O cenário no mercado distribuidor é de uma concorrência cada vez mais acirrada, onde cresce a necessidade das empresas de se reinventarem e investir em estratégias que possam aprimorar seus resultados, baseando-se na captação e análise das informações . 

Em outras palavras, é preciso adotar a inteligência comercial como alternativa para tomadas de decisões assertivas, seja para pequenos ou grandes distribuidores.  Se tornando um importante pilar para se consolidar, sem colocar em risco as operações.

Quer saber como a inteligência comercial contribui para aprimorar os resultados da sua distribuidora? Continue a leitura.

O que é a inteligência comercial 

Inteligência comercial também conhecida como Inteligência Competitiva ou Inteligência de Mercado é um conjunto de estratégias baseadas na captura e análise de informações para ajudar a melhorar o desempenho da empresa. Assim, a distribuidora conseguirá tomar decisões assertivas que vão efetivamente contribuir para alcançar seus objetivos.

Além disso, a inteligência comercial tem como função mapear os processos realizados no mercado competitivo, permitindo que o gestor monitore e verifique as operações comerciais, prevendo com antecedência as mudanças futuras, sem correr o risco de tomar decisões no escuro. 

A inteligência comercial normalmente faz parte dos setores de venda ou marketing, e tem ganhado cada vez mais forma com o aumento de distribuidoras que utilizam Big Data e Automação.

Qual a importância de investir em inteligência?

O alto nível de competitividade das distribuidoras e atacadistas exigem que os gestores busquem oportunidades e tendências para melhorar seus serviços e produtos, e se destacarem no mercado. Assim, adaptar- se à nova era da informação é um passo importante para o crescimento da empresa.

Quando nos referimos a inteligência comercial, estamos incluindo a necessidade do avanço tecnológico, ou seja, da utilização de ferramentas que contribuam para uma gestão eficiente e processos automatizados, como o ERP web. 

Dados levantados em Inteligência Comercial?

Apesar de ser vista apenas como um analista de desempenho ou mesmo como um observador dos concorrentes, a inteligência comercial vai muito além disso. Por isso, separamos algumas informações que o gestor poderá coletar dentro da ferramenta.

1 – Dados sobre as vendas realizadas, como:

  • Ticket Médio
  • Taxa de cancelamento
  • Conversão em vendas
  • Satisfação de clientes 

2 – Produtos ou serviços

  • Desempenho de venda de cada produto ou serviço
  • Satisfação dos clientes sobre aos produtos e serviços

3- Análise da concorrência

  • Principais concorrentes e suas características
  • Pontos fortes e fracos dos concorrentes
  • Preços e descontos praticados pelos concorrentes
  • Qual o posicionamento no mercado de cada um

ERP na inteligência comercial

O ERP (Enterprise Resource Planning) é uma ótima solução para quem deseja automatizar processos e uma ótima alternativa para desenvolver a inteligência comercial. Isso porque, é possível integrar a ferramenta ao CRM, e com isso, os processos. 

Além disso, é possível fazer a estimativa de ROI ao longo do processo de escopo do projeto. Controlando as informações financeiras e estratégicas, e garantindo melhor tomada de decisão e segurança de dados.

Como podemos ver, a inteligência comercial se consolida, como um conjunto de atividades estratégicas que evitam resultados poucos satisfatórios para as distribuidoras e buscam realizar relatórios que possam facilitar o trabalho de todos os colaboradores. 

Assim, as distribuidoras conseguiriam ter um processo de vendas ainda mais satisfatório com o refinamento de leads, angariando resultados para o crescimento empresarial e potencializando boas estratégias. 

Texto produzido por Márcio Silva CEO da W3ERP