Querer abrir o próprio negócio é o sonho de muitos brasileiros, não é segredo para ninguém. No entanto, cada vez mais pessoas estão em busca de encontrar um nicho de mercado onde possam se inserir. 

As vantagens do empreendedorismo são muitas, desde da liberdade com horários, ser seu próprio patrão e, claro, garantir aquela renda a mais.

Porém, abrir o próprio negócio na maioria das vezes demanda um investimento inicial. Sendo assim, a prestação de serviços pode ser uma boa opção para você que deseja ter as vantagens citadas acima, mas ainda não possui um capital inicial. 

Sabendo disso, separamos 5 ideias para trabalhar com prestação de serviços. Confira!

Entenda os diversos nichos

Em primeiro lugar, antes de partir para as ideias para trabalhar com prestação de serviço, é importante entender sobre as diferentes áreas.

Atualmente, estamos acostumados com a prestação de serviços convencionais, como as oferecidas pelos mecânicos, encanadores, eletricistas… Porém, é preciso pensar fora da caixa e entender que atualmente existem demandas em todas as áreas do mercado.

Não é necessário ter um curso técnico para ingressar nesse meio, muito menos uma graduação. O importante é ter aptidão e a vontade aprender cada vez mais. Várias instituições oferecem cursos gratuitos e com certificado que podem te ajudar a agregar mais conhecimento para a área escolhida por você.

Sendo assim, antes de escolher um dos serviços a serem prestados, procure entender mais sobre o nicho e se aperfeiçoar. Dessa forma, você garantirá qualidade no seu trabalho e fidelizará os seus clientes.

Área da educação

Quem é que nunca pensou ou chegou a contratar uma professora particular?

Esse tipo de profissional está presente na nossa vida acadêmica desde muito cedo e pode ser uma profissão a ser seguida por qualquer pessoa.

Caso você não possua uma formação específica, pode ingressar naquele ramo em que tiver mais aptidão. As áreas mais comuns e procuradas são:

  • Reforço para Língua Portuguesa;
  • Reforço para Matemática Básica;
  • Alfabetização infantil;
  • Redação.

A grande maioria do público que procura esse tipo de serviço são os pais, que precisam de uma ajuda para seus filhos.

Em algumas horas por dia você consegue elaborar um plano de aula bem bacana. 

Para a aplicação, uma hora e meia é suficiente. 

Ou seja, em pouco tempo você consegue prestar um serviço de qualidade e garantir aquela renda extra que tanto precisa.

Organização de eventos

Você faz parte daquele grupo que adora se envolver na organização dos eventos e está procurando por ideias para trabalhar com prestação de serviços? Que tal unir o útil ao agradável e ingressar no ramo dos eventos?

Esse é um nicho que tem crescido nos últimos tempos e tende a crescer ainda mais.

O profissional organizador de eventos é contratado pelo dono da festa para exercer uma consultoria, bem como entrar em contato com os fornecedores e providenciar os artigos necessários. 

Além disso, ele também precisará estar presente no dia do evento, para certificar de que tudo está correndo bem ou ajudar na resolução de um imprevisto.

As principais festas que precisam desse tipo de serviço são:

  • Aniversários infantis;
  • Aniversários de 15 anos;
  • Noivados;
  • Casamentos;
  • Formaturas.

Produção de conteúdo

É fato que com o constante crescimento da era digital, as funções dentro desse meio se multiplicam também. Sendo assim, a produção de conteúdo também está entre as ideias para trabalhar com prestação de serviços

A grande vantagem desse nicho é não precisar sair de casa para trabalhar, ou seja, é um trabalho home office. As possibilidades são várias, por exemplo:

Criação de sites

Se você possui habilidades com informática e criação de sites em diversas plataformas, essa pode ser uma ótima opção. Você pode trabalhar sozinho ou se aliar a uma agência, que repassaria as demandas para você.

Uma vantagem é que esse tipo de serviço costuma ter um custo bem alto. Ou seja, mesmo que você cobre um valor abaixo do mercado, ainda assim terá uma boa margem de lucro.

Produção gráfica

Possui conhecimento em design, PhotoShop e CorelDraw, mas não sabe como usá-lo? Que tal fazer uma renda extra com ele?

Esse tipo de serviço tende a crescer cada vez mais, já que pode partir desde a criação da logo de uma empresa até toda a identidade visual da marca. Além disso, você pode também criar imagens e vendê-las para criadores de conteúdo em redes sociais, cobrando por peça ou por pacote.

Redação

Se você gosta de escrever e possui certa facilidade, essa é uma ótima opção. O ramo de escrita criativa têm se tornado cada vez mais famoso, já que o conteúdo de qualidade impulsiona o nome e mídias da marca.

Caso opte por essa alternativa, vale aprender um pouco sobre SEO e copywriting, para impulsionar suas vendas e adquirir ainda mais clientes.

Consultoria de imagem

Caso você ainda não tenha se identificado com nenhuma das ideias para trabalhar com prestação de serviços, essa pode ser a sua hora.

A consultoria de imagem costuma ser frequentemente associada a área de moda, porém, abrange bem mais que isso. Desde postura pessoal, estilo, cabelo, maquiagem… Tudo isso passa pelas mãos do consultor, que dá sua opinião e cria um projeto de acordo com a personalidade do cliente.

Além disso, a consultoria de imagem também pode ir além e criar a identidade visual de um filme, clipe musical… As opções são infinitas e, conforme você for adquirindo experiência e credibilidade no mercado, o preço cobrado pode aumentar.

Manutenção de computadores e serviços de informática

Atualmente, todo mundo precisa dos produtos de informática, seja para trabalho, para lazer… A questão é que, quando temos um problema com eles, corremos direto para alguém que possa fazer o concerto rapidamente.

Se você possui algum conhecimento na área, essa está entre as ideias para trabalhar com prestação de serviços que podem se encaixar no seu perfil. 

O Técnico em Informática Denilson Marcos, explica que as demandas vão desde serviços básicos, como formatação e instalação de programas até troca de peças. 

Elabore uma lista com tudo que você sabe fazer, os respectivos preços e publique anúncios nas redes sociais sobre seu trabalho.

Trabalhar prestando serviços é algo que não precisa de um grande investimento inicial, mas que pode te ajudar a garantir aquela renda extra. Sendo assim, vale se aprofundar bastante no nicho escolhido, de modo que consiga oferecer qualidade como diferencial para seu trabalho.

Agora que você já sabe dessas ideias para trabalhar com prestação de serviços, já pode escolher qual se encaixa melhor com você. E aí, pronto para escolher sua nova profissão?