Você sabia que existem alguns problemas de saúde provocados por dívidas? Aos que não conseguem manter uma vida financeira saudável, é muito provável que alguns sintomas comecem a aparecer, principalmente com relação ao desânimo de não ter dinheiro e ser cobrado constantemente.

 

No entanto, é possível, sim, se prevenir contra essas doenças, até porque nenhuma delas é agradável de se contrair. Comece a se organizar financeiramente para impedir que acabe caindo em problemas ainda maiores e prejudicando a sua saúde.

Doenças causadas pelas dívidas

Muito embora poucas pessoas falem sobre isso, existem problemas de saúde provocados por dívidas. Uma vida financeira ruim não é negativa unicamente para o seu bolso, pois pode causar outros problemas que, pouco a pouco, irão fazer com que o seu organismo vá se desgastando.

 

Para que isso seja evitado, é necessário começar a se planejar financeiramente para pagar todas as dívidas com bancos, financeiras e cartões de crédito e se manter na linha. Conheça, abaixo, quais são as principais doenças relacionadas às dívidas para garantir que as suas finanças estejam sempre em dia e esse tipo de problema seja deixado de lado a todo o custo.

 

Estresse

O estresse é um dos principais causadores de infartos e outros problemas relacionados ao coração. Além disso, se a doença persistir e não for devidamente tratada, pode levar à queda de cabelo, dores no peito e, até mesmo, à morte. Por isso, ter cuidado com as suas finanças é extremamente importante.

 

Além disso, viver estressado não é bom para ninguém. Além de gerar um desconforto constante em nossa rotina, ainda há a questão da irritabilidade. Quanto mais estresse houver na sua vida, menor será a chance de ter qualidade no dia a dia. Então, comece a se cuidar o mais rápido possível.


Dados do SPC e da CNDL afirmam que cerca de 57,6% dos entrevistados que possuem dívidas confirmaram que andam estressados justamente por causa de sua situação financeira. Sendo assim, é importante que o endividado busque técnicas para se livrar do problema e consiga aliviar a tensão constante.

Falta de autoestima

A falta de autoestima também está entre os problemas de saúde provocados por dívidas que mais aparecem na vida das pessoas. Isso porque quanto menos dinheiro você tem, pior você poderá se sentir. Além disso, quem deseja ter a fama de mau pagador, não é mesmo? Por isso, a organização financeira é um verdadeiro remédio.

Ainda que o problema não seja algo grave, ela acaba incapacitando muita gente. No dia a dia, você conseguirá se sentir desmotivado e não conseguirá ver a alegria nos melhores momentos. Por isso, evitar ao máximo a perda de autoestima é uma estratégia necessária para a construção do bem-estar.

Insônia

Noites em claro, rolando de um lado para o outro na cama. Afinal, quem quer perder a qualidade do sono? A resposta é: ninguém. Dentre os problemas de saúde provocados por dívidas, a insônia é um dos mais recorrentes e é causada, principalmente, pela preocupação com as dívidas.

Isso porque muitas pessoas, dependendo da dívida que possuem, simplesmente não conseguem dormir à noite graças à preocupação de ter os seus bens retidos ou, até mesmo, levados pelo banco. Para evitar passar por essa situação, comece a se planejar financeiramente e sempre se mantenha na linha.

Ansiedade

A ansiedade é uma sensação terrível, que pode acabar atrapalhando o seu cotidiano. A sensação de sempre estar precisando fazer algo, mas não saber exatamente do que precisa pode acabar levando algumas pessoas à loucura. Por isso, para não perder sua qualidade de vida, comece a ficar atento aos detalhes da sua vida financeira.

Depressão

A depressão é uma doença grave que pode acabar sendo causada pelo acúmulo de dívidas. Ela é uma consequência de todas as doenças anteriores, juntas em um mesmo lugar. Por isso, quanto mais você conseguir controlar o seu dinheiro, melhor será para garantir estabilidade emocional.

A depressão é uma doença que acaba incapacitando a pessoa a quem atingiu, consequentemente fazendo com que ela se sinta incapaz de continuar. Há algumas pessoas que, após muito tempo sem buscar tratamento, cogitam ou cometem um suicídio por causa das dívidas. Por isso, previna-se de todas as formas que puder. Saiba mais sobre o óleo para depressão como tratamento.

Como se prevenir?

Quer saber como se prevenir dos problemas de saúde provocados por dívidas? Então comece a se planejar financeiramente. Tenha em mãos todas as contas que precisam ser pagas no mês e não gaste mais dinheiro do que realmente tem. Dessa forma, não há riscos de ter os serviços essenciais cortados da sua rotina.

 

Outra boa dica para evitar problemas financeiros, e os problemas de saúde ocasionados por ele, é fazer uma reserva de emergência. Então, se acabou não recebendo o seu salário naquele mês ou não obteve o dinheiro que esperava, terá uma reserva para suprir todas as necessidades.