A grande maioria dos profissionais de empresas acreditam que ser patrão é uma tarefa das melhores, simples e prazerosa.

Mas o fato, para quem já é empresário, é que as conquistas são muito mais difíceis do que parece.

A responsabilidade de conduzir uma empresa onde se é o responsável pelo resultado de todos os seus colaboradores e com impacto direto em suas famílias, não é pequena.

E neste sentido, existem alguns desafios que todo empresário passa e fatalmente se você está começando um negócio irá passar também.

Neste artigo iremos falar mais sobre estes desafios e como lidar com eles com excelência.

Desafio 1 – O dilema do crescimento

Um dos maiores desafios quando começa um negócio é fazer sua empresa crescer, aumentar as vendas de maneira sustentável.

E isso pode ser realmente um grande problema, pois empresas com produtos e serviços ótimos muitas vezes não são as escolhidas simplesmente por não terem visibilidade.

E nos tempos atuais, o hábito de consumo das pessoas mudou radicalmente do de décadas atrás. Hoje em dia as pessoas compram a maioria de suas coisas através do celular.

Então, o primeiro passo se deseja enfrentar o desafio de fazer sua empresa crescer, é partir para o Marketing Digital. E acredite, é possível utilizar Marketing Digital com pouco investimento.

Faça um bom site, posicione seu site no Google, faça uma boa gestão de mídias sociais, pois essa é a alternativa do momento para aumentar suas vendas.

Desafio 2 – Lucratividade

Outro desafio muito impactante dos novos empresários é manter a lucratividade da empresa quando o crescimento acontece.

Muitos pecam por criar empresas desorganizadas e improdutivas e acabam por comprometer a lucratividade e os resultados da mesma.  O primeiro passo para ter isso claro é ter um bom sistema erp.

Este sistema de gestão empresarial deve permitir que você faça uma gestão do fluxo de caixa da empresa, classifique despesas e receitas por centro de custo e saiba exatamente os resultados de cada área de sua empresa.

Com estas informações, é possível entender quais produtos não estão gerando a margem necessária para que sua empresa esteja saudável.

Desafio 3 – Receitas contínuas

Um outro ponto que costuma ser um tormento para muitos empresários é a sazonalidade do mercado. Se a sua empresa comercializa produtos ou serviços que tenham períodos do ano de baixa, fatalmente este será um dos maiores desafios.

Por exemplo, no brasil empresas que comercializam produtos ou serviços de ar condicionado, no inverno sofrem graves quedas, assim como sorveterias. Então, sua empresa precisa criar formas de gerar renda mesmo em períodos de baixa.

Seja através da criação de produtos / serviços alternativos ou de qualquer outra maneira. Nesta hora, a criatividade e visão de negócios são fundamentais para auxiliar o empresário a encontrar solução, pois não há uma fórmula mágica.

Desafio 4 – Terceirização e Especialização

Um grande erro de muitos empresários é querer “abraçar” tudo quanto é oportunidade no início de seus negócios para gerar mais receitas para sustentar o crescimento.

Muitas vezes, empresários acabam incorporando serviços e até mesmo atividades dentro da empresa que não são do seu core business principal e isso acaba desviando o foco.

Se a sua empresa é uma empresa de Móveis Planejados, por exemplo, não adianta querer fazer o Marketing Digital ou ainda a limpeza ou qualquer outro tipo de serviço “dentro de casa”.

Você acaba por inchar muito seu corpo de funcionários e ter que gerir muitas atividades que não são o foco principal do seu negócio.

É claro que no início muitas vezes é necessário pois o investimento não é suficiente para contratar empresas terceiras para realizarem este tipo de atividade, mas a médio e longo prazo não são as melhores alternativas.

Além disso, as empresas que são especializadas em um determinado nicho são mais bem vistas pelo mercado do que empresas que oferecem múltiplas soluções.

Estes são os 4 principais desafios que todo empresário passa quando monta o seu negócio e aqui você tem as melhores alternativas para superar estes obstáculos e caminhar no sentido do sucesso.

Boa sorte!