O investimento em treinamentos corporativos pode trazer excelentes benefícios para as empresas. Conheça as vantagens e veja por onde começar.

Investir em treinamentos corporativos é o mesmo que apostar no desenvolvimento de equipes de trabalho e consequentemente no da empresa. A tendência é que colaboradores devidamente capacitados tenham maior facilidade para impulsionar o crescimento da organização de modo geral.

Em outras palavras, profissionais capacitados possuem maior produtividade e menor rotatividade. Isso, por sua vez, resulta em redução de custos e processos mais ágeis dentro da empresa. Além disso, treinamentos corporativos também podem contribuir para aumentar o grau de comprometimento e cooperação, gerando um clima organizacional agradável, perfeito para trabalhar em alta performance.

Enfim, é indiscutível que uma empresa repleta de funcionários qualificados, engajados e comprometidos alcança excelentes resultados. Entretanto, muitos gestores se sentem receosos na hora de investir em um treinamento corporativo como solução para capacitação de colaboradores.

Por isso, destacamos alguns dos principais benefícios de um treinamento corporativo e também as melhores alternativas para implementar este tipo de ação.
Aumento de produtividade

Treinamentos corporativos impactam diretamente na produtividade e nos resultados de uma empresa. Ao treinar uma equipe comercial compartilhando técnicas de venda, é possível aumentar o número de conversão de oportunidades, por exemplo. Dessa forma, em qualquer outro setor, é possível equipar os times com o conhecimento necessário para tornar as tarefas mais ágeis e precisas.
Uma cultura inovadora

Ao fomentar novos conhecimentos e descobertas, é possível gerar uma cultura inovadora dentro das equipes de trabalho. Afinal, a informação é a base da criação. Dessa forma, ao investir em treinamentos corporativos, você estará colaborando para que seus colaboradores tenham ideias e ações inovadoras, pensando em novas soluções e em novas oportunidades de otimizar o trabalho.

Ou seja, quanto mais capacitada e atualizada sua equipe estiver, maiores serão as chances dela trabalhar com ideias disruptivas, poderosas e criativas. Com dinâmicas, palestras, rodas de conversa, entre outras estratégias de aprendizagem, os treinamentos promovem encontros que favorecem o compartilhamento de ideias, o que poderia ser dificultado com uma rotina não educativa.
Redução de custos

Ao trabalhar no desenvolvimento e na qualificação do seu time de trabalho, é possível aumentar consideravelmente a produtividade e a eficiência na execução de muitas tarefas. Dessa forma, com equipes mais ágeis, é possível gerar economia em todos os processos operacionais, além de diminuir a rotatividade de funcionários e reduzir despesas com demissões e novas contratações. Podemos dizer que investir na melhoria contínua de seus colaboradores pode ser mais barato do que sempre buscar novas opções no mercado.
Trabalho em equipe

Sabemos que é praticamente impossível atingir os resultados esperados sem um bom trabalho em equipe, não é mesmo? Podemos pensar que se uma empresa é como um organismo vivo, os colaboradores e a interatividade entre eles são como os órgãos vitais. Ou seja, você não conseguirá expandir o seu negócio se seu time de funcionários não estiver engajado, comprometido e focado na causa.

No treinamento corporativo, esses profissionais podem ser instigados a pensarem de maneira coletiva, a compartilharem informações entre si, trocar experiências e falar sobre seus novos conhecimentos e expertises. Isso pode ser facilmente alimentado a partir de atividades práticas em grupo, dinâmicas, técnicas de gamificação, fóruns de discussão, entre outras alternativas.

Melhora a comunicação

Uma comunicação assertiva é fundamental para o crescimento de qualquer empresa. Muitos erros podem ocorrer por falhas internas no fluxo de informações. Um treinamento corporativo também pode ser usado para transformar a postura profissional dos colaboradores e prepará-los para se comunicarem de forma eficiente

Com isso, sua equipe poderá adquirir um repertório muito maior na hora de interagir com diferentes públicos e também garantir que os objetivos e processos da organização sejam entendidos e cumpridos por todos.

Enfim, investir em treinamentos corporativos é uma oportunidade para propor a troca de conhecimentos, além de conduzir os profissionais em constante diálogo em relação ao que ocorre no mercado.
Treinamentos corporativos a distância

Atualmente, todos os setores do mercado sofreram influências do impacto causado pela transformação digital. A implementação de novas tecnologias e softwares dentro das empresas possibilitou a otimização de muitas tarefas e facilitou a execução de projetos que anteriormente eram considerados como extremamente desafiadores.

Nesse contexto, novas opções surgiram para a otimização de treinamentos corporativos a distância. Se antes, muitos gestores tinham receio de treinar seus colaboradores sem o contato físico, agora podem explorar através da tecnologia novas possibilidades para o desenvolvimento eficaz e ágil das equipes.

Quer ver como isso acontece na prática? Continue a leitura.
Compartilhando conteúdo a distância

Para implementar treinamentos corporativos a distância que de fato sejam eficazes na estratégia de desenvolvimento da empresa, é fundamental ter um conteúdo rico em informações, dados, além de uma didática eficiente e atrativa, de forma que o profissional se mantenha interessado no que está sendo ensinado.
Vale lembrar que tanto em cursos presenciais quanto em treinamentos a distância, é preciso pensar nas competências que precisam ser aperfeiçoadas e garantir que o conteúdo disponibilizado esteja coerente com o resultado almejado.

Gamificação

A implementação de treinamentos corporativos a distância fortaleceu ainda mais métodos como a gamificação. Ou seja, a utilização de desafios, metas e interações que aplicam a lógica dos games para engajar os colaboradores. Isso aumenta consideravelmente o nível de participação e interesse dos alunos em relação ao curso.

Você pode usar bonificações e incentivos para gerar uma competitividade saudável entre a equipe. Isso pode motivá-los a se concentrarem nas atividades desenvolvidas no treinamento. Além disso, essa metodologia possibilita fortalecer conexões entre os profissionais, ensinando ações práticas como o trabalho em equipe e melhorando a comunicação, por exemplo.
Flexibilidade e interatividade

Se você está pensando em implementar treinamentos corporativos a distância, é possível ainda explorar as diversas possibilidades entregues por uma plataforma EAD, ou plataforma LMS. Muitos recursos tecnológicos, além de facilitarem todo o gerenciamento do curso a distância, otimizam a experiência dos colaboradores, aumentando o engajamento e a efetividade dos mesmos durante os processos de aprendizagem.

Isso é possível graças à flexibilidade e à interatividade garantida por essas plataformas, que possuem funcionalidades capazes de deixar o aprendizado mais ágil e dinâmico, assim como a gestão.

Com uma plataforma EAD, específica para treinamentos corporativos, além de contar com funcionalidades de gamificação, por exemplo, você pode disponibilizar o conteúdo do curso em diversos formatos, sejam vídeo, áudio, imagem ou ebook, e ainda viabilizar a interação dos usuários por meio de chats, fóruns, videoconferências e etc.

Além disso, os colaboradores poderão organizar suas próprias rotinas de estudo, afinal, uma plataforma digital pode ser acessada em qualquer lugar a partir de um dispositivo eletrônico.

Já pensou em como esses recursos podem ajudar sua estratégia? Por isso, se mantenha informado sobre as melhores soluções do mercado e sempre trabalhe na otimização de seus treinamentos.