Independente do tipo de negócio, a sociedade limitada é a escolha da maior parte das pessoas na hora de abrir uma empresa, principalmente, quando há dois ou mais sócios.

Isso se deve aos benefícios que a escolha pela sociedade limitada traz para o negócio, como segurança para a empresa e os sócios, flexibilidade para alterar o quadro societário, entre outros benefícios.

É possível escolher entre sociedade limitada e sociedade limitada unipessoal. Confira 6 benefícios da sociedade limitada para sua indústria.

O que é sociedade limitada

A sociedade limitada (LTDA) é o tipo de associação em que há a participação de dois ou mais sócios, cujas normas são determinadas a partir do valor investido por cada sócio. Cada associação é acompanhada da sigla “Ltda”, que significa “limitada”.

Atualmente, esse é um dos tipos de empresa mais utilizados no Brasil. Ele é baseado em contrato social e permite que a empresa tenha um administrador que não seja, necessariamente, um sócio da empresa.

Neste tipo de sociedade, os sócios podem investir igualmente ou de acordo com com a porcentagem que cada um possui na empresa, declarado em contrato social. Desta forma, o patrimônio individual de cada um está protegido em caso de falência, afastamento ou rompimento da parceria da sociedade.

Além da sociedade limitada, também existe a sociedade limitada unipessoal (SLU), que permite que um sócio apenas possa também organizar o negócio usufruindo dos mesmos benefícios de quem opta pela sociedade limitada (LTDA).

Benefícios da sociedade limitada

É por conta de seus benefícios para as empresas e seus sócios, que a sociedade limitada é um dos tipos de empresa mais usados no Brasil.

Veja abaixo os principais benefícios da sociedade limitada para sua indústria, mas que também servem para a sociedade limitada unipessoal.

Conselho fiscal

Na sociedade limitada, a opção de ter um conselho fiscal é opcional. O conselho tem como função o gerenciamento da empresa.  Sua atuação permite integrar as diferentes visões dos sócios quanto ao rumo da empresa, facilitando a tomada de decisões.

Responsabilidade

A sociedade limitada estabelece que limita e restringe a responsabilidade dos sócios. Desta forma, os demais sócios respondem caso haja quando houver inadimplência do capital subscrito não for totalmente quitado.

Prejuízo

Abrir uma empresa, gerir um negócio sempre envolve risco de prejuízos, independente do setor em que ele esteja inserido.

Nesse sentido, na sociedade limitada, em caso de prejuízo para o capital da empresa, os sócios ficam impedidos de retirar ou distribuir lucros. Neste caso, a estabilidade e o bom funcionamento da empresa são a prioridade, uma vez que a retirada de lucros agravaria a situação financeira da empresa, colocando-a em risco. 


Veja também:


Alteração do quadro societário

A sociedade limitada permite a exclusão de um sócio quando este não coloca todo o capital declarado no contrato social ou quando representa um risco para a existência e o bom funcionamento da empresa.

Da mesma forma, é possível incluir sócios cujo capital contribuirá para o crescimento e expansão da empresa.

Remuneração equivalente ao investimento

Como na sociedade limitada a responsabilidade dos sócios é restrita ao capital social, a remuneração de cada sócio é proporcional ao investimento realizado, o que simplifica a distribuição de lucro.

Autonomia da empresa

É frequente ouvir relatos de casos em que os sócios utilizam os bens e contas da empresa para uso pessoal, o que é uma conduta inapropriada e que pode gerar prejuízos.

Porém, outro benefício da sociedade limitada para sua indústria é que os sócios não podem usar bens e contas da empresa para questões pessoais, como pagamento de contas particulares.

Conclusão

Um dos tipos de empresa mais escolhidos pelos empresários é sociedade limitada (LTDA), graças a simplicidade desta modalidade e outros benefícios que ela traz para a empresa.

Contudo, além da sociedade limitada (LTDA), também existe a sociedade limitada unipessoal (SLU), destinada a empresas que possuem apenas um sócio e que permite que ele usufrua dos mesmos benefícios da LTDA.

Entre os principais benefícios da sociedade limitada para sua indústria estão a responsabilidade limitada e restrita dos sócios, a prioridade pela autonomia da empresa e a separação entre o que é de pessoa física e pessoa jurídica, contribuindo, assim, para o bom funcionamento e preservação da empresa.