Você já ouviu falar no mapeamento da jornada de leads? Se sim, certamente sabe do desafio que alguns gestores têm em obter informações consolidadas e devidamente organizadas. Caso não saiba do que isso se trata, podemos resumir dizendo que cada cliente possui uma trajetória e, através dela, é possível conseguir respostas significativas, além de resultados mais assertivos. 

Isso mesmo! Através do mapeamento da jornada de leads fica mais fácil entender o que um determinado grupo de clientes espera, entre outras questões que podem ser absorvidas quando essas informações são devidamente dispostas. 

Para o segmento industrial, por exemplo, é importante que o administrador tenha um sistema completo capaz de armazenar as informações dos seus leads. Afinal, com base nessas informações, o gestor poderá criar um plano de atendimento mais satisfatório, além de outras estratégias que visam aperfeiçoar a qualidade do produto ou serviço oferecido. 

Isso mesmo, ter todas essas informações armazenadas corretamente é muito útil para garantir acesso a uma visão panorâmica capaz de ajudar em diferentes frentes, entre as principais: 

  • Aperfeiçoamento do atendimento prestado;
  • Estratégia de venda mais segmentada; 
  • Formação de uma base de contatos qualificada; 
  • Pontos de melhoria no serviço ou produto oferecido. 

Além dos pontos mencionados, existem outras ações de melhoria que são implantadas com base nos levantamentos feitos por meio do mapeamento da jornada de leads. Muito legal, não é mesmo?! 

Sem dúvida, não basta garantir interações, é preciso pensar em soluções funcionais e assertivas que ajudem no desempenho positivo em busca de resultados. Portanto, é fundamental que toda empresa, independente de qual seja o segmento, possa ter um sistema de gestão e atendimento com todo o histórico devidamente disponível e organizado.


Veja também:


Principais vantagens do mapeamento da jornada de leads

Agora já vimos como a jornada de leads pode impactar na gestão de um negócio, é preciso conferir quais as principais vantagens desse fluxo para o segmento industrial. Confira! 

1- Proximidade e mais conhecimento sobre o público-alvo 

Em um mundo digital ao qual as interações entre empresas e clientes são instantâneas, é importante que o gestor tenha o controle desse fluxo a fim de conhecer melhor os seus clientes. Para isso, nada melhor do que criar um histórico com base nas interações já realizadas que seja capaz de absorver e armazenar dados com segurança e praticidade. 

2- Definição de um plano estratégico mais assertivo 

Através do levantamento realizado, é possível que o gestor defina quais as estratégias mais assertivas para conquistar um determinado público-alvo. Desse modo, o mapeamento da jornada de leads contribui para que o gestor tenha uma percepção mais clara e objetiva, montando um plano de ação mais coerente e com maiores chances de performar na área de atuação.  

3- Formação de uma base de contato qualificada 

De fato, a criação de um CRM é uma das principais vantagens, pois permite que a empresa tenha uma visão ampla, além de proporcionar o controle da evolução da jornada de leads, classificando cada lead de acordo com o seu estágio de evolução. Dessa forma, garantindo uma base de contato mais qualificada no quesito de conversão.  

Pensando em simplificar a gestão do atendimento e da jornada de leads, a plataforma Contact Center foi desenvolvida para ajudar gestores do setor industrial, entre outros segmentos, a conseguirem uma performance mais assertiva através do auxílio de um sistema completo.