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Bullying no trabalho: saiba como o endomarketing pode evitar

Bullying no trabalho saiba como o endomarketing pode evitar

Em nossa sociedade, nunca se falou tanto em saúde mental e bem-estar dos indivíduos. Nesse sentido, como a maioria das pessoas em idade adulta passa a maior parte do dia no ambiente organizacional, existem algumas práticas que prejudicam, e muito, o bem-estar corporativo. Dentre elas, está o bullying no trabalho.

O bullying é um fantasma que assola as pessoas mesmo desde a infância, seja pela cor da pele, peso, opção sexual ou qualquer outra característica física ou comportamental que a diferencia de um padrão que a sociedade considera “normal”. Assim, ocorrem violências verbais e até mesmo físicas pela pessoa que pratica o bullying, trazendo consequências negativas a longo prazo à vida do indivíduo que sofre a agressão.

Desse modo, quando o bullying ocorre no trabalho, o impacto é extremamente negativo para empresa e colaboradores. Algo que vamos explicar melhor neste artigo. Então, se você quer um clima e um ambiente organizacional saudável na sua empresa, livre de qualquer prática tóxica, como o bullying, continue a leitura e saiba como o endomarketing pode evitar que isso aconteça na sua equipe!

O que é o bullying no trabalho?

O bullying no ambiente organizacional se manifesta por meio de situações que excedem os limites de respeito ao colega de time, por exemplo, com piadas, brincadeiras de mau gosto com alguma característica física ou comportamental da pessoa e, até mesmo, em comentários negativos sobre o desempenho de suas funções

Mas ele também se manifesta na exclusão do profissional em projetos profissionais ou em momentos de lazer, como confraternizações, entre outras práticas.

Como uma das medidas de combate a essa prática, no ano de 2015, foi publicada a Lei nº 13.185/2015, que institui o Programa de Combate ao chamado “Bullying”. Mas a lei não fica somente restrita ao local onde mais se pratica o bullying, que são as escolas, ela se estende também ao ambiente de trabalho, à vizinhança e outros ambientes, como igrejas.

Desse modo, a lei considera os seguintes atos como bullying:

Ainda, as penas podem variar de acordo com o ato praticado e incluir até indenizações por danos morais, por exemplo. 


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Qual o impacto do bullying no ambiente de trabalho?

Na década de 80, o psiquiatra francês, Christophe Dejours, publicou uma teoria sobre a relação entre o trabalho e o sofrimento psíquico. Por meio de estudos na área de saúde mental, ele concluiu que é impossível separar o trabalhador do ser humano.

Logo, quando o colaborador sofre bullying no trabalho, as consequências negativas se estendem ao convívio com a sua família e amigos, por contribuir para o surgimento de doenças mentais, como depressão e até mesmo doenças físicas.

Um estudo realizado na Universidade de Copenhague, em 2018, com quase 80 mil trabalhadores, revelou que 8% a 13% dos entrevistados que disseram que sofreram bullying tiveram 1,59 vezes mais chances do que os outros participantes de desenvolver uma doença cardíaca ou ter um derrame.

A mesma pesquisa concluiu que, problemas relacionados ao coração aumentaram em 59% nos que foram vítimas de bullying, em comparação com os que não haviam sofrido tal agressão.

Ainda, quando o bullying acontece dentro do ambiente organizacional, ele tende a trazer desmotivação, absenteísmo e presenteísmo. Como consequência, há aumento do turnover, ocasionado pela baixa autoestima e tristeza profunda que a ação proporciona. 

Por fim, o bullying no trabalho pode projetar uma imagem negativa para a empresa no mercado e, até mesmo, trazer consequências no âmbito jurídico, como processos trabalhistas.

Como as ações de endomarketing podem evitar o bullying no trabalho?

As ações de endomarketing, também conhecido como marketing interno, são essenciais para conscientizar os colaboradores sobre condutas abusivas, incluindo o bullying no trabalho. 

Por meio de práticas, como campanhas internas, palestras, eventos — workshops, treinamentos — e até detalhes na infraestrutura do ambiente organizacional, por exemplo, adaptações para PCDs, é possível contribuir para a percepção que os colaboradores têm a respeito da cultura da empresa, ou seja, quais são os valores que ela prega.

Assim, trabalhando em conjunto com o setor de Recursos Humanos, a área de endomarketing consegue analisar o perfil comportamental dos colaboradores da equipe e entender quais as necessidades de cada um para que ninguém se sinta excluído ou ofendido dentro da empresa. 

Ainda, desse modo, o RH pode auxiliar com a aplicação de feedbacks construtivos, eliminando diretamente na fonte a prática de bullying no trabalho.

Logo, os colaboradores se sentirão valorizados como indivíduos, aumentando a melhoria do clima organizacional, da produtividade, o engajamento e, como consequência, os resultados acontecerão.

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