As tags Alt são um item de tarefa frequente para otimização de mecanismos de pesquisa. Mas há muita confusão em torno da importância de otimizar tags alt.

Se você trabalha com consultoria SEO ou está aplicando estratégias de SEO você provavelmente já ouviu falar na Tag Alt, certo?

Então, agora é a hora de acabar com alguns mitos em torno desse tópico incompreendido.

5 Mitos da Tag Alt

Mito 1: os atributos Alt podem substituir o texto da página. Não há substituto para conteúdo textual exclusivo visível na página e útil para os visitantes. Se uma página contiver apenas imagens sem texto descritivo, será difícil classificá-la nos mecanismos de pesquisa. Até mesmo os atributos alt otimizados com perfeição não costumam ter destaque suficiente para fazer a diferença. Eles não são fortes sinais de SEO.

Mito 2: os atributos Alt são principalmente para SEO. Originalmente desenvolvido para auxiliar visitantes com deficiência visual, os atributos alternativos tornaram-se, para muitos, apenas um elemento de SEO. Isso é falso e perigoso porque os atributos alt podem ser “otimizados” para SEO de maneiras que prejudicam seu verdadeiro propósito de melhorar a acessibilidade .

Na verdade, as necessidades de SEO são melhor atendidas, mantendo o verdadeiro propósito dos atributos alt na linha de frente. Atributos alt descritivos e curtos ajudam os consumidores a entender o que a imagem e a página tratam e como concluir suas ações desejadas. E esses atributos também otimizam para mecanismos de pesquisa – sem ter que se preocupar em usar muito conteúdo ou muitas palavras-chave.

Qualquer informação que ajude os visitantes cegos a entender e agir sem sobrecarregá-los com palavras em excesso é o que você escreve em seu atributo alt. Por exemplo, se a imagem é um produto, o nome desse produto é um atributo alt apropriado. Mas certifique-se de adicionar todos os atributos relevantes para o produto. É apenas um vestido ou é um vestido de seda preta da Calvin Klein?

Mito 3. Toda imagem precisa de atributos alt. Algumas imagens são melhor servidas com espaços em branco no elemento de atributo alt. Imagens que são meramente para navegação ou design – espaçadores, linhas, marcadores – não devem usar atributos alt. Imagine ter que ouvir um leitor de tela dizer algo assim apenas para entender que há quatro links de navegação em um menu:

“Gráfico linha separador gráfico spacer gif gráfico laranja seta link brinquedos e jogos gráfico spacer gif bala gráfico laranja seta link roupas e acessórios gráfico spacer gif bala gráfico laranja seta link casa e jardim gráfico spacer gif bala gráfico seta laranja link esportes e outdoors gráfico linha separador.”

A presença de três imagens – uma imagem de linha de separação, uma imagem de espaçador e uma marca laranja para delinear a lista de opções – leva 10 vezes as palavras para transmitir em um leitor de tela. Deixar o atributo alt em branco para essas três imagens salvaria o tempo do consumidor com deficiência visual e aumentaria sua capacidade de usar o site com êxito.

Mito 4: corrija os atributos alt imediatamente. Enfrente outros elementos SEO on-page antes de se preocupar com a otimização de atributos alt para imagens existentes. Os atributos Alt têm um valor de SEO tão pequeno que não há benefício suficiente no lançamento de uma iniciativa para otimizá-los como uma tática independente.

Em vez disso, otimize (a) tags de título e meta descrições, (b) modelos para dar destaque aos campos de texto ideais, (b) e elementos de navegação e de reticulação. Em seguida, limpe o conteúdo duplicado. Depois disso, otimize os atributos alt.

Para ter certeza, há momentos em que os atributos alt são importantes.

  • Se a pesquisa de imagens é uma prioridade.
  • Para novas imagens – inclua atributos alt como parte do processo de upload.
  • Para melhorar a acessibilidade.

Mito 5: Atributos Alt consomem tempo para escrever.  Este só é verdade se você não tiver ferramentas de automatização que te ajudem com isso. Com os scripts, ferramentas e atalhos apropriados, o processo de escrever os atributos alt pode ser reduzido a uma fração do tempo que seria necessário.

Depois de você inserir uma imagem, se você tiver instalado o plugin Auto Image Attributes From Filename With Bulk Updater ele irá preencher automaticamente o atributo alt, title e description com mesmo nome do arquivo da imagem. Isso irá economizar um bom tempo, pois você só precisa nomear corretamente uma vez e o restante do trabalho será feito pelo plugin.

Caso contrário, a visualização e gravação manual de atributos alt para cada imagem pode levar muito tempo. Se você tiver que lidar com isso, priorize de maneira inteligente. Comece com os produtos que geram mais receita ou que trazem a maior margem.