Pensar na saúde do colaborador é uma ação estratégica para as organizações que buscam otimizar as condições de trabalho de cada funcionário e, consequentemente, aprimorar o desempenho e os resultados da companhia. 

A responsabilidade com a saúde empresarial agora é vista como prioritária para a maioria das instituições. Essa iniciativa é focada em proporcionar bem-estar aos funcionários, na evolução da cultura organizacional e na promoção de um ambiente corporativo mais seguro e saudável.

Além disso, viabilizar modelos de gestão em saúde é uma das formas de reduzir o absenteísmo, turnovers e, também, diminuir custos por conta de afastamentos. A questão que fica é: como as empresas podem ajudar na saúde do colaborador? 

3 dicas de como as empresas podem ajudar na saúde do colaborador 


Oferecer soluções em saúde de forma integrada no âmbito empresarial está na lista de desejos de muitos profissionais, sendo apontado por diversas pesquisas como o segundo benefício mais valorizado pelos empregados, ficando atrás apenas do próprio salário. 

Confira 3 dicas de como as empresas podem ajudar na saúde dos funcionários.

Realize o mapeamento do perfil epidemiológico dos funcionários

Para realizar uma gestão de saúde, o mapeamento do perfil epidemiológico do grupo de colaboradores é um processo importante para identificar e analisar quais ações devem ser tomadas, com o objetivo de articular as melhores soluções e serviços em saúde. Entre as opções de realizar o mapeamento, uma das mais comuns é a aplicação de um questionário para os empregados, com perguntas sobre doenças preexistentes, localização, idade, entre outras questões. 

Após essa coleta de informações, os próximos passos são: 

  • Traçar o perfil epidemiológico;
  • Realizar estudos aprofundados dos dados;
  • Entender as necessidades primárias;
  • Elencar as principais patologias que atingem os colaboradores;
  • Traçar estratégias para minimizar riscos; 
  • Entender qual o tratamento adequado para cada caso;
  • Desenvolver ações de consultas periódicas para identificar doenças em estágios iniciais; 
  • Mensurar os resultados das ações aplicadas. 

Crie e desenvolva estratégias de gestão de saúde 

Investir em cuidados preventivos e na saúde do colaborador são ações que desencadeiam muitos atributos positivos para o setor corporativo, como: 

  • Aumento da produtividade;
  • Colaboradores mais motivados e focados no trabalho; 
  • Otimização no vínculo de confiança entre funcionários e empresa;
  • Redução de custos;
  • Captação e retenção de bons profissionais;
  • Entre outras vantagens.

Implantar programas internos e externos de promoção e prevenção à saúde, é uma das estratégias que podem fundamentalmente exercer uma contribuição para a formação de profissionais mais motivados e focados nas suas atividades. 

Essas alternativas consistem em investir na criação e no desenvolvimento de soluções integradas em saúde, que acabam sendo um passo importante para humanizar as relações de trabalho e estabelecer um diferencial competitivo no mercado.

Conte com empresas especializadas para melhorar a saúde do colaborador

Investir em empresas especializadas que não são o foco da sua empresa, é uma ótima estratégia para otimizar as entregas daquele determinado serviço, nesse caso, gestão em saúde empresarial

Para realizar ações de cuidados preventivos, desenvolvimento de métodos, soluções e critérios dentro dos setores corporativos, contar com profissionais especializados é uma forma de instituir um planejamento focado em entregas eficazes e resultados positivos dentro e fora do ambiente de trabalho.

Sua empresa realiza ações focadas na saúde dos colaboradores? Comente abaixo!   

 

Artigo escrito por Joe Nunes, redator da MadeinWeb.