Sabemos que conseguir alta produtividade, lucro e gerar valor para os consumidores e colaboradores é um dos maiores objetivos das empresas em geral, certo? Como também um dos maiores desafios, ainda mais pensando em reduzir os custos.

Assim, a Computação em Nuvem transformou a maneira como usamos a tecnologia. Com ferramentas em nuvem que oferecem flexibilidade (contrata-se apenas a quantidade que será utilizada, podendo diminuir ou aumentar de acordo com a demanda), segurança (pode-se usar criptografia, autenticação e outros mecanismos para garantir o sigilo da informação), economia (paga-se apenas pelo que vai ser aplicado) e comodidade (desde a contratação até o mais simples ajuste, tudo com apenas cliques de mouse).

Pensando nisso, apresentaremos a seguir ferramentas em nuvem que facilitam e contribuem para alavancar os resultados da organização. Por meio delas é possível acessar serviços e aplicativos, guardar arquivos de forma segura e o melhor, deixar sua Indústria sempre disponível, em qualquer lugar e a qualquer hora. Confira!

File Server

Trata-se de umas das ferramentas em Nuvem utilizadas para armazenar os arquivos de maneira compartilhada entre computadores, onde o acesso se dá através da Internet. Assim, quando ao utilizar um Servidor de Arquivo em Nuvem, é possível trabalhar em Home Office, uma vez que os arquivos da sua empresa sempre estarão disponíveis e acessíveis de qualquer plataforma.

Por meio do File Server consegue-se monitorar e gerenciar o acesso de todos os usuários, determinar o tipo de permissão de cada um e autorizar quais os dispositivos podem acessar determinados documentos. Use também a sincronização, para que os arquivos presentes no computador tenham automaticamente uma cópia salva no File Server.

Backup em Nuvem

Outra das ferramentas em nuvem, também conhecido como Cloud Backup, é uma forma segura de ter cópia das informações da sua Indústria. Pois, as informações ficam ali contidas criptografadas e somente as pessoas autorizadas terão acesso.

Além disso, a capacidade de armazenamento é flexível. Varia de acordo com a demanda da empresa, já que não depende de espaço físico, por estar na Nuvem.

Quanto à manutenção e proteção da estrutura operacional, é por conta da empresa fornecedora do Backup. Por isso, não se preocupe com gastos com infra, poderá focar apenas na implantação dos recursos dentro do seu negócio.

Isso vale para os recursos financeiros também, pague pelo que utilizar, ao contratar você vai especificar a quantidade de MB, GB ou TB que sua Indústria precisa e pagará somente por isso.

Além disso, escolha a frequência dos backups, se será diário, semanal, mensal. Podendo a restauração das informações ser feita a qualquer instante, esteja preparado em caso de desastres ou ataques cibernéticos.

E-mail Corporativo

Ao optar por ter um e-mail corporativo, por exemplo, contato@seuempreendimento.com.br, seu negócio assume uma identidade, profissionalismo na gestão das informações perante clientes e fornecedores.

Além de permitir que gerencie usuários e e-mails com segurança. Pode contar com recursos como Auditoria de E-mail, para evitar vazamento de informações, restaurar contas deletadas e recuperar e-mails antigos.

E poderá também, dependendo do provedor de e-mail profissional que contratar, controlar o horário de acesso dos e-mails. Assim, cada colaborador pode ter permissão para utilizar o sistema de comunicação conforme o seu horário de trabalho.

Ter um site

Para ter um site, primeiro de tudo é necessário registrar o seu domínio (exemplo: seuempreendimento.com.br) e depois hospedá-lo, para que seu site fique sempre disponível na Web e acessível para seus clientes e visitantes.

Vale lembrar que há soluções gratuitas e pagas para hospedar um site. Importante salientar que nas versões grátis podem incluir publicação de banners de publicidade de outras empresas no seu site. Isso acontece como forma de compensação por ser um serviço disponibilizado de maneira gratuita.

Já nas hospedagens pagas, oferecem recursos de personalização de serviços, maior espaço de armazenagem, tráfego de dados, além de outros mecanismos, que variam de plano para plano.

Com o site, você fortalece sua marca, seu negócio fica aberto 24h por dia todos os dias – já que quem ver o seu produto na internet poderá contatá-lo independente do seu horário de funcionamento – seja por um chat ou e-mail.

Sua empresa alcança mais pessoas e tanto os clientes, quanto fornecedores o encontram com mais facilidade, podendo gerar mais vendas. Transmite confiança e credibilidade, além de propiciar um canal para relacionamento mais próximo com o consumidor. Podendo direcioná-lo para uma rede social como Instagram ou Facebook, e ali mostrar suas campanhas e ações sociais.

Antispam

Se sua empresa e funcionários recebem muitos spams, aqui está uma solução. Saiba que receber spams afeta diretamente a produtividade. Uma vez que o colaborador gasta o tempo que ele poderia estar realizando suas tarefas, excluindo e-mails indesejados, limpando sua caixa de entrada.

Além disso, corre-se o risco de excluir algum e-mail importante ou acabar clicando em algum link malicioso, contendo fraudes eletrônicas, vírus e ter seus dados interceptados por cibercriminosos.  Por isso, com os recursos de filtragem de e-mail do AntiSpam, pode-se melhorar a economia e aumentar a produtividade da sua Indústria.

Pois, essa ferramenta classifica automaticamente e-mails como desejados e indesejados. Assim, o funcionário poupa tempo, pois não vai ter esse esforço diário de limpar a caixa de e-mail. E é passível de personalização e criação de lista de remetentes que não se deseja receber e-mails.

Sendo assim, espera-se que com essas dicas, alavanque os resultados da empresa e otimize as atividades operacionais, contribuindo para sua transformação digital aliada à Nuvem. De forma a oferecer um atendimento diferenciado, elevar o desempenho e aumentar o poder de alcance da sua marca.

Artigo produzido por Maria Alice Ferreira – Criadora de Conteúdo no grupo Brasil Cloud.