Na última sexta de novembro acontece a Black Friday, essa é uma data onde os clientes se planejam e esperam ansiosamente para comprar produtos em promoção.
Entretanto, para as grandes empresas e pequenos negócios, não basta oferecer promoções, é preciso estar preparado para conseguir atender a demanda dos clientes, ou seja, conquistar muitas vendas.
Pensando nisso, no artigo de hoje, você verá 5 maneiras para bombar na Black Friday. Vamos lá?
Sucesso na Black Friday!
Atingir o maior número de vendas é o objetivo desse grande dia de promoção, não é mesmo? Para te ajudar, separamos uma lista com 5 maneiras para conseguir bombar nessa Black Friday. Confira a seguir.
- Planeje com antecedência
- Verifique e organize tudo que puder
- Aproveite os gatilhos mentais de urgência e escassez
- Forneça um excelente atendimento
- Use o marketing e o remarketing
Planeje com antecedência
Seus clientes estão se planejando com antecedência para realizar as compras, então você também deve se preparar e planejar as vendas previamente.
Sendo assim, planeje com pelo menos 30 dias de antecedência toda a estrutura do mês e do dia de Black Friday.
Esse planejamento envolve toda a estrutura do seu negócio, por isso é importante montar uma lista com coisas fundamentais. Veja a seguir, alguns exemplos do que não pode faltar na hora de se planejar.
- Monte uma equipe;
- Trace metas de vendas, descontos e promoções;
- Estude o seu público-alvo;
- Como administrar seu estoque;
- Como administrar suas plataformas digitais;
- Certifique quais ferramentas você tem disponível para te ajudar;
- Quais os dados do ano anterior de vendas e promoções;
- Qual estratégia usar;
- Quais formas de pagamento oferecer;
Conseguir se planejar previamente é o que fará diferença na hora de obter os melhores resultados e, para isso, existem várias ferramentas que podem te ajudar, como por exemplo, o software erp, que pode ser integrado com várias plataformas.
Verifique e organize tudo que puder
Não adianta planejar tudo e se esquecer de verificar e organizar tudo que você precisa para a sua Black Friday bombar e não deixar os clientes na mão.
Isso envolve fatores como a verificação de estoque até a funcionalidade da sua plataforma de vendas, ou seja, o seu site.
Se o seu estoque não estiver de acordo com a demanda dos usuários será um erro grave, afinal, toda vez que um cliente compra, principalmente quando está em promoção, ele espera ansiosamente pelo produto.
Então se esse produto ficar esgotado as chances de você perder esse cliente para sempre são enormes. Quem gosta de receber um email avisando que o produto que comprou esgotou? Ninguém, então tenha cuidado com isso.
No caso do site, a quantidade de acessos pode fazer a plataforma travar e ficar lenta, e isso faz com que muitos desistam da compra, então tome cuidado e mantenha seu sistema atualizado e organizado.
Para conseguir lidar com todas essas tarefas o sistema de gestão online pode te ajudar, como citamos acima, ele entrega várias plataformas e ainda oferece várias funcionalidades que ajudam muito a manter ordem e agilidade durante a Black Friday.
Aproveite os gatilhos mentais de urgência e escassez
Estratégias são as melhores aliadas para conquistar vendas, com os gatilhos mentais de urgência e escassez isso se torna ainda mais certeiro.
Esses gatilhos são sobre a necessidade de comprar algo rápido, como anúncios de “São as últimas unidades!”, “Dura apenas 24h” ou “Menor preço do ano”.
Mas, cuidado! Tenha certeza de que essas informações são verdadeiras, pois os clientes estão cada vez mais alertas sobre os preços originais e informações reais.
Forneça um excelente atendimento
Um bom atendimento é a fórmula mágica para conseguir sucesso na venda e pós-venda. Então ofereça um atendimento diferenciado, que esteja atento às necessidades do cliente e de forma educada.
Sabemos que dia de promoção é uma correria pela alta demanda, mas mantenha o atendimento o mais acessível possível, continue oferecendo qualidade além dos produtos.
Essa qualidade de atendimento está atrelada até com a ação de emissão de notas fiscais, que precisam de agilidade para liberar as informações e envio ao cliente.
Esteja atento a tudo que envolva atender o cliente e, com isso, fidelizar esse usuário para até depois da Black Friday.
Use o marketing e o remarketing
Seja para uma grande empresa ou pequeno negócio, o marketing é a palavra chave para conseguir atingir o maior número de clientes possíveis.
Ter uma agência para cuidar dessa parte é muito bom, mas nem todos conseguem investir nessa parte então é preciso estudar um pouco e focar no público do seu produto.
Faça uma pesquisa, verifique em qual rede social o público mais interage com você, foca nela, faça campanhas, divulgue imagens, invista tempo nessa parte e obtenha sucesso no número de alcance.
Outra parte importante é o remarketing, isso mesmo, quando alguém adiciona um item no carrinho, mas não compra, um cookie permite que esse potencial cliente seja rastreado e receba algum tipo de contato, como e-mail avisando sobre aquele produto.
Dessa maneira, a pessoa se lembra da vontade de comprar esse produto e, de repente, com a promoção isso se torna possível.
Conclusão
As cinco maneiras para bombar na Black Friday que citamos no texto de hoje, é uma forma de ajudar você a implementar melhorias na sua empresa e conquistar mais clientes.
Então, como você está se preparando para esse dia? Gostou do conteúdo de hoje? Deixa um comentário aqui embaixo, vamos adorar saber. Até a próxima!