A automação industrial se baseia na otimização dos processos industriais por meio de sistemas automatizados. Essa mudança é vista como uma forma de aumentar a produtividade, melhorar as condições de trabalho e facilitar operações.
Essa automatização dos processos simplifica a distribuição de certas tarefas e aumenta a segurança, considerando a redução ou total eliminação de serviços considerados perigosos.
Pensando na automação industrial e todos os avanços tecnológicos que forneceu à indústria, preparamos este conteúdo sobre as novas tendências para 2021.

Função da automação industrial

Considerando que o foco da automação é modificar certos processos industriais e torná-los mais eficientes por meio de ferramentas tecnológicas, as indústrias devem aderir às mudanças sem abrir mão da qualidade dos seus produtos.

A automação é capaz de substituir alguns processos humanos, parcial ou completamente, por elementos tecnológicos, como braços mecânicos. Essa medida influencia positivamente a segurança dos colaboradores!
Se antes todos os processos dependiam de diversos aspectos que eram administrados separadamente, a automação surgiu para mudar isso. Com ela é possível manipular sistemas simultaneamente, dividindo-os como:

Controle

O controle lida com a programação do sistema. O grande volume de dados que precisam ser administrados ao mesmo tempo foi simplificado com a automação industrial, por meio de softwares específicos para isso.
O controle é o cérebro de toda a operação industrial que, além de cuidar de todas as máquinas, esteiras e geradores, possibilita a administração de tudo ao mesmo tempo, analisando todo o fluxo de dados.

Operacional

A parte operacional é a responsável pelos sistemas que atuam diretamente nos processos, unindo todos os elementos e movendo todas as máquinas da indústria.
Ou seja, essa parte é composta por motores, cilindros, acionadores, compressores, válvulas, pistões, uma placa de circuito interno, sensores e etc.
Tendências da automação industrial

Conhecida também como indústria 4.0, a automação industrial se refere à quarta revolução industrial, e diz respeito às novas tecnologias voltadas para a automação, controle e tecnologia da informação dos processos industriais.
Marcada principalmente pela inteligência artificial, mudou o cenário significativamente. A inclusão da robótica é uma forma de controlar remotamente equipamentos é uma das grandes tendências de automação para 2021.
Confira algumas tendências de automação para 2021.

Internet das Coisas

É a conexão de rede existente entre objetos físicos, ambientes, veículos e máquinas por meio de dispositivos eletrônicos.
Os sistemas funcionam a base da internet e permitem que os setores industriais, sincronizados com sensores, possam ser controlados remotamente.

Big Data Analytics

É uma estrutura de dados que utiliza diferentes formas de captura, gerenciamento de informações e análise de dados.
Na indústria, os dados considerados relevantes são: conexão (à rede industrial e sensores), cloud (nuvem/dados por demanda), cyber (modelo e memória), conteúdo, comunidade (compartilhamento das informações) e customização (personalização e valores).
Segurança
O aumento da segurança é um dos grandes desafios da quarta revolução industrial, e traz sistemas de informação mais seguros. Pois, a falha na comunicação entre máquinas ou mesmo possíveis travas no funcionamento dos sistemas automatizados causam grandes problemas à produção e resultam em atrasos.

Blockchain

A tecnologia que sustenta as moedas virtuais, o blockchain, é uma cadeia de registros compartilhada, composta por blocos conectados. Ele funciona, basicamente, como um “livro contábil”, que registra as transações e armazena as informações em diversos computadores, atuando de maneira descentralizada.
O blockchain abre a possibilidade da realização de transações seguras, confiáveis e transparentes. Ele é uma das novas tecnologias que buscam aumentar a eficiência e a lucratividade das empresas.
Em 2021, as instituições estão desenvolvendo o Blockchain para impedir a fraude na Internet e o vazamento de informações em uma escala muito alta. O Blockchain tem seu próprio lugar nas últimas tendências tecnológicas.

Computação em nuvem

Com a possibilidade que a computação em nuvem traz de acessar arquivos e executar diferentes tarefas pela internet, sem a necessidade de instalar aplicativos no computador, sistemas web ERP em nuvem, vem se tornando uma opção predefinida pelas empresas que buscam modernizar e otimizar os processos empresariais em 2021.

Em tempos de crise, como a atual, a tecnologia permite não apenas o acesso remoto, mas também a manutenção das atividades do seu negócio. Recentemente, a Infor anunciou o crescimento de 112% em soluções em nuvem neste ano e continuará com um crescimento em 2021.
Como vimos ao longo deste conteúdo, a automação industrial surgiu para revolucionar as atividades industriais, e seus serviços influenciam as linhas de produção diretamente.
Quer saber mais sobre esse e outros assuntos, acesse o blog da W3ERP.