clientela. 

Quando é preciso fazer uma pesquisa de mercado?

Se você ficar constrangido quando te fizerem essa pergunta, provavelmente vai precisar estudar mais sobre o mercado do empreendedorismo. Pesquisas de mercado são fundamentais para saber quais são as melhores estratégias para se vender mais. 

Por isso, busque o máximo de informações a respeito do seu mercado de atuação, através de pesquisas. Elas podem te nortear sobre o que precisa ser feito para que sua empresa prospere. Se for o caso, contrate um profissional para te ajudar com isso. 

Como está a divulgação do seu negócio?

Você finalmente conseguiu inaugurar a sua empresa, mas não faz a mínima ideia de como anda a divulgação dela? Isso pode ser um péssimo indicativo. A propaganda é a alma de todo negócio e sem uma divulgação eficiente, tudo pode ir pelo ralo. 

Por isso, se você acha que a divulgação da sua empresa não é necessária e nem sabe como ela está, é melhor repensar sobre isso. Estar presente nos meios digitais é praticamente uma obrigação de qualquer empreendedor.

O que você está fazendo para aumentar suas vendas?

Mais uma pergunta que todo empreendedor precisa saber responder. Se você não está fazendo nada para aumentar as vendas do seu negócio, ele poderá fracassar em pouco tempo. Usar a sua criatividade para aumentar as vendas é fundamental. Quanto maior for o seu faturamento, melhor. 

A hipnose é uma arma eficaz que pode te ajudar a vender mais e fidelizar seus clientes.  Além disso, a tecnologia também pode te ajudar com essa missão. Só não vale ficar de braços cruzados esperando os clientes baterem na sua porta. 

Quais são os seus principais concorrentes?

Por fim, você precisa saber quais são os seus principais concorrentes diretos. Vale destacar que a concorrência tem os mesmos objetivos que o seu negócio e, por isso, vai fazer de tudo para conquistar o máximo de clientes possível. E uma empresa sem clientes não sobrevive.

Dessa forma, procure conhecer todos os seus possíveis concorrentes e encontre uma forma de deixar o seu negócio tão competitivo quanto eles. Somente assim é possível prosperar no mercado, em que a disputa por clientes é cada vez maior. 

Se você conseguir responder a essas 10 perguntas, parabéns! O seu negócio tem grandes chances de ter sucesso e você é um empreendedor responsável e comprometido. 

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About the Author: Lucas Souza

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Formado em Jornalismo pela Universidade Paulista. Decidiu cursar jornalismo porque sempre gostou de ler e impactar as pessoas com suas palavras. É Assessor de Imprensa e criador de conteúdo na Plataforma Soluções Industriais. Apaixonado pela escrita, compartilhar conhecimento e por futebol.

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