Se a comunicação é uma necessidade ou um problema em sua empresa, pois, os celulares corporativos podem ser a solução. Outrossim, o uso da telefonia como plataforma de contato com os seus colaboradores é uma forma eficiente de assegurar uma boa rotina de trabalho.

De fato, muitas pessoas, hoje em dia, estão permanentemente engajadas em atividades de trabalho fora do escritório. Às vezes, precisam responder e-mails corporativos de última hora, discutir planejamentos ou simplesmente o trabalho do dia seguinte.

Inegavelmente, a tecnologia dos smartphones facilita imensamente o contato entre os colaboradores na consecução dos seus trabalhos. Portanto, vamos conhecer melhor o que são os celulares corporativos e como devem ser implementados dentro da sua empresa?

1- O que são os celulares corporativos?

Os celulares corporativos, portanto, são os aparelhos exclusivamente dedicados às atividades laborais da empresa, disponibilizado a alguns setores ou a todos os colaboradores, conforme a demanda necessária de uma companhia.

Analogamente, os custos da compra do aparelho, da própria conta de celular e da assistência técnic a de celular é claro, são pagos pela própria empresa, via de regra. Contudo, exceção à regra, estão os casos onde a conta cedida pode ser utilizada, também, para outros fins que não os exclusivamente relacionados ao trabalho.

Contudo, ainda que a aquisição de celulares corporativos e o dispêndio mensal com contas possa parecer algo caro, pode ser extremamente vantajoso. Afinal, o acesso a um celular corporativo enseja acompanhamento direto da produtividade.

2- Outras vantagens da adesão aos celulares corporativos

O uso da telefonia corporativa pode ser uma opção interessante para uma empresa porque, ao providenciar os smartphones, a gerência escolhe o modelo e o sistema operacional que melhor serve às necessidades da empresa. Sobretudo, isso pode ser muito útil para quem trabalha com tecnologia da informação.

Principalmente, ao aderir aos celulares corporativos, você recebe um desconto substancial no valor das contas e da aquisição dos próprios aparelhos. Aliás, eis outra grande vantagem: você pode negociar agressivamente com lojas e operadoras os melhores valores possíveis que caibam no seu orçamento.

Se você trabalha diretamente contatando clientes e fornecedores, os celulares corporativos são itens de primeira necessidade. Sobretudo, tratam-se de ferramentas de trabalho indispensáveis para atingir metas de vendas e de ter, à palma da mão, contato direto com a clientela.

Acima de tudo, para quem trabalha com vendas, o uso dessa tecnologia permite que você acompanhe diretamente taxas de conversão e desempenho, fazendo eficientemente uma boa gestão de vendas e sabendo calcular o custo por cliente.

Além disso, a adesão a tal modelo de comunicação diminui custos com deslocamentos eventuais, e possibilita a troca de informação contínua com os colaboradores.

3- Negociação e aquisição de aparelhos e contas corporativas

De conformidade com o que dissemos acima, as operadoras de celulares corporativos brigam pelos clientes. Cada grupo de contas aderindo a um plano representa, pois, um ganho significativo para essas empresas.

Certamente, como reflexo da ampla concorrência do mercado, muitos planos de telefonia corporativa oferecem vantagens àqueles que aderem. Assim sendo, aparelhos por preços menores ou até mesmo cedidos gratuitamente, a depender do plano de voz e dados, podem ser ofertados pelas operadoras.

Portanto, ao dar esse importante passo para a sua empresa, é fundamental que você faça orçamento com muitas operadoras diferentes. Com toda a certeza, ao negociar a aquisição de um plano, você terá uma carta na manga: outra companhia pode estar oferecendo condições melhores.

Em outras palavras, existe a possibilidade de que operadoras melhorem as condições e reduzam substancialmente o custo da implementação de celulares corporativos em sua empresa, tornando a iniciativa mais economicamente viável do que o planejado!

4- Controle dos planos de celulares corporativos

Entretanto, antes de tomar qualquer atitude, analise quais são os tipos de aparelhos disponíveis e compare as suas funcionalidades.

Em primeiro lugar, ao implementar a tecnologia do uso dos celulares corporativos, você deve ter em mente que controles devem ser estabelecidos. Afinal, quando a tecnologia é utilizada da forma errada, os custos podem simplesmente eliminar suas vantagens financeiras.

Portanto, uma forma possível de mitigar qualquer dano é estabelecer cotas individuais para os celulares corporativos, com limites para uso de voz, mensagens e dados.

Ademais, é interessante que você estabeleça planos diferentes para cada setor que faça uso da tecnologia dos celulares corporativos. Enquanto alguns têm necessidade do uso intenso dos aparelhos para troca de informações, outros precisam utilizá-los com frequência muito menor.

5- Coisas a ter em mente na implementação

Em suma, o uso dos celulares corporativos traz muitos benefícios às empresas que adotam esta tecnologia, podendo inclusive cortar custos. Para outras, é uma tecnologia indispensável para a gestão de vendas e contato direto com os fornecedores.

Todavia, é fundamental que você implemente uma cultura de uso responsável dos aparelhos por parte dos seus colaboradores. Deste modo, a tendência é que os benefícios da adesão aos celulares corporativos sejam notáveis!

Artigo enviado pela Novo Smart