Muita coisa mudou desde março de 2020, quando iniciou-se a nossa quarentena. Entre elas, podemos citar a mudança da nossa percepção da importância da resiliência das empresas. E nas empresas também.
Na verdade, toda a nossa percepção de resiliência se alterou. A maior parte das pessoas passou a conhecer essa palavra, apenas, nos últimos anos.
De fato, essa resiliência se mostrou presente nas mudanças que tivemos de fazer nos últimos meses. Como as adaptações nos modos de produção, o investimento, obrigatórios, em novas tecnologias e, até, a mudança nas relações de trabalho.
Assim, devemos pensar em uma nova cultura organizacional. Que abrace as inovações e engaje os seus funcionários. Isso sempre promovendo o bem-estar deles no ambiente laboral. Especialmente em tempos difíceis como esses.
Aliás, são tempos difíceis como esses que apresentam os maiores índices de estresse, de insegurança e de incerteza. Sendo assim, a importância da resiliência das empresas aumenta.
Assim, todas as partes se preparam melhor para o futuro. Essas atitudes contribuem muito para a elaboração de estratégias com uma assertividade maior. Não, apenas, para reagir às crises. Mas para se antecipar a elas.
Dessa forma, mostraremos como adotar a resiliência na sua empresa. E como essa nova cultura pode beneficiar a você, sua empresa e a toda a sociedade. Fique com a gente e saiba mais.
O que faz uma empresa resiliente?
O termo resiliência é mais uma palavra que foi emprestada da física pela psicologia. O seu sentido original denota a capacidade de um objeto ou de um material de retornar ao seu estado original, depois de receber uma certa carga de pressão.
No entanto, quando trazemos esse conceito para o nosso dia a dia, resiliência pode assumir outros significados. Como, por exemplo, a capacidade que um ser humano tem de passar por situações ruins, sem perder a sua essência.
Dessa maneira, uma empresa resiliente é um negócio capaz de enfrentar e aguentar a pressão. Sobretudo em tempos de crise.
Mas, também, em situações onde uma coisa saia do controle. Como, quando a interação com clientes fica mais difícil, por exemplo.
De qualquer maneira, um negócio resiliente cria formas de reação e de retorno ao estado normal. Assim, garante a continuidade de seu negócio, sem perder seus valores. Sendo causa ou consequência de uma cultura inovadora.
Veja também:
Como inovar, incluindo a resiliência na sua empresa?
Pelo que nós notamos, uma empresa resiliente, necessariamente, investe na inovação. E isso não, apenas em aspectos técnicos. Mas, sobretudo, nos atitudinais.
Dessa forma, é importante estabelecer uma cultura organizacional inovadora na empresa. Essa, então, deve se apoiar em 3 pilares centrais.
Aprendizado contínuo
Para manter a resiliência das empresas, é preciso focar nas pessoas. Afinal, ela é feita delas.
Dessa forma, empresas resilientes são feitas de pessoas resilientes. E, para que os colaboradores sejam resilientes, é preciso que eles estejam preparados.
Não existe forma de se preparar sem estudar. Assim, o aprendizado precisa ser constante, com reflexões sobre as consequências de cada atitude da administração.
Além disso, os processos precisam estar sempre em melhoria contínua. E os relacionamentos profissionais também precisam ser cultivados e precisam ser benéficos a todos.
Segurança psicológica
Esse termo é, relativamente, novo dentro das empresas. De fato, a preocupação com o bem-estar emocional dos funcionários é bastante recente.
Basicamente, esse conceito prega que a cultura de medo, tão presente nas empresas, deve ser extinta. Essa cultura, entre outras coisas, incluía o medo constante de ser mandado embora.
Por outro lado, a extinção dessa prática permite que os colaboradores sintam-se seguros em seu local de trabalho. E, assim, tenham a liberdade para serem criativos e contribuírem, ao máximo, com a sua equipe.
Trabalhe com propósito
Não basta trabalhar, apenas, para melhorar as vendas da empresa. A importância da resiliência das empresas está em garantir o crescimento da companhia, sem que ela perca sua essência.
Assim, o seu propósito precisa ser mantido. E o seu propósito é a habilidade de perceber e de responder, de maneira contínua ao meio externo.
Assim, todos os colaboradores devem ter o mesmo objetivo. Dessa forma, é possível adotar uma nova cultura organizacional. E, de fato, compreender a importância da resiliência das empresas.
Desenvolvendo a resiliência dentro dessa nova cultura
Como dissemos, é preciso desenvolver a resiliência dentro dessa nova cultura organizacional. Para isso, você precisa seguir alguns passos. São eles:
- Saber identificar os pontos fracos da companhia;
- Capacitar os líderes para transmitir resiliência às equipes;
- Adotar mentalidade focada na resolução;
- Promover ações voltadas a uma rápida transformação;
- Fomentar a realocação de recursos;
- Promover adaptações nas operações nos fluxos de produção;
- Colocar a tecnologia para trabalhar a seu favor.
Isso tudo sem se esquecer de investir em atitudes que promovam a diversidade e a pluralidade dentro da companhia. Assim, além de abrir novas oportunidades para outros, você terá a oportunidade de acompanhar as mudanças do seu mercado.