Se você tem o sonho de abrir sua própria indústria, seguindo todos os protocolos corretos para que saia tudo como planejado e com os melhores resultados possíveis, fique ligado neste artigo, pois daremos as melhores dicas para abrir sua mente, para que você saiba os primeiros passos para realizar seu sonho!

Primeiro de tudo é preciso elaborar o planejamento de seu negócio, definir as metas, a missão da indústria e depois resolver a parte burocrática da mesma.

Planejamento da indústria – como administrar uma indústria do zero?

Vamos começar falando sobre o planejamento da indústria, já que muitas pessoa tem uma visão muito fechada sobre a inauguração de uma empresa (nesse caso a indústria), como por exemplo não fazer o planejamento correto e pensar que a criação de um negócio consiste em passos simples de serem feitos, como alugar o ponto, dar início na papelada e já partir para as contratações e mão na massa. Não, não é bem assim! 

A falta de planejamento das empresas ou o péssimo planejamento, resulta no fracasso da empresa! Portanto, antes de começar a parte burocrática do seu negócio, faça um bom planejamento.

Elabore um planejamento financeiro, um bom modelo de negócio e uma boa missão para sua empresa. Saiba investir financeiramente!

Tenha certeza que a ideia do seu negócio é boa e lucrativa

É preciso conhecer o seu público-alvo para saber que serviços e/ou produtos vai oferecer para seus clientes.

Dessa forma, você não sairá no prejuízo, já que não vai estar perdido em seu próprio negócio.

Mas também não fique focado em apenas um ponto, busque sempre inovar, mantendo os clientes já existentes, mas buscando novos clientes sempre que possível.

Saiba também o local em que sua empresa se encontra instalada, é preciso ter um bom fluxo de mercado por perto para que a sua empresa possa obter lucro.

Planeje suas metas e os seus objetivos para a indústria.

Missão, visão e valor. Essas 3 palavras são muito importantes para ajudar no crescimento da indústria! 

A missão é o motivo de você ter feito todo o planejamento de sua indústria, o motivo de ter começado tudo. A visão é como você vê a sua indústria futuramente, como você deseja que ela esteja daqui uns anos. Já o valor, é o conceito de sua missão, é o valor que todo seu esforço tem para você!

As metas estabelecidas para sua indústria devem ser concretas e justas, não exagere, as metas precisam ser planejadas de acordo com o alcance de todos e devem crescer junto com o crescimento da empresa!

Também é preciso oferecer produtos com boa qualidade e garantia, assim, sua reputação tende a crescer e sua clientela aumentar!

As metas podem ser estabelecidas mensalmente, com foco em atingir a missão da indústria. Assim, os funcionários também estarão mais motivados a cumprir essa meta, junto de todos! 

Tenha focos online, saiba divulgar sua indústria pelos meios que a internet oferece

Com a chegada dessa pandemia, e com os meios de vendas disponíveis no mercado atual, a internet se torna um caminho de venda essencial para as indústrias! 

Crie um site para sua indústria, uma página no Facebook e Instagram (crie uma conta profissional), e impulsione anúncios.

Invista em setores de venda online, faça um WhatsApp (de preferência o WhatsApp Business, que já é um WhatsApp com suporte para vendas) para contato direto com os clientes.

Ofereça o SAC, dê todo o apoio necessário para conquistar novos clientes e manter os antigos de forma mais confortável possível.

Foque na divulgação, assim seus clientes também podem te ajudar na divulgação, compartilhando e indicando por livre arbítrio.

Tenha uma boa administração na área da produção

A parte de administrar a área de produção, atua dirigindo as matérias que vão para a fabricação.

Essa é uma tarefa fundamental, já que a principal função de uma indústria é lucrar, e para isso, é preciso de uma boa administração.

O foco da administração dessa área é tomar as decisões certas para a produção, que são as seguintes:

  • Avaliar quais serão as matérias utilizadas para a produção dos produtos;
  • O que a fábrica vai comprar e produzir;
  • A quantidade que ela vai produzir e comprar;
  • E quando a indústria vai produzir e comprar.

O responsável por essa área da produção é o gestor de produção, pois ele já tem experiência nas técnicas de fabricação desses produtos.

É essencial que esse colaborador saiba que ao finalizar os produtos, a qualidade deve estar em primeiro lugar, isso é a prioridade, já que determina a clientela de sua indústria.

Como administrar uma indústria do zero? Espero que agora você esteja entendendo um pouco mais sobre esse assunto e possa administrar sua indústria da melhor forma!

Este artigo foi escrito pela equipe do Oficinox.