Você vê os jogos online apenas como entretenimento e, em muitos casos, até uma forma de alienação? Então, precisa urgentemente rever seus conceitos! Jogos online podem SIM, ser saudáveis e até aliados no combate à depressão e outros males.

Puzzle, memória, colorir, estratégias, ação, enigmas… muitos podem ser os jogos online que, mais do que simples forma de entretenimento, podem ser ótimos aliados em tratamentos de pacientes com depressão, e até com Alzheimer.

Primeiramente, vale ter em mente que não é de hoje o fascínio que os jogos exercem sobre algumas pessoas, e se antes da era digital as pessoas procuravam as casas lotéricas para fazerem suas apostas, hoje as mesmas podem ser feitas de forma online, as pessoas hoje tanto jogam como conferem o resultados das loterias pela internet.

Jogos online e exercícios

Atualmente, é possível até fazer do vídeo game uma forma diferente e bem divertida de realizar a fisioterapia, com resultados bem positivos no tratamento.

Mas, claro, o paciente precisa entender seu objetivo, que tal jogo escolhido, juntamente, com um determinado acessório, cumpre um objetivo no tratamento.

Até mesmo para substituir a academia, o videogame pode ser usado, principalmente, quando se é impossibilitado de frequentá-la, como durante a pandemia, por exemplo.

O fato é que a pessoa acaba fazendo o exercícios sem nem se dar conta, e isso porque o foco é no objetivo proposto pelo jogo, que acaba estimulando a realizar determinados movimentos.

Nesse sentido, quem possui qualquer tipo de visor de realidade virtual ainda aproveita muito melhor, com uma sensação de completa imersão naquele local. 

Jogos online e o estresse

E não podemos esquecer de aplicativos e jogos gratuitos voltados para relaxamento e para meditação, que trabalham a respiração e podem ser de grande ajuda em tratamentos preventivos para problemas respiratórios.

Você anda meio estressado? Então, quem sabe um jogo pode lhe ajudar? Pois é, alguns jogos ajudam a aliviar o estresse, ou tensão, e isso porque, ao jogar você acaba se transportando para dentro do avatar que está controlando,

Ou mesmo, qualquer jogo que envolva raciocínio acaba lhe tirando de sua realidade, nem que seja por alguns minutos, o que ajuda a relaxar.

Jogos de colorir, por exemplo, não é para menos que se tornaram febres entre adultos, ajudando a relaxar.

E, claro, não podemos esquecer da interatividade que alguns jogos de videogame podem proporcionar, nos colocando em contato com amigos, nos obrigando a socializar.

Jogos online e memória

Com o objetivo de estudar o impacto do crescente uso da tecnologia em nossa memória, habilidades espaciais e outras áreas da cognição, cientistas de Imperial College realizaram uma pesquisa.

De acordo com a pesquisa, quanto mais tempo as pessoas passam em videogames, melhores foram suas performances em testes de memória de trabalho espacial (capacidade de lembrar onde estão as coisas), atenção e raciocínio verbal.

Uma das descobertas mais surpreendentes foi que os videogames podem, realmente, melhorar um dos principais componentes da inteligência: a memória de trabalho, nossa capacidade de manter temporariamente as informações ativas para uso em diferentes atividades cognitivas, como compreensão ou pensamento.

Pronto, se gosta de jogos, que tal começar a usar a internet não apenas para conferir o resultado da lotomania, ou qualquer outro jogo, mas, também, para se render ao mundo dos videogames?!

Enfim, comprovou-se o que já sabíamos, tudo tem seu lado positivo e negativo, assim como, tudo que é demais faz mal, o ideal, portanto, é sempre apostar no bom senso, no meio termo. A saúde, com certeza, agradece.