//A Importância do Marketing de Conteúdo para sua estratégia

A Importância do Marketing de Conteúdo para sua estratégia

Cada dia mais as empresas buscam novas formas de se destacar no mercado e assim conquistar novos clientes. E muitas são as estratégias de Marketing traçadas neste sentido. Porém, dentre elas, vale destacar principalmente o Marketing de Conteúdo como uma das melhores estratégias de promoção indireta das marcas.

Isso por que o Inbound Marketing deixou de ser uma opção para se tornar um investimento indispensáveis para a maioria das empresas. Por isso, é importante conhecer as melhores formas de desenvolvê-lo para destacar sua marca. 

Afinal, não basta mais estar só presente na internet, é preciso ter conhecimento sobre as melhores formas de se colocar nela para se destacar, conquistar a atenção do público e estar à frente da concorrência. Por isso, vamos falar um pouco sobre a importância do Marketing de Conteúdo como estratégia para sua empresa. 

O que é Marketing de Conteúdo?

O Marketing de Conteúdo é uma estratégia que serve para a atrair leads pela produção de conteúdo relevante. Esses conteúdos podem se destinar para diversos canais, como as redes sociais, blogs, email, SMS, etc. E, também, podem vir nos mais diversos formatos, como texto e vídeo, por exemplo.

Dessa forma, ao criar esse conteúdo você atrai, envolve e entrega benefícios as pessoas, criando uma boa imagem de sua empresa e, assim, gerando mais negócios. Portanto, através dessa estratégia não é feita uma promoção direta da marca, mas sim tem como objetivo atrair o público solucionando suas dores e problemas, muitas vezes até desconhecidos.

Como o Marketing de Conteúdo Funciona?

Pense só, você está assistindo um vídeo que de dicas que ajudam no funcionamento de sua empresa. No meio dele, surge uma propaganda na tela e você fica contando os segundos para conseguir pular e continuar assistindo o vídeo.

Ao final, quando você já viu todas as dicas e percebe que realmente ajudarão, ficará grato a marca que lhe ofereceu este conteúdo, criando uma identificação. Porém, mal se lembrará da marca presente na propaganda que surgiu na tela. 

E é exatamente assim que funciona o Marketing de Conteúdo, ao criar um bom relacionamento com a marca o lead volta para consumir conteúdos relevantes e quando necessita de um trabalho prestado por sua empresa é a ela que ele recorrerá. Hoje buscamos por marcas que nos deem experiências positivas e não só aquelas que estão aparecendo em todos os lugares.  

Benefícios do Marketing de Conteúdo

 Por ser uma das principais estratégias utilizadas nos últimos anos, espera-se que ela traga as empresas inúmeros benefícios, e realmente traz. Aqui escolhemos alguns deles para exemplificar as vantagens de se adotar o Marketing de Conteúdo para sua empresa. 

Aumento do tráfego de seu site

Hoje em dia, o Google é o caminho de entrada para a maioria dos sites de empresas e isso acontece devido as pesquisas feitas pelo público-alvo. Por isso, uma das principais ferramentas associadas ao Marketing de Conteúdo é a técnica de rankeamento SEO (Search Engine Optimization), que possibilita que seu site seja encontrado com maior facilidade. 

Assim, empresas que utilizam o Marketing de Conteúdo acabam tendo pelo menos 2 vezes mais acessos e, se são produzidos mais de 13 conteúdos por mês, essas visitas quadruplicam. 

Educação do mercado

Se seu público-alvo tem dificuldade em entender o mercado no qual sua empresa atua, ou seus produtos e serviços, essa é a oportunidade que sua empresa tem de produzir conteúdos que solucionem essas dúvidas, ensinando-os o suficiente para que possam entender melhor suas necessidades e a forma de solucionarem seus problemas, tomando as próprias decisões. 

Aumentar o reconhecimento de marca

Ao conhecerem sua marca e a associarem a conteúdos de qualidade, maior passa a ser o reconhecimento de sua empresa e de seus serviços. E, além disso, as pessoas têm maior propensão a comprar de marcas que reconhecem e que lhes agradam. 

Gera vendas

Apesar de, em regra, o Marketing de Conteúdo não ter como objetivo final a venda, ao focarmos a produção de conteúdo para guiar os leads por todo o processo de compra e prepará-los para a tomada de decisão estamos sim gerando um maior número de vendas.

Por isso, mesmo que não seja feita uma propaganda de forma direta, no final o resultado será um aumento no número de vendas, melhora da imagem da empresa e um maior número de leads.

Conteúdo produzido por Anette Araujo em parceria com a MisterPostman.