As balanças são uma tecnologia antiga que se tornou um item incrível a ser utilizado pelo ser humano, especialmente dentro de mercados, indústria, setor da saúde e outros setores que dependem de balanças para pesar e determinar números de objetos e outros itens importantes. 

Sem balanças, seria impossível pesar itens como frutas e vegetais comprados em mercados e determinar seus preços, ou tipos diferentes de frios e carnes. Sendo assim, as indústrias necessitam muito das balanças. Existem diferentes tipos de balanças e diferentes tipos de sistemas utilizados para esses instrumentos.

A balança é um instrumento que existe há muitos anos e já evoluiu grandemente ao longo do tempo, estando atualmente no seu nível mais tecnológico. Isso é ótimo para a indústria 4.0 atual, já que ela depende do aumento da praticidade dos processos dentro de empresas de vários setores da indústria. 

Os sistemas nessas balanças ajudam em seu funcionamento e aumentam o índice de proteção IP no caso das balanças digitais Wi-Fi, ou seja, funcionam utilizando a internet.

Existem inúmeros tipos de balanças que são empregados para pesar materiais variados, como amostras químicas, biológicas, peças sólidas, metais, plásticos, grandes veículos, dentre outros. Em laboratórios, as balanças são amplamente utilizadas por possibilitarem uma medida bastante precisa. 

Sendo assim, é preciso entender mais sobre esse instrumento e a necessidade em ter um, diante dos vários tipos de balanças disponíveis atualmente dentro da indústria, e quais os sistemas mais usados nas balanças industriais.

Como surgiu a balança?

A origem da balança é muito mais antiga do que muitos imaginam. O primeiro uso datado da balança foi há 7 mil anos. As primeiras balanças que surgiram continham um único travessão com um eixo central, contendo um prato em cada extremidade. Em um deles, uma peça de peso padrão era colocada, e no outro era colocado o objeto que se pretendia pesar. Quando o travessão se encontrava equilibrado, era possível saber o peso do objeto.

Ao longo dos anos, esse tipo de balança mudou bastante, e hoje existem inúmeros modelos que são utilizados em diversos setores diferentes e que auxiliam no seu dia a dia, como em processos de segmentos como os de laboratórios e da indústria de metais e plásticos.

Sendo assim, o tamanho desses objetos varia muito para cada modelo, já que são feitos especificamente para pesar alguns tipos de objetos.

Quais são os tipos de balanças industriais?

Existem diferentes balanças a serem utilizadas pela indústria, sendo necessário fazer uma profunda avaliação do processo produtivo para escolher o equipamento que mais se adequa ao setor.

Para que funcionem, essas balanças dependem de sistemas que auxiliam em sua pesagem e na precisão da informação oferecida, permitindo que haja segurança com os dados oferecidos. Confira a seguir alguns tipos de balanças!

Balança Contadora 

As balanças contadoras são ótimas para pesar e também separar peças, sendo  uma das mais presentes dentro da indústria, já que, além de pesar, oferece também a contagem de peças pesadas.  Esse tipo de balança é mais utilizado na indústria em geral, revendas de peças, almoxarifados e outros setores. Também é possível informar o peso unitário utilizando uma balança contadora.

Balança Etiquetadora 

Essas etiquetas oferecidas pela balança contêm informações básicas para venda do produto, como nome, preço, data de validade, preço por quilo e preço final, além do código de barras do produto pesado. As etiquetas podem ser lidas por meio de softwares de automação. Essas balanças são mais utilizadas dentro de mercados.


Veja também:


Balança Eletrônica

A balança de modelo eletrônico depende de células de carga, circuitos integrados, microprocessadores e outras formas de sistemas tecnológicos para funcionar. Ela é mais utilizada para pesar alimentos, como frios, carnes e frutas.

Balança Industrial

Quando falamos de balanças industriais, podemos mencionar que há um modelo exclusivamente feito para as indústrias, o que possibilita pesar muitas peças para verificar seu tamanho ou para verificar sobra ou excesso de produtos a fim de evitar a perda de materiais ou lucro.

Quais os princípios de funcionamento e principais sistemas usados para balanças industriais?

Os princípios de funcionamento de uma balança permitem que seus sistemas funcionem. Esses sistemas são necessários para que a balança funcione de forma correta. Há 2 principais sistemas utilizados para balanças industriais. Confira!

Compensação de força eletromagnética

O tipo de balança de força eletromagnética é aquela balança que usa uma força eletromotriz para funcionar, contrária a uma força mecânica aplicada no prato da balança. Os tipos de balanças que usam esse sistema são as balanças de precisão, microanalítica, de análise, e outras que dependem de números precisos.

Célula de Carga

Com o avanço da tecnologia, a balança que usa a célula de carga surgiu e utiliza um transdutor de força. As principais balanças com esse tipo de sistema são: a própria balança industrial, a comercial, a de pessoas, entre outras.